PUBLICIDADE

No vôlei ou tomando sorvete: modelos contam como foram descobertas

No SPFW, modelos relembram como foram recrutadas no início da carreira

1 nov 2013 10h23
| atualizado às 10h24
ver comentários
Publicidade

Elas vêm de diversas partes do País, sempre com traços semelhantes, como altura acima de 1,75 m, quadris até 90 cm, pernas longas e rosto "clean". Os responsáveis pelo "recrutamento" das new faces e até das que se tornam top model um dia são conhecidos como scouters e fazem o trabalho em diversos lugares. Entre as modelos que estão desfilando no SPFW, algumas foram descobertas em testes, mas outras em momentos em que nem esperavam: no colégio, na praia, em shows e até tomando sorvete na rua ou jogando vôlei.

Ana Carla Vanini, por exemplo, era jogadora profissional de vôlei e havia decidido dar um tempo na carreira de atleta, quando a treinadora a indicou a um concurso de beleza em Florianópolis, capital de Santa Catarina. "Participei do Menina Fantástica, fiquei em quarto lugar e comecei a modelar, mas jogo vôlei até hoje", contou. Já Dani Witt estava tomando sorvete com um antigo namorado quando foi parada por um olheiro: "ele me perguntou se eu queria ser modelo e eu disse que não. Mas depois ficou insistindo e acabei começando", disse.

A modelo Juliana Mende também foi descoberta ao acaso, durante um show do aniversário da cidade de Curitiba, no Paraná. "Eu já estava querendo e fui", contou ela sobre a reação após o convite. A modelo argentina Magda Laguinge tinha 13 anos quando foi abordada durante um passeio na praia, mas negou a proposta. "Ele entrou em contato comigo de novo quando eu estava com 17 anos e comecei a trabalhar como modelo", afirmou.

Flávia Lucini sempre sonhou em ser dentista, mas a mãe deixou uma foto 3x4 da modelo em uma agência na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná. Ela vivia em uma vila de imigrantes italianos de 300 habitantes, Barra Grande, e não era nada ligada em moda. Um dia, recebeu uma ligação e decidiu arriscar: "fui para Londres com uma mala de roupas e outra de bonecas", lembrou. Na época, Flávia estava com apenas 15 anos.

Entre as entrevistadas, algumas contaram que fizeram testes por curiosidade ou estavam apenas acompanhando alguém. É o caso de Simone Carvalho, Rebecca Gobbi e Paola Rahmeier. Simone estava visitando a irmã em São Paulo e soube de uma seleção de modelos: "fui ver como funcionava". Quando recebeu convite para trabalhar em Nova York, porém, não pensou duas vezes e viajou aos 15 anos. Já Paola, aos 11, foi acompanhar uma amiga que queria ser modelo a um teste. "Meu tio, que morreu uma semana depois, me incentivou muito e fui também por ele", lembrou. "Com 15 anos já estava viajando para modelar", disse. No caso de Rebecca, era o irmão que tinha o sonho de modelar. Ela o acompanhou em uma seleção e foi contratada pela agência.

Mas é claro que a carreira na moda não caiu de repente na vida de todas as modelos. Letícia Lamb, por exemplo, procurou um concurso de beleza anunciado no jornal, porque tinha vontade de ser modelo. Milena Golfetto e Anna Herrera foram vistas no colégio, onde receberam convite de uma agência. Elas fizeram testes em São Paulo para modelar e passaram. "Esperei um ano e meio e, aos 16, comecei a viajar", disse Anna. Karla Corrêa fez curso de manequim e, ao final do estudo, as alunas viajaram para conhecer agências em São Paulo. "Passei em todas e, três meses depois de estar morando em São Paulo, viajei para o Japão, foi maravilhoso", disse.

Terra transmite desfiles do SPFW
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/infograficos/spfw-inverno-2014-n1/" href="http://moda.terra.com.br/infograficos/spfw-inverno-2014-n1/">SPFW 2014: Vote na n° 1 do SPFW Inverno 2014</a>

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/infograficos/spfw-inverno-2014-n1/" href="http://moda.terra.com.br/infograficos/spfw-inverno-2014-n1/">SPFW 2014: Vote na n° 1 do SPFW Inverno 2014</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade