A American Apparel causou polêmica recentemente ao divulgar um anúncio em que uma modelo de Bangladesh aparece com os seios à mostra. A estrela da campanha, Maks, tem 22 anos, mas mora na Califórnia desde os 4 anos, e é ex-adepta do Islã. O anúncio causou desconforto entre os mais tradicionais por associar uma modelo seminua ao país em que a religião é predominante e a nudez é reprovada
Foto: Reprodução
Também em 2014, a grife americana Wren causou furor na internet ao divulgar um vídeo que mostra o primeiro beijo entre estranhos. No entanto, logo foi revelado que muitos dos participantes são atores ou artistas habituados com as câmeras, como a cantora Nicole Simone e o vocalista da banda OK Go, Damian Kulash. Mesmo assim, o vídeo, que foi visto mais de 25 milhões em menos de uma semana e faz parte da campanha da coleção de outono da Wren, se transformou em um viral e ganhou até paródias
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Neste ano, a grife American Eagle lançou a coleção de lingeries aerie e usou fotos de modelos sem retoque para a campanha, a fim de valorizar a beleza real
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O objetivo da American Eagle é fazer com que o público alvo da linha, meninas com idades entre 15 e 21 anos, não persigam padrões de beleza falsos e que não condizem com a realidade
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Em outubro de 2013, a marca de bolsas e sapatos Courofino gerou revolta nas redes sociais após a divulgação da campanha de Dia das Crianças, em que uma menina aparece maquiada e em poses que foram consideradas sexy demais
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Em 2012, a Harvey Nichols exagerou na hora de divulgar sua liquidação e acabou gerando polêmica. Nas imagens usadas pela grife, os modelos aparecem com peças molhadas, como se tivessem urinado em si mesmos por conta da animação. O slogan da campanha era tente conter a empolgação
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A Miu Miu teve uma campanha censurada no Reino Unido, em 2011, por conta de uma imagem considerada irresponsável. Na foto, a atriz Hailee Steinfeld, na época com 15 anos, aparecia sozinha sentada sobre os trilhos do trem
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Em 2011, Dakota Fanning foi a estrela da campanha de Marc Jacobs para a fragrância Oh, Lola! e se tornou alvo de polêmica. Em uma das fotos publicitárias do produto, a atriz, na época com 17 anos, aparecia segurando a embalagem do perfume entre as pernas, o que foi considerado inapropriado
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Beyoncé e a LOreal foram as protagonistas de uma polêmica campanha em 2008: a marca foi acusada de ter clareado a pele da cantora, que aparecia com fios loiros no anúncio
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Tom Ford é conhecido pelas campanhas polêmicas e com forte apelo sexual. No entanto, em 2007, o estilista surpreendeu com a campanha da fragrância Tom Ford for Men
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Os anúncios do perfume de Tom Ford traziam a embalagem do produto entre os seios e pernas de uma modelo
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Em 2007, o anúncio da Dolce & Gabbana não foi bem recebido e acabou retirado de circulação. A campanha, que trazia uma modelo rendida entre vários homens, foi acusada de fazer apologia ao estupro
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A Gucci causou certo choque em 2004, quando veiculou uma campanha que mostrava os pelos pubianos da modelo Carmen Kass depilados no formato de um G, uma das marcas visuais da grife
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Em 2002, a marca Sisley não agradou muitos ao usar uma imagem em que duas modelos parecem estar usando cocaína. A expressão de uma delas e um saquinho plástico com um suspeito pó branco apenas reforçam as suposições
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Em 1992, Kate Moss estrelou uma de suas primeiras campanhas para a Calvin Klein e já causou polêmica. A top, na época com apenas 17 anos, posou apena de calcinha e abraçada ao ator sensação do momento, Mark Wahlberg
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Outra foto, em que Kate aparece no colo de Wahlberg e apenas de calça jeans, também não agradou a maioria
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As marcas de moda e beleza capricham em suas campanhas publicitárias e, para atrair a atenção, não têm medo de causar polêmicas. Recentemente, a grife American Apparel, que já é conhecida pelas campanhas provocativas, convocou Maks, uma modelo de Bangladesh e ex-adepta do Islã, para posar para a marca. A foto, que traz Maks com os seios à mostra, não agradou aos mais tradicionais por associar uma mulher seminua ao país.
Já a grife americana Wren chamou a atenção com um vídeo que mostra o primeiro beijo entre estranhos e faz parte da campanha da coleção de outono da marca. Logo foi revelado que os participantes são atores ou artistas já acostumados com as câmeras, mas o vídeo já havia se transformado em viral e contabilizado mais de 25 milhões de visualizações em menos de uma semana.
No entanto, enquanto algumas grifes se esforçam para criar materiais que atraiam todos os olhares, outras acabam gerando polêmica sem querer. Em 2008, por exemplo, a L’Oreal foi acusada de clarear a pele da cantora Beyoncé em um anúncio. Já a Miu Miu teve uma campanha considerada irresponsável em 2011, por trazer a atriz Hailee Steinfeld, na época com 15 anos, sentada sozinha sobre os trilhos do trem. Veja, na galeria, estas e outras campanhas polêmicas.
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