São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

› Moda › SPFW › Inverno › São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

Sábado, 24 de janeiro de 2009, 09h48 Atualizada às 09h49

Especialistas elegem as modelos que mais se destacaram

Carol Campanharo

Há quem diga que elas são apenas cabides para as roupas desfiladas a cada nova estação. Porém, verdade seja dita, cada vez mais as passarelas exibem beldades de babar. Sete especialistas votaram nas modelos favoritas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week - que terminou ontem. O resultado é um time de craques.

» Veja fotos da modelos
» Leia mais notícias do jornal O Dia
» Chat: tecle sobre o assunto

A primeira da lista é Isabeli Fontana, 25 anos, citada cinco vezes. "A Isabeli, sem dúvida, se reinventou. Ela teve um primeiro momento como top, parou e conseguiu voltar para as passarelas depois de ser mãe, o que é muito difícil. Continua linda e agora brilha ainda mais", comenta a jornalista Maria Prata, da revista Vogue Brasil. A consultora de moda Costanza Pascolato concorda: "A Isabeli voltou com tudo. Estava deslumbrante na Europa, em setembro". A top agradece: "Estou felicíssima. Fiz trabalhos grandes este ano, como a campanha da grife italiana Missoni. Isso dá uma segurança a mais", conta ela.

Outra que anda fazendo bonito lá fora é Aline Weber, 19 anos. "A Aline já desfila há uns quatro anos, mas agora é o momento dela: abriu o desfile da grife Balenciaga, na Europa, e isso deu um boom na carreira dela", afirma Maria Prata. Por aqui, a loura representou marcas como Cantão, Maria Bonita Extra e Espaço Fashion, no Rio, e Animale, Triton e Ellus, em São Paulo. Mas, se hoje ela tem esse brilho, não foi sempre assim. ¿Morri de medo no meu primeiro trabalho como modelo. Comecei a passar mal e desmaiei em pleno estúdio¿, diverte-se Aline.

E todo mundo tem a sua primeira vez. A catarinense Janete Friedrich, 18, que o diga. A nova ruiva é a aposta da apresentadora do GNT Fashion, Lilian Pacce. Estreou como modelo na temporada passada - junho de 2008 - e inaugurou o novo visual loiro desfilando no Rio de Janeiro e em São Paulo nesta edição de inverno. "O corte e a tintura no cabelo deram muito certo e renderam destaque importante para o seu trabalho", diz Lilian. Outra campeã é a paulista Gracie Carvalho, 18 anos, que subiu na passarela 26 vezes no Fashion Rio e outras 20 em São Paulo. A editora Regina Guerreiro acha que a menina vai longe. "A Gracie tem um corpo lindo e faria muito sucesso em Paris."

Lá ou aqui, as brasileiras realmente são dignas de aplausos. "Temos muitas tops no Brasil. Na TNG, por exemplo, a seleção de modelos era de cachês baixos, mas as meninas eram muito boas", observa Regina Guerreiro, lembrando que foi Gianne Albertoni, 27, quem fechou o desfile da marca. "A Gianne está linda nessa versão mais gostosa", comenta o colunista de O Dia, Bruno Astuto. O outro voto de Bruno vai para Ana Cláudia Michels, 27. "A Ana Claudia está esplendorosa. A lourice e o novo amor, Tato Malzoni, fizeram muito bem a ela. Adorei vê-la abrindo o desfile de Walter Rodrigues", completa o colunista.

Não muito longe dos holofotes, a consultora de moda Glória Kalil elege: "Acho que Guisela Rhein e Monique Olsen estão numa fase muito interessante. Elas não são grandes estrelas, mas entram na passarela com segurança. Pertencem à turma que já tem experiência, sem perder o frescor", afirma. Daiane Conterato, 18, e Bruna Tenório, 19, também fazem parte deste seleto grupo. "A Daiane está um verdadeiro espetáculo. Totalmente segura de si", aponta a jornalista Regina Martelli. "Bruna Tenório é uma boa aposta. Além de linda, também fez bonito desfilando na Europa, em 2008", lembra Costanza Pascolato. E que venha o verão de 2010.

O Dia

Márcio Madeira/Especial para Terra
A modelo Isabeli Fontana cruza a passarela de Alexandre Herchcovitch no SPFW
A modelo Isabeli Fontana cruza a passarela de Alexandre Herchcovitch no SPFW

Busque outras notícias no Terra