Famosos no SPFW

publicidade
13 de junho de 2012 • 10h10 • atualizado às 10h32

"Somos um bando de ignorantes", diz Ronaldo Fraga sobre a Amazônia

Ronaldo Fraga se inspirou na Amazônia para a coleção apresentada na última terça-feira no SPFW
Foto: Juliana Knobel / FFW
Pedro Willmersdorf
Beatriz Medeiros

Em dezembro de 2011, Ronaldo Fraga resolveu pular a edição de inverno 2013 do São Paulo Fashion Week (que aconteceria no mês seguinte) e, para comunicar a decisão, escreveu uma carta com a delicadeza e poesia de sempre. De todas as frases escritas naquele email, uma, logo a primeira do texto, foi inesquecível e ainda pairava sobre o desfile do estilista de verão 2013. "Foi só um respiro, como toda marca precisa fazer", esclareceu Ronaldo, que pretendia tirar um tempo para 'pensar moda'.

Galeria de fotos: Confira os melhores momentos do SPFW
Infográfico: Confira os looks mais estranhos do SPFW
Infográfico: Vote nos melhores looks do SPFW
Infográfico: Escolha a nº 1 do SPFW

"Pensei que é urgente esse desafio do setor, que está na berlinda. O setor precisa sobre uma decisão, um posicionamento sobre um jeito de fazer moda que não cabe mais do jeito que estamos fazendo até aqui", opinou o estilista, que, durante esse 'respiro', arrumou as malas tendo o sudeste do Pará como destino e, de lá, criou a coleção desfilada ontem, tendo Gaby Amarantos, Fernanda Takai, Washington Olivetto, Edgard Piccoli e Marina de la Riva sentados na primeira fila.

"Sempre que eu queria começar esse projeto na Amazônia, chegava a época de fazer um desfile em São Paulo e eu o parava. No início do ano, decidi que eu iria para lá, nem que eu precisasse fazer um desfile por ano ou a cada dois anos. Mas não quero abrir mão do que mais me emociona na moda: a viagem e a pesquisa", explicou.

E a viagem rendeu incríveis frutos, desde colares com sementes da floresta a peças em linho iluminadas por lâmpadas de LED, através da mesma técnica que os figurinos de Gaby Amarantos adoram. "A cultura paraense não se esgota e tem o oxigênio que o nosso tempo precisa. Não só o oxigênio da floresta, mas essa cultura oxigenante, com culinária e história tão sofisticada", elogiou Ronaldo, que não acha que o 'Pará está na moda'.

"Quando me dizem isso, eu respondo: 'depende, a Gaby, por exemplo, já tem 20 anos de carreira. Nós somos um bando de ignorantes, na verdade. Ficamos aqui fechados com relação ao que acontece no Norte. E essa sempre foi a relação do Brasil com a Amazônia", disse.

Em tempo: a 'pausa' ainda permitiu que Ronaldo finalizasse o livro Caderno de Roupas, Memórias e Croquis, que deve ser lançado em Belo Horizonte já em julho e em São Paulo, em agosto.

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

JB Online JB Online