PUBLICIDADE

SPFW tem Gisele Bündchen, tops internacionais e estreias

A 37ª edição da semana de moda de São Paulo conta com modelos renomadas, estreias e homenagens. Saiba o que esperar da temporada verão 2014-2015 do evento

31 mar 2014 - 09h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em outubro de 2013, Gisele Bündchen retornou às passarelas brasileiras pela Colcci</p>
Em outubro de 2013, Gisele Bündchen retornou às passarelas brasileiras pela Colcci
Foto: Bruno Santos / Terra

A 37ª edição do SPFW começa nesta segunda-feira (31), mais robusta do que as últimas edições, quando as datas foram ajustadas. O mesmo não se pode falar do Fashion Rio, que terá apenas 17 desfiles. Em São Paulo, serão 34 grifes, incluindo as apresentações especiais da Melissa e da Lilica Ripilica. Sete dos desfiles acontecem fora das tendas montadas no Parque Cândido Portinari, na Zona Oeste de São Paulo, ao lado do Parque Villa-Lobos, onde foi a última edição, com 26 desfiles.

O tema deste ano é Moda e Arte e, por isso, o evento contará com a exposição de fotografia de 10 artistas, com curadoria de Eder Chiodetto. O público será recepcionado por um painel de 875 m² com imagens da artista Ana Almeida. A diminuição das marcas do Fashion Rio de verão coincide com o anúncio do diretor do evento, Paulo Borges, feito neste domingo à Folha de São Paulo, de que não haverá mais desfiles de inverno no Rio. Segundo declarou ao jornal paulista: “a iconografia carioca não combina com inverno e havia uma desistência das marcas em participar. Melhor, prefiro falar em ausência, não em desistência”, completou, ao revelar que vai criar a edição alto-verãon que, na verdade, é uma coleção intermediária, já praticada por muitas marcas também internacionais, chamada “resort” ou “cruise”.

O fato é que muitas grifes tradicionais da semana carioca, como Coven, Andrea Marques e Blue Man, além das paulistas Iodice e Herchcovitch (linha mais acessível do estilista paulista), que estrearam há pouco nas passarelas cariocas, já vão pular a edição de verão também. Já a Osklen se apresentará em São Paulo e lançará a linha praia nas passarelas cariocas. Paulo Borges assumiu a direção do Fashion Rio em 2009, quando a Luminosidade, que pertence à InBrands (dona da Ellus e da grife Alexandre Herchcovitch) comprou os direitos da semana carioca, até então dirigida por Eloísa Simão, criadora do evento.

Na época, Paulo Borges já havia cogitado a hipótese de o Rio ficar apenas com os desfiles de verão e de moda praia, mas houve resistência de algumas grifes de migrar para as passarelas cariocas, como Água de Coco por Liana Thomaz e Adriana Degreas, que desfilam em São Paulo. A Cia Marítima, que se apresentava na capital paulista, chegou a desfilar no Rio, mas agora lança sua coleção separadamente, em datas mais próximas à chegada das roupas nas lojas.

<p>Candice Swanepoel desfilou pela Forum na última edição do SPFW</p>
Candice Swanepoel desfilou pela Forum na última edição do SPFW
Foto: Bruno Santos / Terra
Tops 

Enquanto a notícia deve dar pano para manga no mundo fashion, incluindo discussões na indústria têxtil e de confecção, que em 2013 teve um saldo positivo na geração de empregos, com 7.273 contrações contra um negativo de 629 em 2012, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), nas passarelas paulistas, está confirmada a presença de modelos de peso no cenário internacional, com cachês de cifras que podem passar dos três dígitos.

Gisele Bündchen pisa novamente a passarela da Colcci, que se apresenta no dia 02, depois de sua volta na edição passada; a russa Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo, virá para a Triton, que desfila no dia 01; e Candice Swanepoel, angel da Victoria's Secret, estará pela segunda vez na passarela da Forum, no dia 03. Isabelli Fontana volta pela quarta vez consecutiva para liderar o desfile da grife Tufi Duek, parceria que começou no desfile de inverno 2013, e Izabel Goulart, também presença garantida nas apresentações da Victoria's Secret, fechou com exclusividade com a grife de moda praia Água de Coco por Liliana Thomaz. No desfile de Lilica Ripilica, o destaque será a atriz mirim Sophia Valverde, da novela infantil Chiquititas, do SBT. E no preview de Samuel Cirnansck, Fernanda Lima estará presente dia 1º, no espaço Citröen.

Estreantes

Além da presença de grifes de moda praia, como Água de Coco e Adriana Degreas, que não participam da edição de inverno, o evento terá quatro estreantes: Lilly Sarti, Lolitta, Giulianna Romanno e Wagner Kallieno. Não participam desta vez Acquastudio, que estreou no SPFW no verão passado, após anos desfilando no Rio, Fernanda Yamamoto e Juliana Jabour. Já Paula Raia, que não se apresentou no inverno, volta ao evento, fazendo de sua casa no Jardim Europa palco para o desfile, dia 02.

Os demais desfiles fora das duas tendas armadas no parque serão de Alexandre Herchcovitch feminino, dia 01, às 11h, na Oca, no Ibirapuera. Logo depois acontece a apresentação da grife de couro Pat Pat's, no Hotel Unique. FH por Fause Haten se apresenta na FAAP, dia 02, às 11h, mesmo local em que Reinaldo Lourenço mostra seu verão, às 12h15, no dia 04. Pedro Lourenço apresenta uma coleção cápsula, às 9h30, no shopping JK, no dia 03, e, duas horas depois, está marcada a apresentação da marca Têca por Helô Rocha, na loja Zeferino da Rebouças.

Homenagem

Na semana que coincide com os 50 anos do golpe militar no Brasil, o SPFW colocou em sua programação oficial o apoio à exposição em homenagem à Zuzu Angel, que começa dia 01 de abril no Itaú Cultural, com perfomance organizada pela estilista e artista plástica Karlla Girotto, que chamou 20 estilistas brasileiros para fazer uma releitura das roupas criadas pela estilista, morta em acidente de carro em 1976.

Ela fez de suas criações bandeira para denunciar o desaparecimento de seu filho, Stuart Angel, morto pelo regime. Concluiu-se que o acidente que matou a estilista, aos 54 anos, foi também obra dos militares. Para fazer ainda jus ao tema Moda e Arte, durante o evento, estão marcados lançamentos e autógrafos de livro. Dia 01, será lançado o livro Facehunter, do fotógrafo Yvan Rodic. Dia 02, do livro Bloom Brasil, da caçadora e tendências Li Edelkoort, e no dia 03, a jornalista e designer Jussara Romano lança Arquivo Urbano.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade