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Profissão blogueira: fashionistas disputam espaço no SPFW

Blogueiras nunca tiveram tanto espaço no SPFW quanto agora

21 mar 2013
09h18
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Os blogs de moda já não são mais novidade na Internet, mas as blogueiras nunca tiveram - e ocuparam - tanto espaço quanto nas últimas edições do São Paulo Fashion Week. No SPFW verão 2014, que vai até a próxima sexta-feira (22), dezenas de fashionistas disputam espaço nos corredores da Bienal para conseguir tirar as melhores fotos dos looks que consideram promissores, em uma competição por um mercado que não para de crescer. 

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Enquanto as pioneiras têm status de mídia profissional e são convidadas a assistirem a vários desfiles concorridos, a maioria das novas blogueiras precisa enfrentar longas filas por um convite, que muitas vezes não vem. A credencial de imprensa dá acesso ao evento, mas não é garantia de um assento na apresentação das coleções e, por isso, muitas recorrem ao público para tirar as melhores "sacadas" de suas coberturas opinativas. 

Não à toa, quem percorre os corredores do SPFW se depara com um número sem fim de mulheres (em sua maioria) praticamente "armadas" com suas máquinas fotográficas à tira colo, penduradas como se fossem um acessório para o "look do dia". Por isso, não estranhe se avistar jovens se agachando para fotografar sapatos alheios, e outras tantas tirando fotos de si mesmas em frente a espelhos.   

Foco
Com tanta concorrência, o segredo é buscar um diferencial, como fez a estudante de moda Luiza de Moraes Corrêa, do blog Luiza Wonderland, que dá preferência às peças de inspiração retrô. "O meu foco são as jovens com idades entre 18 e 25 anos que gostam de fazer compras em brechós", explicou Luiza, que tenta levar ao ar posts com dicas sobre onde encontrar peças descoladas em Guarulhos (Grande São Paulo), sua cidade de origem. 

Já a estudante de moda Fernanda Minillo frenquenta o SPFW sempre em busca de peças com inspiração rock 'n' roll, já que seu público é segmentado entre as fashionistas "rockers". Há três anos no "mercado", ela e a amiga Ligia Simão estão unindo outras blogueiras para lançar uma rede de blogs com foco em moda e beleza. "Tem mercado para todo mundo", dizem.  

Se por um lado o trabalho das blogueiras é fotografar e opinar sobre as tendências da estação, por outro, elas também acabam sendo alvo do mesmo universo a que pertencem.

Preparadas para serem "vistas", as blogueiras catarinenses Manoella Deschamps e Rochele Lunkes prepararam com antecedência as malas que trariam à semana de moda, da qual participam pela primeira vez. "Trouxe uma mala enorme e paguei excesso de bagagem", admitiu Manoella, que disse ter colocado na mala todas as peças que sabia que poderia querer usar. "O público que acessa o nosso blog pede para ver os looks que a gente escolheu para acompanhar os desfiles, então já planejei a roupa para cada dia", revelou Rochelle, ambas do blog Bubble Up, que tem três anos. 

Segundo as blogueiras, o perfil pessoal e opinativo é o que atrai os cliques. "As pessoas procuram blogs de pessoas com os quais se identifiquem e se inspiram", afirmou. 

<p>Blogueiras fotografam looks que consideram interessantes nos corredores do evento</p>
Blogueiras fotografam looks que consideram interessantes nos corredores do evento
Foto: Bruno Santos / Terra

Regionalismo
Filtrar o que é apresentado nas passarelas de outras capitais e levar as coleções para a realidade das moradoras do Ceará é o desafio da publicitária Ligia Nottingham, autora do blog Catwalk Show.

Ela, que já cobriu outras semanas de moda pelo mundo e acompanha esta edição do São Paulo Fashion Week, conta que o calor de Fortaleza é um obstáculo para que várias peças de inverno façam sucesso no Estado, mas nem por isso as tendências ficam de fora da realidade das mulheres do Nordeste.

"Eu pesquiso muito sobre os estilistas antes de entrevistá-los e tento levar para o blog apenas tendências que vão funcionar para o Ceará. O Estado se inspira muito em São Paulo, então o meu desafio é mostrar como usar lá algumas peças que fazem sucesso por aqui. Por exemplo, uma calça de couro não pega lá, mas uma saia sim", explica a blogueira, que calcula receber cerca de 53 mil acessos por mês e foca no público das classes A e B. "Quem quer atingir todo mundo acaba atingindo menos gente", ensina.

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SPFW Verão 2014
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de verão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW.

Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.

Fonte: Terra
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