publicidade
23 de janeiro de 2012 • 22h47 • atualizado às 22h55

Carolina Ferraz e tops apresentam maquiagens em desfile na SPFW

Carolina Ferraz participa de desfile da O Boticário
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
 
Juliana Crem
Direto de São Paulo

Com a presença de modelos VIPs na passarela, como Vivi Orth, Lais Ribeiro, Marcelle Bittar, Ana Claudia Michels e Fernanda Tavares, a grife de cosméticos O Boticário desfilou sua nova linha de maquiagem na SPFW. Batizada de Fashion Collection, a coleção foi desenvolvida em parceria com o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto e teve uma presença "surpresa" na passarela, na noite desta segunda-feira (23): a atriz global Carolina Ferraz.

Galeria de fotos: Veja os melhores momentos da SPFW
Infográfico: Quem deve ser a número 1 da passarela da SPFW?

Com cabelos presos em coques altos e laterais, o look da passarela foi inspirado no filme de ficção científica Blade Runner (1982) e o maquiador comentou a influência refletida nos olhos e na boca. "Antes era cafona contornar a boca, mas quero sinalizar que a boca perfeita está na moda e o lábio colorido precisa ter um acabamento perfeito, mesmo no nude", contou Torquatto no backstage do desfile, indicando como seria o make da passarela.

Nos olhos, a sombra foi molhada para criar um efeito gráfico. "Na vida real acho que a mulher quer transparência na maquiagem. Até porque o grafismo não é para todo mundo o tempo todo", explicou o maquiador, que disse gostar de olhos delineados de maneira mais arredondada. "A mulher da passarela do Boticário é uma 'heroína retrô futurística' com pegada meio anos 40", sintetizou.

Fernanda Tavares abriu o desfile. As modelos usaram trajes com cores neutras e corte assimétrico, formando geometrias que não brigavam com o make, destaque do evento. Os brilhos surgiram em alguns looks nos trajes e também na maquiagem, já que a boca vermelha recebeu acabamento vitrificado, outra cor de bronze combinou com a pele iluminada e muitos delineadores dourado e prateado foram usados para marcar o olhar.

Na boca de cena, imagens da campanha da grife eram mostradas enquanto as modelos entravam na passarela, representando as seis capitais mundiais da moda: Paris, NY, Londres, Milão, Tóquio e São Paulo, mostrando detalhes da maquiagem que não seriam perceptíveis apenas no rosto das modelos. As cenas foram gravadas em hotéis para dar a ideia da mulher sensual e "viajante". Ao som de música com batida eletrônica, as modelos caminharam compassada e elegantemente pela passarela, parando na frente dos fotógrafos e posando com as mãos no rosto para mostrar os esmaltes da nova coleção em unhas postiças longuíssimas.

Carolina Ferraz encerrou o desfile ao som de aplausos e sorriu para o público. Ela usava maquiagem iluminada, puxando para o dourado, tendência da temporada outono-inverno 2012, e um vestido brilhante sem mangas. Fernando Torquatto e Andrea Motta, representante da grife, finalizaram ao desfile ao som de chamadas de aeroporto, de mãos dadas com Fernanda Tavares e a atriz, confirmando que a mulher idealizada pela grife é moderna, descolada e bastante sofisticada no caminhar, vestir e agir e transmite pelo make sua identidade para o mundo.

São Paulo Fashion Week
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, acontece entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Algumas grifes decidiram apresentar suas coleções em locais externos da cidade, como Cavalera, Neon, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço.

Terra