SPFW Inverno 2012
 
 

Moda » SPFW » Inverno » SPFW inverno 2012 » SPFW inverno 2012

 Com atriz de Hollywood, SPFW começa com elegância e ousadia
20 de janeiro de 2012 01h27 atualizado às 08h25

Com desfiles marcados pela sofisticação, elegância e ousadia, foi iniciada a 32ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (19) na Bienal .... Foto: Edson Lopes Jr/Terra/RobertoFIlho/AgNews

Com desfiles marcados pela sofisticação, elegância e ousadia, foi iniciada a 32ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (19) na Bienal (SP)
Foto: Edson Lopes Jr/Terra/RobertoFIlho/AgNews

Tatiana Sisti
Juliana Crem
Gabriel Perline
Direto de São Paulo

Com desfiles marcados pela sofisticação, elegância e ousadia - e com atrasos de cerca de 45 minutos para cada um - foi iniciada a 32ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (19) na Bienal (SP). A grande presença foi da atriz e modelo Rosie Huntington-Whiteley, atriz de Transformers: O Lado Oculto da Lua, que foi recebida com ansiedade pelo público no desfile da Animale.

Galeria de fotos: Veja os melhores momentos da SPFW
Infográfico: Quem você quer ver na passarela da SPFW?

A grife, a primeira a abrir o evento, trouxe às passarelas influências russas - em especial nas cidades de Moscou e St. Petersburg. As peças apresentaram luxo aristocrático dos czares com muitas estampas e traços geométricos. A coleção da estilista Priscila Darolt teve 30 looks e foi aplaudida de pé pelos convidados.

Rosie Huntington-Whiteley, que foi escalada para substituir o posto de Raquel Zimmermann na Animale, deu longas passadas na passarela com um vestido de muitos bordados. Depois, para fechar o desfile, apresentou uma combinação pérola composta por calça e colete de plumas. Logo depois de desfilar, a modelo deixou a Bienal. O casting da Animale também contou com outras tops, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart.

Na sequência, a grife Tufi Duek apresentou looks com sofisticação. As peças da coleção tiveram brilho e os modelos midi tomaram conta. Em alguns casos, os vestidos tinham shape reto e bastante ajustado ao corpo. Em outros modelos, saias tinham fendas, cauda, ou cortes semi-sereia. Os acessórios se destacaram nas passarelas. Anéis dourados e duplos foram colocados nas mãos das modelos entre o polegar e o dedo indicador.

A Cori, terceira grife do dia a se apresentar, trouxe referências do hipismo e da selaria para a mulher moderna. As estilistas Andrea Ribeiro e Giselle Nasser apresentaram transparências nada discretas - quase todos os looks apresentaram peças em tecidos transparentes, combinados com hot pants ou que deixavam o seio à mostra. O couro foi o grande protagonista desta apresentação, ao lado de lãs, musselina e cashmere aveludadas. Essa combinação fez com que as peças ficassem com ar chique.

Encerrando o primeiro dia de desfiles na São Paulo Fashion Week, a Osklen apresentou peças sobre a Agenda 21, um documento que estabeleceu a importância dos países se comprometerem com questões ambientais. Com isso, os looks - tanto masculinos, como femininos - foram mais conceituais e apresentaram peças despojadas, que variaram entre fluídas e pesadas.

A grife também abusou de diferentes cortes e proporções, plumas e sobreposições - que chegaram a deixar as modelos com aspecto mais "gordinho". As transparências apareceram em poucos detalhes. Houve poucos decotes. Entre os tecidos usados, estavam lã, couro, pele fake, neoprene, organza, moletom e tricot.

Famosos
A presença mais impactante da primeira noite de SPFW foi a da atriz de Transformers. Em entrevista coletiva, Rosie Huntington-Whiteley chamou atenção ao dizer que, se pudesse escolher uma pessoa para "passar a faixa" de mulher mais sexy do mundo (título que ela recebeu pela revista americana Maxim) a Beyoncé. "Ela é muito linda e muito talentosa. Merecia esse título", disse.

Outra presença importante - e quase não concretizada - foi a da top Ana Beatriz Barros. A modelo, que desfila há cinco temporadas com exclusividade para a Animale na São Paulo Fashion Week, quase pulou a temporada de inverno 2012 para fazer uma viagem com o namorado. "A gente estava com tudo certo para ir para Londres e fechei com a Animale super em cima da hora", explicou.

Também passaram pelo evento celebridades como Larissa Maciel, a Miss Brasil Priscila Machado, Tainá Müller, Carol Castro, Fiorella Mathheis, a ex-panicat Dani Bolina (acompanhada do marido Mateus Verdelho) e Mariana Ruy Barbosa - que chamou a atenção ao aparecer no evento com uma aliança no dedo. A atriz global de 16 anos contou que o anel foi um presente do namorado, o também ator Klebber Toledo. "Mas não estou noiva, nunca ficaria noiva aos 16 anos. Sou muito novinha, estou curtindo meu namoro".

Priscila Machado assistiu ao desfile de Tufi Duek e se encantou com o que viu. A Miss também comentou sobre o namoro com o nadador Cesar Cielo: "está tudo ótimo, estamos bem." Questionada se ainda é amiga do ex, o apresentador Bruno de Luca, Priscila é categórica: "todo mundo quer ter o Bruno como amigo."

Já a ex-BBB e hoje apresentadora e repórter Íris Stefanelli reclamou quando fotógrafos não a clicaram de um ângulo de cima para baixo: "assim eu fico gorda e bochechuda".

O corpo também foi assunto de outra famosa. Geisy Arruda, que hoje é atriz da Escolinha do Gugu, disse que queria desfilar no evento. "Mas ninguém me quer", disse. "As marcas me acham muito gostosa para isso."

São Paulo Fashion Week
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, acontece entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Algumas grifes decidiram apresentar suas coleções em locais externos da cidade, como Cavalera, Neon, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço.

Terra
  1. Com desfiles marcados pela sofisticação, elegância e ousadia, foi iniciada a 32ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quinta-feira (19) na Bienal (SP). A grande presença foi da atriz e modelo Rosie Huntington-Whiteley

    Foto: Edson Lopes Jr/Terra/RobertoFIlho/AgNews

  2. A atriz Rosie Huntington-Whiteley desfila com peles, que remetem ao frio típico da Rússia

    Foto: Edson Lopes Jr/Terra

  3. O desfile da Animale, que abriu a São Paulo Fashion Week (SPFW) nesta quinta-feira (19) foi inspirado na Rússia. Ana Beatriz Barros desfilou pela grife

    Foto: Edson Lopes Jr/Terra

  4. Izabel Goulart apresentou um modelo transparente da Animale neste primeiro dia de SPFW

    Foto: Edson Lopes Jr./Terra

  5. Desfile da Tufi Duek na temporada de inverno da SPFW 2012

    Foto: Roberto Filho/AgNews

  6. Desfile da Tufi Duek na temporada de inverno da SPFW 2012

    Foto: Roberto Filho/AgNews

  7. A Cori foi a terceira grife a se apresentar no primeiro dia da SPFW. A coleção usou referências rurais para criar um look para a mulher moderna. Marcelle Bittar desfilou pela grife



    Foto: Roberto Filho/AgNews

  8. A Cori foi a terceira grife a se apresentar no primeiro dia da SPFW. A coleção usou referências rurais para criar um look para a mulher moderna

    Foto: Roberto Filho/AgNews

  9. Desfile da Osklen na temporada de inverno da SPFW 2012

    Foto: Roberto Filho/AgNews

  10. Desfile da Osklen encerrou o primeiro dia da SPFW com muita cor e camadas

    Foto: Edson Lopes Jr/Terra

  11. Desfile da Osklen na temporada de inverno da SPFW 2012

    Foto: Roberto Filho/AgNews

  12. Ana Beatriz Barros adiou viagem à Londres para desfilar pela Animale

    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

  13. A Miss Brasil Priscila Machado investiu em uma jaqueta nude

    Foto: Alex Palarea e Francisco Cepeda/AgNews

  14. A atriz Tainá Müller apareceu de look preto com maquiagem que destaca os olhos

    Foto: Francisco Cepeda/AgNews

  15. A atriz Carol Castro marcou presença na SPFW com um vestido preto decotado nas costas

    Foto: Alex Palarea e Francisco Cepeda/AgNews

  16. A atriz Fiorella Mattheis esteve presente toda de branco na São Paulo Fashion Week. Ela mostrou empolgação com o evento: "adoro moda. Estou aberta para ver tudo que será apresentado", declarou

    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

  17. A ex-panicat Dani Bolina, devidamente acompanhada do marido Mateus Verdelho, prestigiou o desfile da Tufi Duek, o segundo da noite de abertura da temporada de inverno da SPFW 2012

    Foto: Alex Palarea/AgNews

  18. A atriz Marina Ruy Barbosa foi um dos destaques entre os famosos nesta quinta-feira no primeiro dia de desfiles da temporada de inverno da SPFW

    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

/spfw/inverno/2012/foto/0,,00.html