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Cachês de modelo vão de R$ 300 a mais de R$ 100 mil por desfile

A média é de R$ 4 mil por apresentação no Fashion Rio. Se a profissional participar de todas as grifes, faturamento pode chegar a R$ 100 mil

18 abr 2013 - 09h26
(atualizado às 09h28)
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A carreira pode ser curta, obrigar a morar em outros países longe da família e exigir privações para manter a boa forma, porém, a recompensa é melhor do que em uma lista considerável de profissões. De acordo com as modelos entrevistadas pelo Terra, uma modelo iniciante ganha, em média, R$ 600 por desfile em uma semana de moda como Fashion Rio e SPFW. As com alguma experiência conseguem comprar até mesmo um carro com o salário de uma semana de trabalho. 

Segundo informações de agentes de modelo, a média de cachê é R$ 4 mil por desfile, mas chega a R$ 10 mil para uma top conhecida no mercado internacional. Se for famosa, o valor pode ser desde R$ 100 mil até mais de R$ 1 milhão. O relações públicas da Ford Models, Márcio Garcês, explicou que não dá para estipular um valor fechado, pois existem muitas variáveis. “As que estão começando ganham entre R$ 300 e R$ 600, mas o pagamento pode ser feito em permuta de roupa, o cachê pode triplicar se tiver exclusividade para marca, tudo depende”, disse ele. “Uma Raquel Zimmermann pode ser mais de R$ 100 mil, por exemplo”, completou.

A modelo Daniela Braga, que está desfilando no Fashion Rio, não reclama de falta de dinheiro. Com os cachês, diz que consegue manter uma “vida boa” e viajar quando tem vontade, sem apertar o orçamento. “Com uma semana de moda consigo comprar um carro, um Fox”, contou. Segundo ela, uma new face poderia mudar o guarda-roupa com os cachês dos desfiles. “Não existe padrão, varia muito”, reforçou. O mínimo, de acordo com Tamirys Braz, para quem está começando é R$ 300 por desfile.

“Dá para ficar rica, é só ter cabeça e alguém para ajudar a administrar”, disse Ana Carla Vanini. Ela contou que os trabalhos com remuneração mais alta são as campanhas publicitárias. “Uma new face ganha mais ou menos R$ 600 por desfile em uma semana de moda. Para fazer campanha é de R$ 5 mil em diante, se for marca grande. Às vezes, uma campanha paga R$ 20 mil, tudo depende”, contou. Alexia Bellini apontou o mesmo valor de cachê para as novas modelos. Ela disse que os trabalhos comerciais são os melhores, pelo ponto de vista financeiro. A modelo contou também que os editoriais para revista não costumam pagar nada.

Modelos contam que rotina da profissão não é só glamour:

Indira Carvalho conseguiu independência financeira com a carreira no mercado da moda. “Dá para viver com conforto, moro no Itaim Bibi, pago minhas contas, dá para ganhar legal”, disse ela. No começo, o cachê para desfile, segundo ela, fica em torno de R$ 600. Mas, depois de fazer algumas temporadas, o valor chega a R$ 5 mil ou mais. Assim como as outras entrevistadas, ela também apontou a publicidade como principal fonte de renda.

O desfile é uma vitrine para conseguir bons trabalhos, explicou Mariana Coldebella. Porém, segundo ela, é preciso ter disciplina, esforço e fazer um pé-de-meia. A agência costuma instruir as modelos, antes de uma temporada, sobre comportamento, administração financeira e como construir uma carreira de sucesso. “Ser modelo acontece em duas etapas: primeiro são os desfiles e editoriais de revista para colocar a pessoa na mídia e depois é que vêm as campanhas", disse.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/infograficos/fashion-rio-n1/iframe.htm" data-cke-908-href="http://moda.terra.com.br/infograficos/fashion-rio-n1/iframe.htm">veja o infográfico</a>

De "new face" para "new top"

De acordo com o relações publicas da agência de modelos Joy, Thiago Bunduky, a vida profissional das futuras tops começa quando elas têm, em média, 16 anos. "Elas chegam de cidades do interior e passam por uma preparação para o mercado", contou. Garcês explicou que o papel da agência é ensinar postura, arrumar cabelo, pele e estilo da jovem antes dos primeiros trabalhos. “Elas chegam totalmente puras, precisamos moldá-las”, disse. Nesta etapa, elas são consideradas “new face”. 

Depois de trabalhos pequenos em mercados com menos peso no mundo da moda, como Chile, México e África do Sul, elas passam para as semanas de moda mais cobiçadas pelas modelos: Nova York, Paris e Milão, e ficam conhecidas como “new top”. No Fashion Rio, Bunduky estima que 40% das modelos já tenham reconhecimento no mercado fashion. Para alcançar o objetivo, ele acredita que o mais importante é o preparo no início da carreira, para satisfazer as necessidades de grifes renomadas. “O tempo em que vira top não dá para prever, a gente faz uma programação, mas depende da modelo”, completou. 

Nomes de peso na passarela

Pagar R$ 4 mil para uma modelo experiente ou R$ 10 mil para uma famosa, em vez de contratar seis ou 16 novas profissionais, é sempre um ponto bastante analisado pelas grifes. Sharon Azulay, que assumiu a marca Blue Man no último ano, contou que ter uma top famosa no desfile é garantir “mídia espontânea”. “No ano passado a gente teve a Lea T., ela desfilar é estar na capa do Daily Mail, de veículos nacionais e internacionais”, disse ela. 

Segundo agentes de moda, um ator norte-americano pode ganhar mais de R$ 200 mil para desfilar na semana de moda carioca. No entanto, ele agrega valor tanto ao evento, quanto à coleção que será vista com mais identificação dos fãs daquele famoso. “Vale a pena dependendo do que você quer causar. Sem dúvida dá mais visibilidade, mas tem que escolher algo para investir, se é um famoso, o espaço ou atração especial”, disse. 

Fashion Rio Verão 2014

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do Fashion Rio, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 15 e 19, os desfiles serão transmitidos direto da Marina da Glória, na capital fluminense, pela parceria entre o Terra e FFW. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi. 

Nesta temporada de verão, o Fashion Rio conta com os desfiles de 25 grifes, entre elas Blue Man, TNG e Herchcovitch. Esta edição do evento marca de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira.

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Fonte: Terra
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