Iesa Rodrigues

› Moda › SPFW › Inverno › São Paulo Fashion Week - Inverno 2009 › Iesa Rodrigues

Iesa Rodrigues

Terça, 20 de janeiro de 2009, 23h05 Atualizada às 00h49

Cavalera homenageia o Garantido e o Caprichoso

Iesa Rodrigues Para quem conhece as festas brasileiras, estes são os bois personagens da festa de Parintins. A Cavalera usou este lado de brasilidade, expresso em delicados vestidos com bordadinhos, com bolsos contornado por penas ou em calças masculinas em renda renascença, típica do norte do Brasil.

» Veja fotos do desfile da Cavalera
» Assista a trechos do desfile da Cavalera
» Cavalera festeja bois-bumbás de Parintins

E juntou com as tendências de xadrezes em calças masculinas, jaquetinhas perfecto e calças de veludo, mais o lado roqueiro da marca do Alberto Hiar, mais conhecido em São Paulo como Turco Loco. Louco ou não, sua marca tem um jeito especial, como se fosse uma tradução européia dos temas brasileiros e dos globalizados.

Deu um resultado de pura moda, as estampas de índios e os chapéus de penas, em vestidos e blusas femininas. A estampa de onça, tão prezada pelos ingleses, fez forro de roupas e sapatos de bico fino, afivelados, dignos dos punks de Covent Garden.

De onde é a onça? Restam poucas, mas ainda tem pelas florestas brasileiras. É uma boa fórmula, que podia resultar ridícula, grotesca ou fantasista, se não seguisse uma fórmula certa de moda contemporânea.


Iesa está na área da moda desde o final dos anos 60, quando começou no Jornal do Brasil como ilustradora. Passou à produção e redação nos anos 70. Trabalhou na revista Desfile, na sucursal das femininas da Editora Abril em 80, mas voltou ao JB como editora da revista Domingo.

Há 12 anos abriu o site www.estiloiesa.com.br e em 2001 criou o curso de Jornalismo de Moda no Senac Rio.

Especial para Terra

Márcio Madeira/Especial para Terra
Chapéu em penas é sugestão da Cavalera para o inverno
Chapéu em penas é sugestão da Cavalera para o inverno

Busque outras notícias no Terra