PUBLICIDADE

Confira 11 tendências para o verão 2015 desfiladas no SPFW

Trench coat, metais de prata, saias com volume na barra, estampas florais e geométricas e muita trama são algumas promessas

7 abr 2014 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

As tendências do verão 2015 foram tramadas nos últimos cinco dias durante os desfiles da 37ª edição do São Paulo Fashion Week. E a palavra derivada de trama não foi aleatória. Afinal vazados, tressês, redes e telas estão entre as principais propostas vistas nos 33 desfiles do evento no Parque Cândido Portinari.

Transparência, saias-lápis, cores fortes, franjas, pitadas de preto e de branco, estampas supercoloridas, flores, bordados. Dá para falar que os desfiles terminaram quentes, inclusive com principio de incêndio no ar-condicionado da sala de imprensa no último dia, que fez com que os jornalistas, inclusive eu, saíssem correndo ao ver faíscas subirem em direção à cobertura de plástico da tenda onde foi armada a estrutura do evento. Tudo controlado a tempo, ufa!

Com o tema Moda e Arte, alguns estilistas levaram o mote ao pé da letra, como Ronaldo Fraga se inspirando em Cândido Portinari, e a Osklen, que fez uma apresentação apenas nas araras de seu showroom homenageando o Museu de Inhotim, em Minas.

Protestos nas passarelas ocorreram no primeiro e no último dia. Alberto Hiar, da Cavalera, lançou no primeiro dia seu manifesto #AquiJaz, com cruzes brancas tendo palavras inscritas, para pedir mudanças. No último dia, a Ellus colocou no final a top Laís Ribeiro e Lea T. com camiseta e os dizeres “Abaixo Este Brasil Atrasado”.

Teve desfile fora do local oficial, fazendo gente correr para não se atrasar, teve Gisele Bündchen, sob os olhares do marido da musa Tom Brady, e ao lado na passarela de Sean O'Pry, modelo número 1 do mundo. Teve também teve Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo e Candice Swanepoel.

Tiveram colares impressos em 3D, como os vistos e Pedro Lourenço, e tiveram modelos com tornozeleiras, no Lino Villaventura. E, sim, tiveram muitas tendências. Vamos a 11 delas abaixo:

Trama de verão

Os tecidos telados, com vazados grandes e pequenos para deixar a pele à mostra, aparecem em vários materiais: látex, ráfia, palha, tricô, crochê, tressê de tecidos, fios tecnológicos. 

Saia de saia

A peça vai invadir o verão, principalmente aquelas que descem retas e ganham mais volume na barra, por conta de babados, pregas e franzidos, uma versão da chamada saia trompete no comprimento mídi, logo abaixo dos joelhos, como a saia desfilada por Gisele Bündchen na primeira entrada da Colcci. Mas a saia-lápis também vem forte, modelo que aparece também em vestidos. E para quem gosta de volumes, as mídi franzidas, evasês e godês deram as caras. A inspiração principal vem dos anos 50 e 70.

Top, top, top

O povo da moda fala top o que se chama também de blusa. É que a palavra “top” abrange não só os modelos de peça que substituem a lingerie, mas outras que aparecem mais curtas e, para o verão, também mais largas e estruturadas. De materiais mais pesados ou com modelagem específica, fazem o dorso ganhar força no look, seja valorizando e ampliando a região dos ombros, seja nos modelos cropped, deixando a barriga à mostra.

Casacos

Pode parecer maluquice, mas muitos estilistas desfilaram trench-coats. Sim, para o verão. Os materiais são mais leves, ou não. E podem aparecer com vazados, telados, com brilho e até de látex, como fez Herchcovitch.

É Prata

Os metalizados continuam em alta e agora o metal da vez é a prata. Até para homens. Pode apostar no tom.

Fina estampa

As flores estão fortes, desde delicadas até enormes, mas também peixes, balões, fotos, folhas... Os geométricos continuam a estampar o verão, mas não necessariamente bicolor. A maioria explodindo em cores fortes. Pode apostar.

Cartela de cores

Muitas grifes têm colocado nome de frutas nas cores. Assim temos tangerina, limão, maçã, jabuticaba, lichia etc. Ou seja, verde, azul, amarelo, pink, laranja, vermelho, com pitadas de marrom, arroxeados e terrosos. Branco e preto não faltam, assim como um pouco de cinza.

Brilhante

O brilho não falta, seja pelos metalizados, que também ganham outras cores, como azul, verde, rosa, seja pelos paetês e tecidos tecnológicos, que acabam parecendo até molhados. Plastificados também conferem brilho extra.

Sensualidade

Aqui entram as transparências, os decotões, as fendas e as rendas. Tudo que sempre tem nos desfiles e que se vê também fora das passarelas, às vezes de forma exagerada. Nesse quesito entram ainda as lingeries, como sutiãs aparecendo ou tops que lembram a peça, em formato mais pontudo, com referência nos anos 50 e 60.

Pés e mãos

Sapatos com cores e estampas apareceram, assim como os de salto de acrílico, grandes e poderosos. Alguns com fitas amarradas e até franjas (detalhes que também foram vistos nas roupas). As bolsas não vêm grandes, algumas até minúsculas como a de Pedro Lourenço, que na verdade era capa de celular com alcinha.

Orelha e pescoço

Maxibrincos mantém-se como o acessório do momento, alguns maxicolares deram pinta na passarela, como os de Pedro Lourenço feitos em impressora 3D, a tecnologia do momento. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade