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 SPFW tem conteúdo social com foco em sustentabilidade
11 de junho de 2012 13h32 atualizado em 12 de junho de 2012 às 02h55

Marcelo Rosenbaum alia desenvolvimento social e sustentabilidade no SPFW. Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Marcelo Rosenbaum alia desenvolvimento social e sustentabilidade no SPFW
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

Thais Sabino
Direto de São Paulo

A 33ª edição do São Paulo Fashion Week (SFPW) terá um conteúdo social com foco na sustentabilidade - objetos antes descartados serão transformados em artigos de design. O designer, Marcelo Rosenbaum, contou que apresentou o projeto a Paulo Borges, idealizador da semana de moda, e ele demorou duas semanas para dar uma resposta. "Aí pensei 'não vai rolar nenhuma parede'", brincou durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (11), horas antes do primeiro desfile, programado para as 16h30.

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Segundo Rosembaum, quando recebeu a resposta, ficou tão feliz que saiu anunciando pelas ruas. O motivo é a geração de desenvolvimento social que o projeto tem como objetivo. Ele viajou pelo Piauí implantando o 'A Gente Transforma - Pessoas que Contam'. "Está só começando", enfatizou.

Paulo Borges analisou a ideia de Rosenbaum durante a coletiva. "A comunidade pegando pneus e palhas e transformando em design. Não é um discurso, estamos vivendo isso. Ele (Rosenbaum) não fez a cenografia do evento, o trabalho dele é o conteúdo do São Paulo Fashion Week", pontuou.

Rosenbaum disse que o projeto envolveu uma comunidade que já desenvolvia um trabalho com artesanato. "Agora precisamos criar a aceitação do mercado pelos produtos, fazer campanhas para conseguir patrocinadores e continuar com o projeto. A ideia não é criar uma comunidade dependente, mas autônoma", concluiu.

A modelo Carol Trentini, estrela de toda a campanha, elogiou a ideia. "Essas peças envolvem pessoas e são ricas de cultura. Fiquei muito feliz em participar", ressaltou.

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

Terra
  1. O organizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, falou sobre o evento em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11)

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  2. "Sempre disse que o que mais interessa não é a roupa, mas a pessoa que a constrói, e a transformação cultural"

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  3. O tema da 33ª edição do SPFW é 'A Gente Transforma - Histórias que Contam', com design idealizado por Marcelo Rosembaum

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  4. Marcelo Rosenbaum priorizou o conteúdo social com foco na sustentabilidade - objetos antes descartados serão transformados em artigos de design

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  5. Ele viajou pelo Piauí implantando o projeto "A Gente Transforma: Pessoas que Contam"

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  6. A modelo Carol Trentini participou da ideia e é estrela de toda a campanha

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  7. "Essas peças envolvem pessoas e são ricas de cultura. Fiquei muito feliz em participar", afirmou Carol

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  8. Carol Trentini posou ao lado do maquiador Fernando Torquatto, que também marcou presença na coletiva realizada nesta segunda-feira (11)

    Foto: Francisco Cepeda/ AgNews

  9. De acordo com Paulo Borges, o evento recebe de 10 a 12 mil pessoas por dia e movimenta cerca de R$ 2 bilhões em negócios

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  10. Trentini posou ao lado de Paulo Borges, Rosenbaum e Andrea Motta, representante do grupo O Boticário

    Foto: Francisco Cepeda/ AgNews

  11. A top gaúcha Carol Trentini desfilará com exclusividade para Tufi Duek nesta segunda-feira (11), às 19h

    Foto: Francisco Cepeda/ AgNews

  12. A top Carol Trentini posou para os fotógrafos durante a coletiva

    Foto: Francisco Cepeda/ AgNews

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