São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

› Moda › SPFW › Inverno › São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

São Paulo Fashion Week - Inverno 2009

Segunda, 19 de janeiro de 2009, 16h10 Atualizada às 19h51

Ronaldo Fraga emociona com idosos e crianças na passarela

Thaís Camargo
Direto de São Paulo

Ronaldo Fraga buscou as referências da nova coleção na peça Giz , criada, em 1988, pelo dramaturgo mineiro Álvaro Apocalypse (1937 - 2003). Se o estilista pretendia levar à reflexão o paradoxo existente entre o novo e o velho, ele encontrou seu êxito ao montar um casting diferenciado. Nada de modelos altas e longilíneas, mas apenas pessoas reais: alguns ainda nos seus primeiros anos de vida e outras já com mais de 60 anos.

» Veja mais fotos do desfile de Ronaldo Fraga
» Assista a trechos do desfile de Ronaldo Fraga
» Iesa comenta: Ronaldo Fraga pegou pesado e fez bonito

A emoção contagiou a platéia que aplaudiu de pé e ovacionou o estilista ao término do desfile. A maneira inusitada de se mostrar moda mexeu até com os pequenos e Henrique, filho do organizador do SPFW, Paulo Borges, comprovou isso ao soltar gritos enquanto assistia a tudo no colo do pai na primeira fila.

O cenário também impressionou por ser formado de uma réplica de esqueleto de dinossauro pendurada ao teto e de diversos bonecos que ganharam vida ao serem manipulados por cordas. Não é à toa que uma espectadora comentou com o namorado quando saía da sala de desfile "Estou até arrepiada".

A apresentação, em geral, queria traduzir a sensação de casa abandonada com móveis antigos cobertos por lençóis brancos e cheia de ratos roendo roupas esquecidas no fundo do armário. Tanto que o roedor enfeitou os calçados em forma de sapatilha.

Em relação aos looks de frio, a grife sugere o conforto adquirido com a modelagem afastada do corpo em chemise (aqueles vestidos que parecem com camisetas alongadas) e casacões. Por baixo, as mulheres usam leggings furadas em preto e pink.

Os homens contam com camisas, paletós, smokings e calças de alfaiataria. A estamparia é composta por desenhos de relógios e traços de giz.

Já o guarda-roupa infantil está cheio de macacões que têm orelhas nos capuzes. Quimono faz a moda das meninas e blusas a dos garotos.

Os acessórios deixam transparecer o bom humor, já que as bolsas aparecem em formato de vaso de flor, lousa e mão.

Terra

Márcio Madeira/Especial para Terra
No lugar de modelos, o casting foi composto por idosos e crianças
No lugar de modelos, o casting foi composto por idosos e crianças

Busque outras notícias no Terra