Famosos no SPFW

publicidade
19 de junho de 2012 • 07h45

SPFW: sobrancelhas ganham destaque na maquiagem de verão

Estilistas apostaram em make com destaque para sobrancelhas
Foto: Bruno Santos / Terra
 
Rosângela Espinossi
Direto de São Paulo

Com a maioria da maquiagem limpa e fresca, um ponto do rosto chama a atenção nos desfiles de verão 2013: as sobrancelhas. Não basta estarem bem penteadas, em muito casos devem se sobressair no look e realmente chamar a atenção, como moldura do rosto. Nos desfiles do São Paulo Fashion Week, elas ganharam importância pelas mãos da maquiadora Fabiana Gomes, nos desfiles de Gloria Coelho, Rodrigo Rosner e do estreante Vitorino Campos.

Galeria de fotos: Confira o SPFW como você nunca viu em mais de 240 fotos
Infográfico: Confira os looks mais estranhos do SPFW
Infográfico: Vote nos melhores looks do SPFW
Infográfico: Escolha a nº 1 do SPFW

Como a região chama a atenção, os cuidados ficam por conta da limpeza dos fios de forma a eliminar os excessos e a não mudar muito o formato original. Para realçar com produtos os fios das sobrancelhas, vale usar máscara própria para a região, lápis e até delineador. Este último recurso foi usado no make de Vitorino Campos, com o produto Fluidene Blacktrack.

O conceito dessa beleza é o de uma mulher forte, elegante, mas com toque transgressor", disse a maquiadora. Ela marcou as sobrancelhas apagando a ponta natural e levantando a lateral, o que dá o "ar transgressor" às meninas que desfilaram com roupas de perfume anos 50, com saias lápis ou godês e blusinhas justas, como que saídas da série Mad Man.

Para Rodrigo Rosner, todo o rosto ficou apagado, sempre com a pele bem feita e iluminada. Como o foco foram as sobrancelhas, para uma mulher rica e chique com ares de nobreza, mas meio sem rumo na vida, os fios foram realçados e arqueados com lápis e máscara de sobrancelhas Brow Set, da Mac. Nada de rímel, nem de sombras fortes, apenas um levíssimo traço de delineador.

As sobrancelhas de Gloria Coelho receberam o lápis Impeccable Brow Pencil em Taupe, mas para ficarem ainda mais em evidência, um fino traço de lápis branco por baixo. Também sem rímel.

Para um visual ainda mais forte, há a opção de sombras e batons coloridos, como na Neon, com make a cargo de Lau Neves, que usou sombras salmão, dourado, azul-escuro, azul-bebê, verde e verde água. Os cílios eram postiços e as sobrancelhas foram acertadas com lápis Lingering e Fling, da Mac. Batons cor vinho, berinjela, vermelho, pink e rosa-chiclé. Visual todo impactante, em que as sobrancelhas fazem papel de coadjuvante de peso.

O maquiador Ricardo dos Anjos, responsável pela beleza de Fause Haten, em que o foco principal eram os cabelos black power, mas a beleza tinha três pontos fortes: batom vermelho, cílios superiores marcados e sobrancelhas, lembra que mesmo ainda fora das passarelas, nas ruas pelo mundo, já se tem visto sobrancelhas coloridas, mesmo em quem tem o visual certinho. "Assim como os cabelos aparece coloridos, as sobrancelhas também recebem outras tonalidades." Na plateia do Fashion Week, a tendência já pode ser observada.

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmitiu ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, foram 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contou com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reuniu 32 desfiles que apresentaram coleções de verão para 2013. Entre as novidades, esteve a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno foi o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participou dessa edição, que teve ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW trouxe ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley foram destaques desta edição.

Ponto a Ponto Ideias