8 eventos ao vivo
Logo do Desfiles
Foto: terra

Desfiles

Alta-costura, iPads e "xepa fashion" no 2º dia do SPFW

Apresentações diferenciadas e tropicalismo marcam evento; dia acaba em clima de fim de feira com venda de peças de Lagerfeld para Riachuelo

27 abr 2016
09h56
atualizado às 13h10
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Se o segundo dia da 41ª edição do São Paulo Fashion Week começou numa suntuosa casa do Jardim Europa, com o desfile de Paula Raia, terminou como se fosse uma feira popular, com os convidados avançando sobre as araras das peças criadas por Karl Lagerfeld para a Riachuelo, como uma verdadeira xepa fashion.

No meio disso tudo, teve ainda a Osklen que resolveu mostrar suas idéias de verão em araras e iPads e a ViX, de moda praia, que fez sua estréia no evento com modelos se apresentando em blocos em meio a folhas de palmeiras. O tom tropical marcou ainda algumas coleções, além de cores ensolaradas, que vão de laranja a arroxeados, passando por tonalidades que se misturam em céus ao entardecer: rosas, lilases e esverdeados.

Foi um dia longo, com nove desfiles, que apontam alguns caminhos para o verão 2017 ou para antes, se as coleções seguirem a linha See Now, Buy Now (Veja Agora, Compre Agora). Confira o que as grifes que propuseram no 2º dia de desfiles:

Alta-costura

O dia começou na casa da estilista Paula Raia, no Jardim América, onde há algumas temporadas apresenta sua coleção. Com o tema Tempo, criou peças leves, com transparências sutis e muita delicadeza. Pétalas aplicadas nos longos, com saias mais amplas, mas estruturadas, pregas religiosas (horizontais), tecidos nobres e raros, cores que vão do branco a terrosos claros. Minibotões e minipérolas delicadas fazem a gente acreditar que temos uma alta-costura nacional que não fica atrás das grandes marcas internacionais.

O minucioso trabalho de Paula Raia pode ser comparado a alta-costura
O minucioso trabalho de Paula Raia pode ser comparado a alta-costura
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Desfile em iPad?

Desfile apenas com as roupas em araras e Ipads? Sim, há novas formas de mostrar coleções além das passarelas. Foi isso que a Osklen fez em uma de suas lojas em São Paulo. Dividida em três blocos, a proposta da Osklen foi trazer o bloco de linho amassado, bem ao encontro do conforto em que as grifes estão apostando, os neoprenes bordados com cristais, tecido que a grife de OskarMetsvath sempre usou e agora sofistica mais, e os lenços. Nesta última, as opções são fazer amarrações, caftãs, saias, macacões e o que quiser. Para entender, fotos exibidas nos iPads mostravam as peças vestidas. Mais uma viagem de Oskar Metsavaht, agora para a ilha fictícia de Monbupurih, onde natureza e tecnologia convivem pacificamente.

Osklen fez apresentação em sua loja, com roupas em araras e fotos em iPads
Osklen fez apresentação em sua loja, com roupas em araras e fotos em iPads
Foto: Divulgação

Outra viagem

A Vix, da estilista Paula Hermanny, estreou em passarelas brasileiras com apresentação em que os convidados ficavam ao lado de um corredor armado com palmeiras e folhas, enquanto as modelos em blocos entravam e se revezavam na frente, para as fotos. A criadora do biquíni que empina bumbum escolheu não mostrar o modelo nesta apresentação, mas foi além de roupas de banho. 

Inspirada no Sul da Ásia, a estilista lançou aqui a coleção resort, para férias, que pode ser comprada imediatamente, sem precisar esperar a próxima estação chegar. Com clientes como Gisele Bündchen, Grazi Massafera, Kate Middleton, Giovanna Ewbank, teve, claro, os biquínis com tops mais fechados, as hot pants com tiras laterais, os maiôs superdecotados, em tons terrosos, puxados para o vermelho ou com estampas de animais. Mas as peças desejáveis vieram em formas dos vestidos com estampas étnicas ou geométricas, em várias cores, com barras assimétricas, dos macacões frouxinhos, das blusas de mangas amplas, das pantalonas, Tudo chique e elegante e pronto para por na mala e embarcar para a viagem dos sonhos.

A ViX, de Paula Hermanny, vai além dos maiôs e biquínis e mostra peças da coleção resort, como esse vestido desfilado por Bruna Tenório
A ViX, de Paula Hermanny, vai além dos maiôs e biquínis e mostra peças da coleção resort, como esse vestido desfilado por Bruna Tenório
Foto: AgNews

Cores, ação

A Lolitta trouxe uma coleção iluminada e colorida para seu verão 2017. A estilista Lolita Hannud é especialista em tricô, principalmente naquelas faixas de elastano que modelam o corpo das mulheres peças de estilo bandage, justas ao corpo. Já faz um tempo que ela está ampliando a silhueta, em alguns looks. Desta vez, não foi diferente. Com inspiração nas cores, o resultado foi lindo, leve e vibrante.

O desfile foi aberto com produção branco, de vestido mídi em trama mais aberta e maxicolete. As mesmas peças finalizaram a apresentação em laranja, o tom da passarela de acrílico. Entre elas, uma profusão de vestidos com faixas verticais e horizontais, ora com esferas de acrílico arrematando nesgas verticais e torcidas, ora com laços unindo as faixas de tricô com elastano. Se a inspiração foram as cores, elas não faltaram. Variações de pink, amarelo, laranja, vermelhos, nudes, verdes e azuis passaram pela passarela. A geometria esteve presente nas listras mais largas ou mais finas, trabalhadas em “ton sur ton” e degradês.

Especialista em tricô, Lolitta estudou o efeito das cores criar seu verão 2017
Especialista em tricô, Lolitta estudou o efeito das cores criar seu verão 2017
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Indochina é aqui  

A estilista Adriana Degreas se inspirou na Indochina francesa para fazer sua moda praia extremamente sensual e elegante. Se quimonos e calças tipos samurais apareciam em looks, ideias inusitadas serviam como a parte de cima dos biquínis. Uma delas era o sutiã de cones de acrílico de tartaruga, ou até as argolas do mesmo material que finalizavam calcinha e sutiã.

Pode ser difícil ir ao mar com tops de plástico, folhinhas cobrindo o bico dos seios, hot pants com transparências ou com enfeites que lembram ouriços do mar, mas uma coisa é certa, coleção de Adriana Degreas dá vontade de usar. É tão elegante e sofisticada que parece supernatural, mesmo com o jogo de esconde e mostra os seios.

Adriana Degreas se inspira na Indochina com coleção sensual e elegante
Adriana Degreas se inspira na Indochina com coleção sensual e elegante
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Clichês havaianos

A estreante A.Brand, que tem 13 anos de vida, fez um desfile com hibiscos, folhagens e flores tropicais maximizadas, remetendo ao Havaí e às suas cores ensolaradas. Sob o comando de Ana Claudia Dias, o conforto veio por meio de silhuetas mais amplas e alongadas em tonalidades como laranja, amarelo e rosa, ao lado dos apastelados salmão, verde e azul.

Como o material de divulgação explica, são clichês havaianos que podem fazer parte de um ideal de paraíso. Entre as tendências, peças que remetem aos pijamas, além de saias plissadas e camisas em várias proporções.

A estreante A.Brand faz referências ao Havaí com coleção florida e ensolarada
A estreante A.Brand faz referências ao Havaí com coleção florida e ensolarada
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Largadinho gostoso

Juliana Jabour tem em seu DNA a modelagem esportiva para as garotas que gostam de conforto associado aos streetwear. Não foi diferente nesta coleção que remetem às referências surfistas dos anos 80 e 90. Com looks largadinhos, soltinhos, a estilista trouxe saias com pontas, como lenços, jaquetas frouxas, sobreposições, calças oversize e cores apasteladas, ao lado de peças com tramas teladas e estampas que remetem a velas e ao mar californiano. Anote aí, mais uma que mostrou saias plissadas, aqui em tecido metalizado.

Moda confortável e jovem, com ar dos anos 80 no desfile de Juliana Jabour
Moda confortável e jovem, com ar dos anos 80 no desfile de Juliana Jabour
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Brasil, brasileiro

A mensagem à crise política brasileira dada por Patricia Bonaldi para sua grife PatBo veio em forma de tropicalismo exacerbado, com estampas de folhagens de diferentes cores e tamanho, imagens que também eram aplicadas sobre tule em recortes de couro. Destaque para as meias-calças que chegavam até os joelhos e recebiam aplicações de bordados também com os temais tropicais. Chique e divertido.

Nessa vibe nacionalista, a estilista mineira coloca ainda a bandeira brasileira, tão vista nas manifestações recentes, como enfeite em várias peças, de forma delicada, como uma etiqueta. Os  bordados, carro-chefe da marca, não faltam. Aparecem para dar relevo ou certo brilho a algumas peças. E anote mais uma tendência: brincos grandes e coloridos. Vai pegar.

PatBo traz elementos tropicais brasileiros para lembrar o momento pelo qual o país passa
PatBo traz elementos tropicais brasileiros para lembrar o momento pelo qual o país passa
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

Fim de feira

O lançamento da coleção-cápsula de Karl Lagerfeld para a Riachuelo causou frisson na plateia, quando ao fim do desfile, capitaneado por Isabeli Fontana, araras e mais araras das peças criadas pelo alemão foram colocadas na passarela para venda imediata. O clima era de fim de feira. Todo mundo queria aproveitar a oportunidade para comprar uma das peças que custam entre R$ 39,90 e R$ 399,90.

No fim do desfile, convidados puderam comprar as peças, que chegam nesta quarta-feira às lojas Riachuelo
No fim do desfile, convidados puderam comprar as peças, que chegam nesta quarta-feira às lojas Riachuelo
Foto: Francisco Cepeda / AgNews

São calças, camisas, paletós, camiseta, bolsas, capas de celulares e de tabletes, golas postiças, colares de correntes, meias com pedras, que remetem ao estilo de se vestir do próprio criador. Quem quiser uma delas, a partir desta quarta-feira (27) estarão disponíveis nas lojas da rede fast fashion.  

Isabeli Fontana abre desfile de Karl Lagerfeld para Riachuelo com projeção da vista do Museu de Srte Contemporânea do Rio, desenhado por Oscar Niemeyer
Isabeli Fontana abre desfile de Karl Lagerfeld para Riachuelo com projeção da vista do Museu de Srte Contemporânea do Rio, desenhado por Oscar Niemeyer
Foto: Francisco Cepeda / AgNews
Biquínis luxuosos marcam alguns desfiles da SPFW

 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade