PUBLICIDADE

Wayfarer e retrô: conheça os diferentes modelos de óculos de sol

22 out 2012 - 17h08
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Em algumas ocasiões, os acessórios são os grandes responsáveis por arrematar o visual, já que uma roupa mais básica pede um detalhe mais elaborado. Os óculos de sol são perfeitos para essa proposta e modelos não faltam: é possível perder horas escolhendo algum que combine tanto com o estilo quanto com o formato do rosto e é também uma forma de seguir as tendências apontadas pelo universo fashion. Para a historiadora, consultora e professora de moda Fernanda Junqueira, os óculos, juntamente com perfumaria e cosméticos, representam uma espécie de carro-chefe das grandes grifes. “São peças fundamentais para a economia dos grandes conglomerados de moda", detalhou.

Os óculos de sol podem complementar um visual mais básico
Os óculos de sol podem complementar um visual mais básico
Foto: Getty Images

A consultora ainda ressaltou que as passarelas de grandes marcas internacionais mostram uma forte tendência para o minimalismo, mas que os acessórios continuam no caminho do maxi. Os óculos são responsáveis por trazer informações que podem não estar mais nas roupas, como cores e combinação de estampas, por exemplo. "Acredito que algumas tendências continuarão em voga nesse próximo verão, como a combinação de estampas e cores, lentes espelhadas, releituras de óculos antigos – modelos retrô -, uso de diferentes materiais, criando uma espécie de textura", acrescentou. 

Quando decidir o modelo de óculos, não esqueça de verificar se as lentes têm proteção contra os raios de sol e lembre-se que ele também é uma peça importante para a composição do estilo e, principalmente, uma ferramenta de comunicação. Para a consultora de imagem Milla Mathias, a peça que toda mulher "tem que ter" é uma com armação de metal e lentes mais escuras. "A cor das lentes segue uma tendência há vários anos. Antigamente eram coloridas e espelhadas. Hoje, temos as mais claras, translúcidas e as mais escuras", detalhou.

A consultora de moda e personal shopper Danielle Lamarca, ao lado de Milla e Fernanda, explicaram ao Terra a diferença entre os mais famosos modelos de óculos de sol. Veja:

Wayfarer: tem toque retrô, muito usado nos anos 1960, mas que foi repaginado em versões coloridas e é muito usado por jovens. "Pode transitar do universo rock 'n'roll ao romântico", disse Danielle. Combina com rostos redondos ou ovais.

Gatinho: "foi popularizado em Hollywood, principalmente com a personagem de Audrey Hepburn em Cinderela em Paris, na década de 1950", disse Fernanda. Para Danielle, eles voltaram repaginados, mais modernos e com armações coloridas e lentes espelhadas.

Clubmaster: É uma versão do Wayfarer, da Ray-Ban, porém com a armação de metal na parte inferior. O modelo serve tanto para o público masculino quanto para o feminino.

Vintage: são os modelos retrô, mas que seguem exatamente o estilo e os adornos daqueles de anos atrás. "Perfeito para os descolados e amantes dos brechós", disse Danielle.

Aviador: segundo Fernanda, o modelo da Ray-Ban foi popularizado na Segunda Guerra Mundial pelos pilotos da Força Aérea dos EUA. "Este é o modelo clássico, preferência de homens e mulheres que gostam do estilo elegante e casual", disse Danielle.

Caçador: é semelhante ao aviador, mas apresenta um reforço na haste que une as lentes. É usado por quem gosta do estilo moderninho. O modelo também foi lançado pela Ray-Ban com o nome de Outdoorsman.

Oversized: o nome serve para todos aqueles modelos que são muito grandes. Para Danielle, hoje ele tem o ar fashion e virou febre. "Mas cuidado, pois não fica bem para quem tem o rosto muito delicado", acrescentou. Atualmente, o modelo 3480, de Rick Owens, é um dos queridinhos de algumas famosas.

Retrô: se assemelha ao vintage, mas tem alguns traços mais modernos. "O design é inspirado em óculos dos anos 50 e 60, mas repaginados para os tempos atuais. Esse modelo é utilizado pelos mais descolados e até pelos que seguem o estilo geek", disse Danielle.

Coração: como o próprio nome diz, a armação tem formato de coração. "Perfeito para quem gosta de brincar com o visual", acrescentou Danielle.

Espelhado: qualquer modelo com lente de efeito espelho, que está super em alta. "Indicado para quem gosta de ousar. Foram vistos em desfiles internacionais e já chegaram ao Brasil", disse Danielle.

Redondo: o modelo vem dos anos 1970 e, atualmente, passa a informação de um estilo hippie-chic. Eles podem ser de vários tamanhos e compor dos looks mais românticos até os mais casuais.

Quadrado: como o próprio nome diz, sua armação tem laterais retas. "Fica super bem em rostos redondos e é ainda mais charmoso se aparecer em modelos maxi”, disse Danielle.

Folding glass: estilo dobrável que ficou famoso no modelo 714, da Persol. O tipo foi criado no século passado especialmente para esportistas, já que ficava firme no rosto. Atualmente, várias marcas desenvolveram modelos parecidos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade