PUBLICIDADE

Artesã emociona Lino Villaventura em desfile na periferia de SP

1 nov 2013 - 15h05
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Na 36ª edição do SPFW, Lino Villaventura levou sua coleção de inverno 2014 para além das passarelas do evento de moda mais importante da América Latina. Nesta sexta-feira (01), o estilista apresentou seus famosos bordados para crianças e para a comunidade do entorno do CEU Casa Blanca, na Vila das Belezas, região periférica de São Paulo. Ele também se emocionou com a curiosidade de uma artesã e moradora do bairro e foi pego de surpresa com as perguntas dos alunos que estavam atentos ao desfile. À vontade, Villaventura respondeu todas as dúvidas que vieram da plateia: 

- Maria Cecília de Lourdes, de 79 anos, artesã: eu sempre procuro colocar uma aplicação nos meus panos de prato, fazer peças diferentes das que vejo nas feiras. Como você faz para não correr o risco de copiar outros artistas?

Lino Villaventura: Eu sempre procurei imprimir minha identidade nos trabalhos que apresento, e para eu e você conseguirmos mostrar nossa identidade, precisamos ter segurança e conhecimento do que estamos fazendo.

- Vitória Lauanda, 11 anos, sonha em ser estilista: Por que as modelos estão com o cabelo bagunçado?

Lino Villaventura: eu quis dar um ar renascentista para esta coleção. Na época se usava cabelos crespos e presos.

- Joyce Gonçalves, 13 anos, sonha em ser modelo: Por que as modelos são tão altas e andam curvadas? As menores não podem ser modelo?

Lino Villaventura: as mulheres mais altas mostram mais as roupas e as menores se saem melhor na fotografia, não na passarela. É um efeito cênico, a criação do estilista aparece mais nas pessoas mais altas. Baixinhos como eu podem fazer outros trabalhos importantes.

Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, acompanhou tudo de perto. Para ele, as perguntas feitas ao estilista demonstram o interesse real das pessoas. “Um dos pilares da semana de moda de São Paulo é a educação, é fazer o público entender que moda é algo mais complexo do que apenas uma coleção de roupa”. Lino Villaventura quis deixar claro que as crianças precisam saber que existem outras funções muito importantes no mundo fashion. “Não seria ninguém sem um bom costureiro, por exemplo. Sucesso não é sair em revista, e sim poder trabalhar bastante”.

Imprensa local

Munidos com tablets e câmeras fotográficas, um grupo de alunos faz a cobertura de tudo o que acontece no CEU Casa Blanca e depois grava um programa para a rádio da escola. Os estudantes quiseram antecipar as novas tendências do ilustre convidado. “Tendência é vestir o que a gente gosta e ser feliz”, enfatizou o estilista.

Terra transmite desfiles do SPFW

Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/spfw/desfiles/fotos/ " href="http://moda.terra.com.br/spfw/desfiles/fotos/ ">SPFW inverno 2014</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade