publicidade
11 de junho de 2012 • 10h34 • atualizado em 12 de Junho de 2012 às 03h07

"Gisele Bündchen é um exemplo", diz Rosie Huntington em SP

Rosie Huntington-Whiteley protagoniza 'Transformers: O Lado Oculto da Lua' (em cena do filme a esq.) e concede entrevista exclusiva ao Terra (a dir.)
Foto: Divulgação/ Marcelo Pereira / Terra
 
Roberta Figueira

A modelo e atriz britânica Rosie Huntington-Whiteley chegou a São Paulo neste domingo (10) para participar de mais uma edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). A protagonista do filme Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), que já foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista Maxim em 2011, abre o evento desfilando exclusivamente para a grife Animale. Em entrevista exclusiva ao Terra, concedida em um hotel de São Paulo, a bela falou sobre o início da carreira, seus projetos, seus segredos de beleza, sua relação com o Brasil e sobre seus ídolos, como a top Gisele Bündchen.

Galeria de fotos: Confira os melhores momentos do SPFW
Infográfico: Quem você quer ver na passarela do SPFW?

Confira a entrevista exclusiva com Rosie Huntington-Whiteley:

Terra - Como você foi parar no mundo da moda?
Rosie Huntington-Whiteley - Sempre quis me envolver com moda. Trabalhei em alguns lugares em Londres até chegar a uma agência de modelos. Eu esperava ver o mundo da moda de perto e é claro que acabei em um escritório tirando xerox e servindo café e chá para agentes. Então, não foi tão glamoroso quanto eu esperava. Um ano depois fui convidada para modelar e apesar do choque fiquei muito empolgada. Não imaginava que isso fosse durar muito, mas pelo menos teria a chance de fazer algumas fotos e ver roupas maravilhosas. Estava fascinada com a indústria da moda, queria ver por trás da produção, queria saber o que acontecia no backstage.

Terra - Você tem alguma história engraçada do começo da sua carreira?
RHW - No começo tive que trabalhar duro mesmo e bati muita perna com meu book embaixo do braço. Passei por diversas situações engraçadas como pegar chuva no caminho para um casting e chegar completamente ensopada, com o cabelo bagunçado. O que é bem comum em Londres (risos). Definitivamente não tive uma entrada glamorosa no mundo da moda.

Terra - Quais características suas você considera que foram importantes para que você crescesse na difícil carreira de modelo?
RHW - Não sei dizer por que as pessoas gostam de trabalhar comigo. Eu definitivamente tenho uma grande personalidade. Amo fazer as pessoas rirem, gosto de me divertir no trabalho, sou muito determinada, esforçada e ambiciosa. Acho que essas coisas somadas a minha habilidade de dar a volta por cima foram os aspectos que permitiram que eu continue aqui. Como disse, não foi nada fácil no começo, não tive milhões de oportunidades, eu realmente tive que correr atrás. Sempre assumi minhas responsabilidades e cumpri meus compromissos com muita seriedade. Isso foi essencial para me fortalecer na carreira.

Terra - Você já trabalhou com diversas modelos brasileiras durante os eventos da Victoria's Secrets e em outros desfiles. O que você tem a dizer sobre elas?
RHW - Sempre estive rodeada de brasileiras. A Inglaterra é muito pequena, então não temos muitas modelos. Já as brasileiras estão presentes em todos os desfiles. Essas garotas são espertas, engraçadas, divertidas e sabem aproveitar a vida. Adoro passar tempo com as modelos brasileiras, me divirto muito com elas.

Terra - Há alguma modelo brasileira que você admira em particular?
RHW - Sempre admirei Gisele Bündchen. Acho que ela é um exemplo para todas as modelos. Se eu pudesse ter apenas um pouquinho da carreira dela já seria uma garota feliz. Ela parece ser uma mulher determinada, batalhadora, muito forte. Acho que ela é um ícone do povo brasileiro. Gisele é uma mulher extremamente inspiradora, não apenas no mundo da moda, ela também faz coisas ótimas pelo mundo.

Terra - Você é considerada um sex symbol e no ano passado foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista Maxim. O que você acha desse título?
RHW - É um título bem legal. Tenho certeza que meus filhos vão adorar isso algum dia (risos). Mas eu não levo isso a sério. Ser nomeada a mulher mais sexy do mundo é algo legal, claro, mas não considero uma conquista. Acho engraçado, é ótimo.

Terra - Quem são seus sex symbols?
Eu amo todas as estrelas do cinema. Brigitte Bardot é uma das minhas preferidas. Eu amo Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Anjelica Huston. Adoro essas mulheres de antigamente porque elas tinham uma marca e uma personalidade mais individual, a beleza delas era natural e real. Isso é inspirador e mais raro hoje em dia. Olhando para mulheres atuais eu acho Beyoncé e Rihanna verdadeiras sex symbols. Sou fã delas duas. Acho que são talentosas, têm personalidade e mostram senso de humor em seus trabalhos.

Terra - Como foi desfilar pela primeira vez no Brasil em janeiro?
RHW - Foi ótimo! Todo mundo aqui é tão engraçado e amável. Quando sou tocada por uma cultura tento levar um pouquinho dela para casa comigo. Sai do Brasil com a imagem de pessoas fofas, receptivas e alegres. O desfile também foi ótimo e ouvi dizer que teve uma boa resposta do público, então fui embora com um grande sorriso no rosto.

Terra - Qual é sua expectativa para o desfile da coleção verão 2013?
Estou empolgada, pois adoro desfiles. Eles são tão teatrais, divertidos e rápidos, é um espaço que reúne muita criatividade. É realmente maravilhoso fazer parte de uma produção como essa. É ótimo ver o evento acontecendo, as meninas, a equipe de cabelo e maquiagem, os estilistas, o pessoal do som, todo esse trabalho de equipe.

Terra - Além de sua carreira de modelo, agora você também é conhecida por sua atuação no filme Transformers 3. Você se considera mais atriz ou modelo?
RHW - Sempre me perguntei o que deveria escrever na lacuna profissão, mas tento não me dar um rótulo. Minha criatividade nunca está focada em uma coisa só, pois há muitas coisas que quero fazer. Amo atuar, amo o trabalho de modelo e agora também estou começando a explorar meu lado estilista. Vou lançar minha primeira linha de lingerie ainda este ano. Sou muito grata e me sinto verdadeiramente abençoada por ter tido a oportunidade de experimentar e aprender tantas coisas diferentes nos últimos anos.

Terra - Falando da sua coleção de lingerie...Você já pensa em lançar outros produtos?
RHW - Claro! Eu me vejo com diversas linhas de produtos daqui a 10 anos, mas por enquanto estou focada nesta primeira coleção, que ainda nem chegou às lojas. Primeiro quero ver se isso dá certo, para depois partir para outros artigos. Para mim é muito importante me dedicar apenas a algo em que realmente acredite. Não quero vincular meu nome a qualquer produto. Tenho 25 anos, então ainda tenho bastante tempo pela frente.

Terra - Algumas tops têm alguns segredos de beleza diferentes. Miranda Kerr, por exemplo, já contou que usa uma colher para marcar os cílios quando não possui curvex. Você tem algum truque?
RHW - Acho que não tenho nenhum segredo de beleza. Meu regime de saúde e beleza é simples. Para mim tudo começa pelo exercício, pois um corpo forte e saudável é mais bonito. Tento experimentar coisas diferentes, treinos de resistência, boxe, pilates. Recentemente descobri o yoga, que além dos benefícios físicos também é ótimo para mente.

Terra - Quais conselhos você daria para as iniciantes?
RHW - Acho essencial ter sempre em mente quem você é, lembrar o que considera certo e errado e saber o que a deixa desconfortável. É importante estar rodeada por um bom agente e pessoas honestas e de sua confiança. Lembre-se que você merece ser tratada com respeito e tem vontade própria.

SPFW Verão 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

TERRA BRASIL