Sutiãs para seios grandes; saiba como escolher e veja 30 modelos

Ponto a Ponto Ideia

Seios grandes são valorizados. Que o digam os números de implantes de silicone feitos por aqui - pesquisas mostram que próteses de 300 ml são as mais vendidas no Brasil. Naturais ou não, o fato é que mais volume pede mais sustentação.

E isso começa pelas alças que precisam ser mais largas. Não importa se os seios estão no lugar ou já trazem sinais de flacidez. O fato é que seios fartos pesam mais e alças finas podem deixar marcas nos ombros. Com o tempo, podem ficar até permanentes.

Fabricantes também apostam em peças grandes, que garantem cobertura total, incluindo menos cavas e decotes.

"A primeira coisa a levar em conta é o tamanho correto. Nada de escolher peças menores, achando que isso reduzirá os seios, pelo contrário, isso só enfatizará o que se está tentando deixar menor", diz Ana Claudia Teixeira, estilista da DelRio. E para isso o ideal é investir em itens que tenham um tamanho para as costas e outro para o bojo. O número das costas corresponde ao do manequim normal, já o do bojo é identificado pelas letras, começando no A e indo até o D ou DD, tamanhos 46 e 48, na maioria das marcas. A Liz possui peças com bojos F e G, para mulheres com seios que correspondem ao manequim 52.

Já os aros não são tão importantes, mas as costuras, sim. Elas conferem mais sustentação ao tecido e precisam estar presentes até nas laterais. "Outro detalhe interessante é observar o decote das costas. Se for em ‘U’, assegura que as laterais não ficarão subindo no decorrer do dia, o que pode comprometer a sustentação", ensina Ana Claudia.

É possível usar peças mais leves, de renda, por exemplo, prestando atenção à modelagem. "A escolha de um bom modelo também vai depender se a mulher tem gorduras localizadas na região, caso contrário poderá abusar um pouco mais, com modelo que proporciona uma área de cobertura de bojo maior, sem exigir tanto da estrutura. A peça sem bojo é uma excelente escolha, pois evita o acréscimo do volume que muitas vezes a espuma pode ocasionar", diz Renata Blonski, estilista da Recco Lingerie. O Terra coletou dicas com as principais marcas nacionais, fez uma seleção de modelos desenhados para mulheres de seios grandes e mostra os diferenciais de cada uma.