Iesa Rodrigues

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Iesa Rodrigues

Sexta, 23 de janeiro de 2009, 22h40 Atualizada às 00h09

SPFW resgata o careta mas não abandona o luxo

Iesa Rodrigues O que fica desta semana de tantos desfiles? Ou melhor, da temporada de inverno 2009? O mais evidente é uma volta a padrões considerados caretas até poucos dias. Uma volta à era antes da rebeldia da customização e do apelo vintage. Pode ser o circuito de eterno retorno da moda, trazendo o minimalismo dos anos 90, cheio de transgressões na alfaiataria e priorizando o preto como cor indispensável. Pode ser a prevenção, uma espécie de vacina contra a crise econômica que pouca gente sabe como vai se desenvolver. Uma roupa boa vale o preço. A roupa clássica deve ser bem feita e vestir direito, com dignidade, a muitos tipos físicos e faixas etárias.

Veja os hits para a temporada:
» Alfaiataria é aposta pra o inverno
» Preto é a cor do inverno 2009
» Bordado dá brilho para o look

O que não significa o abandono do luxo. Pelo contrário, poucas vezes vimos tanto dourado, tanto bordado e até peles. Sumiram as malhas despretensiosas, jeans só mostrou quem é expert. Há cada vez mais moda para os homens.

Passou despercebida a mudanca de direção do evento. A luminosidade domina e segura a agenda, apesar de comentários sobre cortes nas listas de convidados. Mais uma pista de um olhar no que era a moda antes da liberdade do streetwear autêntico. Eventos podem voltar a ser privilégio de poucos especialistas e compradores importantes. Esta redução já está acontecendo no mundo, Paris cortou 30% da lista de convidados e Madri investiu tudo nos compradores internacionais.

Vamos lembrar que nosso mercado é grande, gosta de moda e de roupa nova. Acho que vamos ficar felizes com as vitrines de outono-inverno. Principalmente porque uma boa notícia desta semana foi a provável baixa nos preços das grifes lançadoras.


Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou à produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.

Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.

Especial para Terra

Márcio Madeira/Especial para Terra
O look preto de Jefferson Kulig mostra que é a cor da moda de inverno
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