Famosos no SPFW

publicidade
11 de junho de 2012 • 12h24 • atualizado em 12 de Junho de 2012 às 02h58

"O que mais interessa não é a roupa", diz idealizador do evento

Paulo Borges afirmou que, mais importante que as peças apresentadas, são as pessoas que as idealizam
Foto: Edson Lopes Jr. / Terra
Thais Sabino
Direto de São Paulo

O organizador do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, enfatizou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (11) a importância dos estilistas para o cenário da moda. "Sempre disse que o que mais interessa não é a roupa, mas a pessoa que a constrói, e a transformação cultural".

Galeria de fotos: Confira os melhores momentos do SPFW
Infográfico: Quem você quer ver na passarela do SPFW?

O tema da 33ª edição do SPFW é 'A Gente Transforma - Histórias que Contam', com design idealizado por Marcelo Rosembaum. De acordo com Borges, é a primeira vez que a semana de moda não vai só falar de um tema, mas também vivenciá-lo. "Vivemos um momento de evolução. A gente está sempre propondo ir além da moda para construir a cultura".

Borges também falou sobre a importância da tecnologia e a globalização no desenvolvimento do Brasil. Ele disse que, por muitos anos, o País teve que olhar para fora para ter referências, mas hoje já cria processos internos.

O idealizador do São Paulo Fashion Week reforçou que ainda não existe um projeto de longo prazo para toda essa indústria criativa poder constituir um processo de formação da cultura. "Nosso papel é continuar gritando", afirmou.

De acordo com Paulo, o evento recebe entre 10 e 12 mil pessoas por dia e movimenta cerca de R$ 2 bilhões em negócios. "O SPFW gera 12 mil empregos, é a ponta do iceberg de uma cadeia criativa no Brasil, causa transformação econômica, cultural e social. O Brasil saiu de um País que faz roupa, para fazer design". Ele ressaltou também que o evento "é a única semana de moda sustentável e que pensa na inclusão social".

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

Terra