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SPFW: João Pimenta faz coleção para homens "reais"

Estilista apresentou coleção comercial para universo masculino

20 mar 2013 - 16h49
(atualizado às 17h59)
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Quem esperava uma coleção ousada e diferente para o universo masculino pode ter se decepcionado. Mas a intenção, ainda que com dor no coração do estilista João Pimenta, era essa mesma. Focar mais no comercial e mostrar suas roupas para um público, ainda que diferenciado, mas que precisa de camisas, ternos e blazers com cortes modernos. Foi assim o desfile do estilista, que já mostrou saias, túnicas e volumes retirados do universo feminino para seus homens na passarela.

Podem até dizer que ele tenha "encaretado". Sobreviver tentando ser ousado demais é complicado nesse momento. Por isso, como existem profissionais que precisam de terno e camisa, mas com uma atitude moderna, ele fez uma coleção mais enxuta no corte, bem ajustada ao corpo, mais curta, tanto nas calças quanto nos paletós, e com materiais mais comuns, como sarja, tricoline e jeans.

O diferencial aparece no corte, ainda preciso no quesito alfaiataria, nas misturas de materiais, como lã risca de giz com náilon, e em algumas peças utilitárias, como a calça de náilon com a barra presa, para andar de bicicleta. As estampas são inspiradas em desenhos indígenas e apareceram na primeira parte do desfile, em desenhos tribais, ramos e poás pretos em fundo branco, o que vai ao encontro da tendência gráfica do momento. 

<p>Desfile de João Pimenta trouxe modelo com peito nu e pintado</p>
Desfile de João Pimenta trouxe modelo com peito nu e pintado
Foto: Bruno Santos / Terra

Depois, os tons foram escurecendo, passando pelo jeans bem escuro e azul-marinho. Paletós sem lapelas, bordados que lembram a insígnias militares e navais, além de camisas com detalhes com canutilhos e paetês, em modelos mais ajustados ao corpo. Algum dourado e cetim também estiveram presentes, além de paletós com forro em cor contrastante, como o vermelho. E para não ficar uma apresentação tão longe do que se esperava, um dos modelos entrou com o peito nu, pintado com símbolos indígenas.   

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SPFW Verão 2014

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.

Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
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