0
Logo do Desfiles
Foto: terra

Desfiles

Colírio! Marlon Teixeira e outros "tanquinhos" no SPFW

O top model desfilou na estreia de Murilo Lomas; Isabeli Fontana na Água de Coco e a volta de Amir Slama foram os destaques do dia

29 abr 2016
11h04
atualizado às 19h47
  • separator
  • comentários

O penúltimo dia da 41ª edição do São Paulo Fashion Week foi um colírio para os olhos de homens e mulheres. Não bastasse a presença do top Marlon Teixeira de sunga e roupão, mostrando o tanquinho na estreia de Murilo Lomas no evento, teve ainda Isabeli Fontana de biquíni para a Água de Coco. Mas voltando ao quesito homens, o retorno de Amir Slama trouxe não apenas a coleção feminina, inspirada em Carnavais antigos e Carmen Miranda. Exibiu ainda a linha masculina, criada em parceria com o personal trainer Rodrigo Sangion. Não foi um, mas pelo menos 20 homens sarados, alguns tatuados, que exibiram suas formas e seus músculos em sungas, calções e bermudas, algumas mínimas, outras transparentes na coleção que remete ao mundo fitness.

Com mais roupa, Murilo Lomas trouxe ainda Evandro Soldati, marido de Yasmin Brunet, Pablo Morais, que trabalhou em Velho Chico , Matheus Verdelho e vários outros modelos para ninguém botar defeito. Acha que parou por ai? Não. O dia contou ainda com o desfile masculino de João Pimenta, com modelos que até vinham de saias e vestidos, mas nem por isso perdiam a virilidade.

Do lado feminino, sensualidade também não faltou. Foram três desfiles de moda praia, que de recato não têm nada. Maiôs cavados e decotados e transparências pontuaram as coleções. Além de Isabeli Fontana, Aline Weber e Gracie Carvalho também exibiram suas formas, assim como Vivi Orth, a próxima capa da revista Playboy . Sem biquíni, mas com roupa, Celina Locks foi uma das duas modelos contratadas por Patricia Viera para exibir suas “caliente” coleção inspirada em Cuba. Gloria Coelho trabalhou assimetrias e Helô Rocha apostou em vestidos transparentes para criar suas Marias Bonitas vindas do sertão nordestino.

Sensualidade cubana

O dia começou com a apresentação de Patricia Viera. Com apenas duas modelos, uma delas Celina Locks, namorada de Ronaldo Fenômeno, a expert em couros se inspirou na nostalgia e na sensualidade de Cuba para compor sua coleção, mostrada na casa da banqueteira Maria Alice Solimene.

Celina Locks com vestido de flores verdes de Patricia Viera, que quis mostrar a sensualidade da mulher cubana
Celina Locks com vestido de flores verdes de Patricia Viera, que quis mostrar a sensualidade da mulher cubana
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

O modelo com aplicações de folhas verdes sobre tule valorizava as curvas da loira, com sensualidade e muita pele à mostra. Em outro, uma saia armada com faixas transparentes era usada sobre body preto. A estilista trabalhou com flores esculpidas em couro. Tudo para mostrar o lado exótico da ilha de Fidel Castro, com sua “mulher quente, exuberante e ousada, embalada pelo ritmo da salsa e o clima encantador do mar caribenho”, segundo o material de divulgação.

Mar de assimetria

Gloria Coelho apresentou no palco do auditório da Faculdade Belas Artes, na Vila Mariana, em São Paulo, uma coleção batizada de O Jardim No Mar Assimétrico . Ou seja, praticamente todas as peças tinham algo de assimetria: blusas, casacos, saias, vestidos. Pensada para uma garota punk-rock, a coleção trouxe muitos looks feitos com tiras elásticas não costuradas por inteiro, deixando trechos da pele à vista. Das calças compridas com duas texturas, uma na altura do bumbum e outra nas pernas, às roupas de festa, com brilhos e xales de gazar desfiados, Gloria Coelho brinca com e sobreposições e desconstruções, sempre com seu estilo casual chique.

Gloria Coelho apresentou sua coleção no palco da Faculdade de Belas Artes
Gloria Coelho apresentou sua coleção no palco da Faculdade de Belas Artes
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Guerreiras amazônicas

Isabeli Fontana e Aline Weber capitanearam um time de guerreiras mitológicas da Amazônia na passarela da grife Água de Coco por Liana Thomaz. A marca de moda praia, que veste celebridades como Cláudia Leitte, armou uma oca de onde saiam as beldades com seus maiôs, biquínis e peças sensuais para serem usados também fora das águas. A estilista se inspirou na região que abrange três países: Brasil, Peru e Bolívia.

Isabeli Fontana abre o desfile da grife Água de Coco
Isabeli Fontana abre o desfile da grife Água de Coco
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Como parte de seu DNA, são criações ricamente confeccionadas e que traduzem tanto a fauna quanto a flora desses lugares, num mix de texturas e culturas. Para isso, as peças apresentam bordados e babados, texturas de palha, tapeçaria de flores, brilhos, canutilhos coloridos, estampas de folhagem e franjas.

Uniforme e paraolímpicos

João Pimenta levou quatro atletas da equipe brasileira de paratletismo para abrir seu desfile, que teve música ao vivo da Orquestra Plástica Neojiba, da Bahia. Silvânia Costa, Mateus Evangelista, Claudiney Santos e Elizabeth Rodrigues entraram na passarela com roupas da nova coleção do estilista. A inspiração veio dos uniformes militares, que receberam o toque pessoal do estilista, com peças que transcendem gêneros.

Inspiração militar, casacos, saias e vestidos desfilaram na coleção de João PImenta
Inspiração militar, casacos, saias e vestidos desfilaram na coleção de João PImenta
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

A tradicional alfaiataria do estilista mais uma vez apareceu não só em calças e paletós, mas também em saias, túnicas e vestidos, em sobreposições variadas. Para compor a coleção, João Pimenta usou algodão que nasce naturalmente colorido, usado nas peças de alfaiataria, moletom e malhas.

Miami é aqui

Outra grife de moda praia que se apresentou no penúltimo dia do evento foi a carioca Salinas, com uma coleção alegre, colorida e cheia de bossa inspirada em Miami. Com Gracie Carvalho, que faz parte do time de modelo da Victoria´s Secret, em participação exclusiva para a grife, Jacqueline de Biase fez uma coleção iluminada, com cores vibrantes, misturadas nas estampas que refletem a arquitetura e o movimento artsy da cidade. Decotes e cavas profundas dos maiôs e biquínis eram complementados com maxi brincos art-decô, chapéus e chinelos de plástico usado com meias. Vestidos amplos e super estampados, jaquetas bombers e bermudas esportivas complementavam a coleção, que teve o patrocínio do Estado da Flórida.

Gracie Carvalho desfilou com exclusividade para a grife carioca Salinas
Gracie Carvalho desfilou com exclusividade para a grife carioca Salinas
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Colírio

A estreia de Murilo Lomas no calendário de moda brasileiro deu o que falar. O também arquiteto e designer de interiores resolveu levar um casting estrelado de modelos para apresentar sua moda masculina chique, que vai do esportivo ao social de forma despretensiosa, mas elegante. O modelo Marlon Teixeira, único brasileiro na lista de 2015 dos 25 modelos mais bonitos do mundo pelo site Style.com , desfilou com exclusividade para a marca. Abriu o desfile com uma sunga e um roupão de banho brancos, deixando o tanquinho à mostra, para delírio da plateia. E fechou com um terno preto e camisa branca de shape relaxado.

Marlon Teixeira abriu o desfile de Murilo Lomas com sunga e roupão branco
Marlon Teixeira abriu o desfile de Murilo Lomas com sunga e roupão branco
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Evandro Soldati, marido de Yasmin Brunet; Pablo Morais, que fez o papel de Cícero em Velho Chico ; e Matheus Verdelho fizeram parte do time de belos da coleção criada por Lomas. Estampas em cores como laranja e marsala, jaquetas de couro, camisas e calças mais soltas fazem parte do time de peças que aponta para um lifestyle relax, proposto por Lomas, que no final puxou para a passarela seu marido, o arquiteto Sig Bergamin.

O retorno

Amir Slama, que voltou a se apresentar no SPFW após muitos anos de ausência, também reservou seu momento colírio para o público que lotou a sala. Fez dois desfiles em um, mostrando a linha feminina e a masculina separadamente. Na feminina, camisas brancas desconstruídas, biquínis com ráfia, tops com mangas amplas e longas, decotes ombro a ombro, biquínis de crochês, babadinhos e brilhos pontuaram a coleção, batizada de Carnaval of Love .

Amir Slama retorna ao SPFW com coleção inspirada em Carmen Miranda e Carnavais antigos
Amir Slama retorna ao SPFW com coleção inspirada em Carmen Miranda e Carnavais antigos
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Depois, a surpresa. Quando se pensava que o desfile havia terminado, eis que surge uma leva de garotos sarados em trajes sumários. Em parceira com o personal trainer Rodrigo Sangion, que também desfilou, o estilista apresentou sua coleção masculina. A ideia, segundo Amir, foi preparar uma linha para os homens ligados ao mundo fitness, que prezam o bem-estar e a saúde. E que saúde. Foi uma procissão de tanquinhos que arrancavam “Uis!” e “Nossa!” da plateia.

Na linha masculina, Amir Slama trouxe modelos sarados
Na linha masculina, Amir Slama trouxe modelos sarados
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Sertão

Helô Rocha foi a última a se apresentar na noite da quinta-feira (28), quase uma hora e meia após o horário previsto, 21h. Isso por conta dos atrasos em cascata dos demais desfiles que complica a preparação dos modelos entre eles. Em determinado momento, o público começou a bater palma com as luzes da sala já apagada. Coincidência ou não, a apresentação começou em seguida, com um sanfoneiro entoando canções do Nordeste. O cangaço serviu de inspiração à estilista, que trouxe vestidos fluidos em organza, com muitos babados, aplicações de tachas, enfeites e penduricalhos.

Transparências e longos fluidos marcaram presença no desfile de Helô Rocha
Transparências e longos fluidos marcaram presença no desfile de Helô Rocha
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Em tons suaves, como pele, off-white e azul, os looks eram compostos com body chain (correntes de vestir) e bolsas feitas de malha de metal, que serviam também como decoração da peças. Delicadas e mais clean que a coleção passada, algumas peças ainda pecavam pelo excesso de babados verticais.

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade