SPFW experimenta novo calendário e lança coleções sem desfiles
Não será apenas a nova data que será experimentada por todo o universo da moda na próxima semana, quando acontece o São Paulo Fashion Week, de 29 de outubro a 1º de novembro. O novo calendário da moda nacional parece que começa a explorar formatos bem comuns em grandes eventos mundiais, como os lançamentos de coleções por meio de apresentações ou outros formatos, como vídeos.
Em março de 2012, a Luminosidade anunciou que as semanas de moda brasileiras, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, seriam realizadas em novas datas. A edição de transição, como está sendo chamada, é a terceira do ano, e marcará o lançamento das coleções inverno 2013. A ideia é que o inverno seja apresentado em outubro e o verão, em março de cada ano.
Além da data, mudou o local do evento. O SPFW, que tradicionalmente era realizado na Parque do Ibirapuera, vai acontecer no Parque Villa-Lobos, porque o Prédio da Bienal sedia até 9 de dezembro a exposição de artes que dá nome ao edifício. Nessa incursão pela Zona Oeste da capital paulistana, a cenografia do evento será assinada pelo fotógrafo Felipe Morozini e terá o tema de Garden Party. O nome em inglês mesmo faz referência a grandes estufas de plantas que serviram de inspiração para o artista, cujo trabalho de interferências urbanas é bem conhecido.
Serão quatro dias de desfiles (no último, haverá apenas a apresentação de Reinaldo Lourenço, na Faap, como de praxe), com menos marcas, incluindo as de moda praia (Movimento, Água de Coco e Adriana Degreas) que já pulam as edições de inverno, o que também facilita o teste da edição de transição.
No total, serão 19 marcas, contra 33 da edição anterior. Pulam a edição Amapô, André Lima, Iódice, Juliana Jabour, Jefferson Kulig, Cavalera e Animale. Quem volta ao evento é a Maria Garcia, segunda marca da estilista Clô Orozco, da Huis Clos, marca que não se apresenta nesta edição e que já havia pulado a de verão.
Alternativos
Fernanda Yamamoto e Neon lançarão a coleção por meio de videos, formato que faz a cabeça de estilistas como o inglês Gareth Pugh. Os materiais ficarão no portal FFW, parceiro do Terra.
E a estilista Paula Raia decidiu mostrar o inverno por meio de uma exposição de fotos, em sua loja, no dia 30. Já Alexandre Herchcovitch faz apenas o desfile feminino, dia 31, deixando de apresentar o masculino desta vez.
Novo calendário
Segundo a Luminosidade, o novo calendário foi definido a pedido dos estilistas, apesar de que nenhum confirmou a informação ao Terra. A ideia é criar um intervalo maior entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo. “Mais do que nunca, as marcas e a cadeia produtiva da moda estão maduras para essa grande transformação”, afirmou Paulo Borges, diretor da empresa, por meio de comunicado.
A mudança também será conveniente para não bater com grandes eventos internacionais que o Brasil irá realizar, como Copa do Mundo, em 2014, com início anunciado para o dia 12 de junho daquele ano, e Olimpíadas, em 2016. Segundo a especialista em varejo de moda, Luciane Robic, diretora do IBModa, o ajuste das datas deve trazer benefícios com o tempo. "O caminho é esse, com as grandes semanas de moda mundiais acontecendo no mesmo período, deve atrair mais interesse das lojas, jornalistas internacionais, criar vínculo de identidade e longevidade, em um cenário que ainda não traz resultados econômicos", diz.
Ela cita como fundamental a distância entre a apresentação e a chegada das peças às lojas. "Marcas terão mais prazo para desenvolver melhor as coleções, trabalhar datas, qualidade do produto, negociar com fornecedores", explica, apontando que os resultados deverão ser sentidos num prazo mais longo, cerca de um ano, e reconhecendo o esforço das marcas para fazer o terceiro desfile do ano em época de pré-natal e em um cronograma que é agitado o ano todo.