PUBLICIDADE

Cor branca engorda? Saiba 8 mitos da moda plus size

Comprimento abaixo do joelho e nada de transparência fazem parte da lista de mitos

5 mar 2015 - 18h07
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AgNews

Se você não é magrinha e com tudo no lugar, bem-vinda à maioria. E, venhamos e convenhamos, não é preciso ter corpo de modelo para ser atraente e bonita. As mulheres plus size sabem bem disso, mas, muitas vezes, ficam com receio de se vestir ao esbarrar em alguns mitos, como “roupas largas favorecem as gordinhas”, “use somente preto ou cores escuras”, “esqueça peças brancas e com brilho”, “nem pense em apostar em estampas”. Para eliminar essas e outras dúvidas, o Terra reuniu dicas da stylist Marcia Jorge e da Renata Wilbert, da equipe de estilo da Posthaus.com. Confira:   

Siga Terra Diversão no Twitter

Roupas largas

Foto: Marcelo Brammer / AgNews

Um dos grandes mitos da moda plus size é achar que as gordinhas só podem usar roupas bem largas, até de numeração maior, o que não valoriza em nada a silhueta. “Uma produção completamente larga pode deixar o look desajeitado e, em vez de diminuir medidas, causar efeito contrário”, alertou Renata. Portanto, as peças devem sempre ter a numeração certa, como ressaltou a stylist Marcia.

Mas vale acrescentar que itens mais larguinhos não marcam o corpo e, por isso, realmente dão a impressão de medidas menores, segundo Renata. “Um vestido largo pode ser usado com um cinto marcando a cintura ou uma blusa mais larguinha com uma calça mais justa. O bom é buscar o equilíbrio entre os tamanhos das peças para montar um look harmonioso”, ensinou a stylist. Na foto, Fabiana Karla aposta em cintura marcada e saia evasê. Ponto para ela!

Roupas justas

Foto: Anderson Borde / AgNews

Ao contrário do que muitos pensam, roupas justas não devem ser abolidas do guarda-roupa. Tudo é uma questão de equilíbrio e bom senso, fugindo sempre de algo totalmente agarrado ao corpo. “O truque é optar por tecidos e cortes diferenciados Uma dica infalível é apostar em sobreposições. Um bom exemplo é usar um vestido mais justo com uma camisa jeans sobreposta”, recomendou Renata. A atriz Fabiana Karla investiu em vestido branco ajustado ao corpo com renda preta na lateral e faixa horizontal, ótimos recursos para desenhar a silhueta.

As partes justas devem ficar sempre nas regiões que merecem ser valorizadas e destacadas, e isso varia do corpo de cada uma, como ressaltou a stylist Marcia. “Saia lápis ou minissaia justa não fica bom, explode quadril, bumbum. Saias mais soltinhas ou em linha A são excelentes pedidas”, recomendou.

Comprimento

Foto: Marcello Sá Barretto / AgNews

Definitivamente, saias e vestidos plus size não precisam estar sempre abaixo do joelho. Muito pelo contrário. “Podem dar o efeito de pernas mais curtas. O comprimento mídi sempre pinta como tendência, mas nunca ganha uma grande legião de adeptas”, disse Marcia, que recomenda algo mais curto, na altura dos joelhos, como o da Preta Gil, até três dedos acima, ou longo. “A dica é usar tecidos que favoreçam o corpo. Saias um pouquinho mais justas e curtas combinam com blusas mais compridas e larguinhas, favorecendo a silhueta”, comentou Renata.

Brilho

Foto: Larry Busacca/Getty Images

Sim, o brilho aumenta visualmente e chama atenção, mas isso não significa que deve ficar de fora do figurino das gordinhas. Basta usá-lo com “sabedoria”, como alertou Marcia. Coloque-o em áreas do corpo com menos volume e que queira destacar. E não abuse. “Uma blusa com esses detalhes e uma calça lisa equilibram a produção”, lembrou Renata. Melissa McCarthy preferiu blusa lisa e saia com brilho.

Transparência

Foto: AgNews

Assim como o brilho, a transparência atrai os olhares. Por isso, em vez de cortá-la do seu dia a dia, use-a a seu favor. “Podem e devem ser opções para valorizar os pontos fortes do seu corpo. Nunca coloque uma roupa com transparência em alguma parte que você não curta”, recomendou Marcia. Uma sugestão da Renata é apostar no recurso em pequenos detalhes, em uma parte da blusa ou vestido, como no decote, por exemplo. “Para usar blusas com total transparência, a dica é usar uma blusinha básica da mesma cor por baixo”, completou Renata. Fabiana Karla deixou a transparência nas mangas, colo e barra do vestido.  

Roupa escura

Foto: Frederick M. Brown/Getty Images

Preto e outras cores escuras “emagrecem” visualmente e, por isso, devem compor todo visual das plus size. Certo? Errado! Cores claras também deixam os looks charmosos e elegantes. “O contraste de cores é um grande aliado para alongar a silhueta em sobreposições que criem linhas verticais no corpo. Por exemplo, um vestido claro usado sob um maxicardigã de cor escura”, ensinou a stylist Marcia. Na foto, Melissa McCarthy se saiu bem ao combinar branco e preto.

Roupa branca

Foto: Frazer Harrison/Getty Images

Outro erro é achar que as mulheres plus size não podem investir na moda do look todo branco, porque a cor amplia a silhueta. Estão liberadas para apostar nessa tendência elegante, como mostra Queen Latifah. As consultoras recomendam incluir um ponto focal, algo que chame atenção, como um colar longo, bolsa ou sapato de tom vibrante, bolsa com franjas longas.

Estampas

Foto: Frederick M. Brown/Getty Images

Não sabe que tipo de estampa valoriza o seu corpo e acaba vestindo só roupa lisa? Deixe esse medo de lado! Acrescente-a aos poucos, sempre prezando se sentir bem com a produção. “Estampas com fundo escuro e desenhos pequenos sempre dão certo e por isso é mais fácil começar nesse ponto”, ensinou Renata.

“Aquela boa e velha regra das estampas horizontais e verticais ainda impera. Não apenas para listras, vale também para as outras. Prefira as menores e em sentido vertical”, comentou Marcia. Tenha cuidado com padronagens arredondadas e saiba que as geométricas, como as do look de Queen Latifah, são uma boa pedida para alongar.

As estampas não precisam necessariamente estar em blusas e vestidos. “Calças estampadas estão em alta e, combinadas com blusas neutras, podem possibilitar que gordinhas abusem dessa moda”, ensinou Renata.

Franjas

Foto: Léo Franco e Thiago Duran / AgNews

As franjas são uma das tendências mais fortes do momento e não precisam ficar de fora do visual. É só fugir das roupas em que elas criam volume. “Opte por peças com franjas que alongam”, disse Marcia. Uma saia ou vestido fica ótimo com franjas na barra, como mostra Fabiana Karla. “Já uma com franjas em toda a sua extensão resulta em circunferência a mais de quadril”, explicou Marcia.

Dicas

Foto: Marcello Sá Barretto / AgNews

O decote é um detalhe fundamental. Os melhores são quadrado, V profundo e em V, como o da Preta Gil, que ajudam a alongar. Fuja do canoa, redondo, ombro a ombro e peças sem decote algum, sugeriu a stylist Marcia. Muito busto não harmoniza com golas altas e/ou volumosas. Esqueça também ombreiras.

Lenços, cachecóis e echarpes ficam mais interessantes quando jogados ou com um nó leve em vez de embolados no pescoço. “A ideia é sempre alongar”, ressaltou Marcia. Cintos médios ou finos ajudam a valorizar ou “criar” cintura, mas ou largos ou do tipo corselete não caem bem.

Aposte em bolsas médias, em vez de micro ou máxi. Como pulseiras e braceletes grandes podem evidenciar quadris largos, é melhor escolher modelos menores e mais fininhos.

Meia-calça estampada, de renda ou arrastão deixa a perna visualmente mais volumosa. “Se a ideia for parecer mais sequinha, meia preta opaca ou superopaca nunca deixam a desejar”, comentou Marcia. E cuidado com os tecidos estruturados, porque podem conferir volume extra.

Dicas para mulheres baixas Dicas para mulheres baixas

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade