0

Baú, satchel e hobo: conheça diferentes tipos de bolsa

11 out 2012
14h31
atualizado às 14h31
  • separator
  • comentários

Assim como as roupas, as bolsas também devem seguir uma linha que respeite o "dress code" dos eventos. Algumas são mais práticas e podem ser usadas no dia a dia, já outras pedem ocasiões mais formais. Além disso, é necessário entender qual modelo combina com seu estilo e, claro, com o seu corpo. Segundo Luciana Caram, consultora de moda e imagem, o tamanho da bolsa deve ser proporcional ao da mulher, assim como o tamanho das alças. "As baixas devem usar as mais curtas e as altas, o contrário. Para a noite, prefira as pequenas e, para o dia, as médias e grandes", disse. Segundo ela, as cores neutras são mais fáceis de combinar, mas, se optar por uma colorida e com detalhes, coordene-a com uma roupa mais discreta.

É necessário entender qual modelo combina com seu estilo
É necessário entender qual modelo combina com seu estilo
Foto: AgNews / The Grosby Group / Getty Images

Assim como as roupas, as bolsas também devem ser escolhidas de acordo com o estilo de cada mulher. "Tem quem prefira as clássicas, com modelagem mais rígida, e aquelas que preferem os modelos maleáveis, em couro mais macio ou tecido, e por aí vai", disse a consultora, acrescentando que a bolsa carteira é considerada o "pretinho básico" dos acessórios.

Para Carol Gama, stylist e consultora de moda, na hora de comprar uma bolsa, a mulher deve aliar estilo à utilidade. "A bolsa foi feita exatamente paradescomplicar o universo feminino e reunir em um único espaço tudo o que é mais importante para o dia a dia", explicou. "Uma boa dica na hora da compra é se perguntar para que, onde e como você pretende usá-la", acrescentou.

Segundo a stylist, a carteira e a clutch ainda são as mais inconvenientes do ponto de vista da praticidade. "Ninguém gosta de passar a noite toda tendo que segurar um objeto, né? Mesmo que ele seja um objeto-desejo. Por isso, recentemente, os designer criaram alças estratégicas para a mulher não abrir mão do estilo", finalizou.

Com a ajuda da também consultora de moda Ana Paula Lima, ao lado de Carol e Luciana, o Terra desvendou alguns modelos de bolsas. Veja quais são:

Clutch : é uma bolsa de mão pequena. "Ela é democrática: aparece em modelos estruturados ou mais maleáveis, mais minimalistas ou cheias de detalhes, como glitter, pedraria e outras aplicações", disse Ana Paula. A clutch pode ser usada até em casamentos e looks de festa e, dependendo do material, pode aparecer de dia, em ambientes e looks mais sociais.

Bolsa carteira : a carteira também é uma bolsa de mão e pode até ter uma alça que entra no pulso. "Ela é maior que a clutch e mais casual, mas não deixa de ser uma bolsa mais refinada", explicou Ana Paula. Ela é ideal para sair para jantar, aniversários e coquetéis. Fica bom com jeans com um blazer até um vestido coquetel.

Bolsa envelope : é retangular e pode ser de vários tamanhos, com uma aba-fecho no mesmo formato de um envelope. Pode ter alça ou não. Segundo Ana Paula, é ideal para eventos que pedem looks mais arrumadinhos, como um restaurante, barzinho, balada e até batizado. "Pode ser usada com um jeans com camisa de seda, shorts com blazer e até mesmo vestidos curtos", acrescentou.

Bolsa saco : tem o formato de um saquinho e pode ter a alça longa ou curta. "Ela pode ser carregada no ombro ou na mão e normalmente fecha na parte de cima com uma cordinha. É uma bolsa casual que deve ser usada no dia a dia para trabalhar ou para um passeio", destacou Ana Paula. "Pode ser usada com jeans, com calça alfaiataria e com vestidos casuais", acrescentou.

Bolsa à tiracolo : "esse é um modelo muito prático e útil, caso a mulher não queira ficar segurando nada. Seu tamanho varia desde o pequeno até o grande e faz com que essa bolsa seja interessante para momentos em que a peça não é um ponto chave na produção", disse Ana Paula. Elas podem aparecer em modelos quadrados ou arredondados, sempre com uma longa alça. Segundo a consultora, é ideal para viagens, shows ou para sair para dançar. "As maiores devem ser usadas com looks mais despojados e as pequenas podem ser usadas em looks casuais de noite."

Hobo : tem formato de meia-lua e geralmente alça única, muitas vezes ajustável, que permite carregá-la nas mãos ou apoiá-la no ombro. "Normalmente é maleável e não muito estruturada. Esse modelo é muito indicado para quem gosta de carregar pouca coisa. É uma bolsa que, dependendo do material e tamanho, vai do dia até a noite para looks casuais, trabalho e até eventos não muito sociais", explicou Ana Paula.

Tote : É uma bolsa de tamanho grande e estrutura reforçada, reta e com duas alças presas na parte central, também conhecida como shopping bag. Ela pode ser de lona, couro, plástico, camurça e de diversos tamanhos. "Existem modelos mais refinados e modelos mais simples, para ir ao mercado, por exemplo. Vai bem com looks casuais, no trabalho, almoços, passeios e fim de semana", destacou Ana Paula.

Baú : bolsa com formato arredondado, parecido com um baú, como o próprio nome diz. "Em geral, é feita com alças curtas para carregar na mão. É uma bolsa elegante e clássica, podendo ser usada com calças, vestidos, terninhos em ambientes de trabalho, reuniões, jantares casuais e aniversários", disse Ana Paula.

Satchel : é uma bolsa de ombro que se diferencia das outras por seu formato retangular e pelas alças duplas ou até triplas. "Pode ser carregada no ombro ou na mão, dependendo do tamanho da bolsa e da alça. Seus modelos costumam ser bem estruturados, de couro, camurça ou verniz. Essa é aquela bolsa de usar no dia a dia para trabalhar, ir em reuniões e almoços. Vai bem com looks de trabalho ou casuais de passeio", disse Ana Paula.

Mochila : tem duas alças para posicionar nos ombros e deixar os braços livres, mas, em geral, elas são mais finas e o fechamento na parte da frente é com zíper, fivela ou cordinhas. Os tamanhos variam. É uma bolsa útil para aqueles momentos em que você precisa de praticidade e braços livres, como em viagens ou passeios a pé. Deve ser usada com um look mais despojado, como jeans e camiseta, shorts e batinhas e outros looks casuais.

Bolsa carteiro : tem tamanho médio ou grande e se assemelha às bolsas de carteiros ou de fotógrafos. Possuem alça transversal longa e resistente. "São práticas para quem quer ficar com as mãos livres e precisa carregar vários itens. São casuais e devem ser usadas com esse tipo de roupa", explicou Ana Paula.

Dr. bag : "está super em alta nos últimos desfiles internacionais. Elas se assemelham às maletas de médicos de antigamente, são estruturadas, de tamanho médio, com uma ou duas alças curtas e fecho de metal", disse Ana Paula. "É uma bolsa classuda e elegante, podendo ser usada no trabalho, almoços, jantares, aniversários e reuniões, com looks mais elegantes, como terninhos, camisas, saias e vestidos", acrescentou.

Box : bolsa estruturada de tamanho médio, que se assemelha à uma caixa arredondada ou quadrada, com uma única alça longa. "Está muito em alta nas últimas estações. É indicada para usar de dia ou de noite com looks mais arrumadinhos, como vestidos, calças com jaquetas, camisas com saias, em baladas, jantares, festas e almoços com as amigas", finalizou.

Maxi bolsa : é uma das mais conhecidas entre as mulheres, principalmente por aquelas que carregam muitas coisas. Ela pode ter a alça longa ou curta e ser carregada no ombro ou na mão.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade