Famosos no SPFW

publicidade
11 de junho de 2012 • 13h32 • atualizado em 12 de Junho de 2012 às 02h55

SPFW tem conteúdo social com foco em sustentabilidade

Marcelo Rosenbaum alia desenvolvimento social e sustentabilidade no SPFW
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
 
Thais Sabino
Direto de São Paulo

A 33ª edição do São Paulo Fashion Week (SFPW) terá um conteúdo social com foco na sustentabilidade - objetos antes descartados serão transformados em artigos de design. O designer, Marcelo Rosenbaum, contou que apresentou o projeto a Paulo Borges, idealizador da semana de moda, e ele demorou duas semanas para dar uma resposta. "Aí pensei 'não vai rolar nenhuma parede'", brincou durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (11), horas antes do primeiro desfile, programado para as 16h30.

Galeria de fotos: Confira os melhores momentos do SPFW
Infográfico: Quem você quer ver na passarela do SPFW?

Segundo Rosembaum, quando recebeu a resposta, ficou tão feliz que saiu anunciando pelas ruas. O motivo é a geração de desenvolvimento social que o projeto tem como objetivo. Ele viajou pelo Piauí implantando o 'A Gente Transforma - Pessoas que Contam'. "Está só começando", enfatizou.

Paulo Borges analisou a ideia de Rosenbaum durante a coletiva. "A comunidade pegando pneus e palhas e transformando em design. Não é um discurso, estamos vivendo isso. Ele (Rosenbaum) não fez a cenografia do evento, o trabalho dele é o conteúdo do São Paulo Fashion Week", pontuou.

Rosenbaum disse que o projeto envolveu uma comunidade que já desenvolvia um trabalho com artesanato. "Agora precisamos criar a aceitação do mercado pelos produtos, fazer campanhas para conseguir patrocinadores e continuar com o projeto. A ideia não é criar uma comunidade dependente, mas autônoma", concluiu.

A modelo Carol Trentini, estrela de toda a campanha, elogiou a ideia. "Essas peças envolvem pessoas e são ricas de cultura. Fiquei muito feliz em participar", ressaltou.

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

Terra