3 eventos ao vivo
Logo do Bastidores
Foto: terra

Bastidores

Não é a Gi! Descobridor de Gisele elege mais bonita do mundo

Dillson Stein, descobridor de Gisele Bündchen e também de Alessandra Ambrósio e de Carol Trentini, fala sobre a profissão e as qualidades para se transformar numa modelo famosa. Ah, ele também responde quem é a modelo mais bela

13 abr 2015
12h39
atualizado em 23/4/2015 às 16h21
  • separator
  • comentários

O descobridor de modelos Dilson Stein é incansável. Há 30 anos no ramo, continua a realizar workshops país afora para interessados em seguir a carreira. Já saíram de seus encontros, chamados New Models Weekend, cerca de 7 mil meninos e meninas de 8 a 25 anos com potencial de virar um ícone da moda .

Isso já é um número mais do que exponencial, mas os olhos afiados deste gaúcho de Horizontina foi o responsável pela maior descoberta no mundo fashion dos últimos 20 anos. Nada menos que Gisele Bündchen , nascida na mesma cidade e que participou de um de seus eventos para formação de modelos ao lado de outras duas irmãs, incluindo a gêmea Patrícia, quando tinha 13 anos.

Siga Terra Estilo no Twitter

Gisele Bündchen desfilando no Projeto Dilson Steins no ano de 1994
Gisele Bündchen desfilando no Projeto Dilson Steins no ano de 1994
Foto: Reprodução

“Gisele demonstrou desde o início que nasceu para ser modelo”, contou. Não contente com essa descoberta, ele guiou rumo às passarelas nacionais e internacionais outras beldades incontestáveis. Alessandra Ambrósio e Carol Trentini estão entre os nomes. Quando perguntado qual a modelo mais bonita do mundo, ele não titubeia e a resposta é... Ah, não vamos revelar aqui no começo da reportagem. A resposta está lá no fim, mas já adiantamos. Não, não é Gisele.

O trabalho da empresa Dilson Stein New Models, que começou nos anos 80, quando a carreira de modelo era ainda incipiente no Brasil,  é informar, preparar e dar a oportunidade para que jovens, com talento e com o sonho de tentar a carreira de modelo, sejam avaliados pelas melhores agências de modelos do Brasil que atuam no mercado nacional e internacional.

Os jovens são procurados por olheiros em todo o Brasil e também podem se inscrever nos encontros realizados em várias cidades no Brasil. Uma equipe promove as etapas presenciais: Selection, Meeting e Training. Os selecionados são apresentados às agências durante o New Models Weekend, um evento fechado. “Não é um concurso onde existe um vencedor. Produzimos este evento em diversas capitais do Brasil, porém o mais constante é em São Paulo”.

Gisele Bündchen e Dilson Stein durante uma das etapas do curso de modelos Dilson Stein
Gisele Bündchen e Dilson Stein durante uma das etapas do curso de modelos Dilson Stein
Foto: Reprodução

Em entrevista exclusiva ao Terra , Dilson dá dicas para quem quer seguir a carreira, avisa que é preciso muito trabalho e determinação e fala de novos talentos que podem chegar a brilhar quase como uma Gisele. Confira trechos:

Terra - Como você descobriu a Gisele Bundchen? E o que mais chamou sua atenção quando a viu?

Dilson Stein - Quando coloquei o olho na Gisele fiquei impressionado com a beleza dela, com a estrutura, os traços, a altura. E aos poucos também fui conhecendo sua personalidade e percebi que poderia ser uma das melhores do mundo. Ter descoberto a Gisele foi o fato mais marcante no meu trabalho nestes mais de 30 anos e seu sucesso também trouxe muita visibilidade e credibilidade.

Gisele Bündchen e Dilson Stein durante evento de lançamento da linha de sandálias Grendene Gisele Bündchen
Gisele Bündchen e Dilson Stein durante evento de lançamento da linha de sandálias Grendene Gisele Bündchen
Foto: Reprodução

Terra - Ela tem uma irmã gêmea. Na época, a diferença já era marcante?

Dilson Stein - Gisele e Patrícia (irmã gêmea) participaram de um workshop do projeto que desenvolvi na época chamado de Projeto Modelo, que realizei em Horizontina. A diferença entre Gisele e Patrícia estava mais ligada à personalidade, pois elas eram fisicamente muito parecidas, porém a Gisele demonstrou desde o início que “nasceu” para ser modelo.

Terra - Foi você que a trouxe para São Paulo?

Dilson Stein - Gisele, sua mãe e duas irmãs viajaram para São Paulo, com os demais participantes do Projeto Modelo para participar de palestras e serem avaliadas pelas agências de modelos que eram minhas parceiras. A mãe foi favorável à viagem e à tentativa da filha de seguir nesta carreira, mas o pai foi muito reativo e ainda tinha uma desconfiança muito grande sobre este mercado e a profissão modelo. Depois que percebeu que se tratava de um trabalho sério, acabou apoiando e sendo um dos pilares para a construção da carreira da filha.

Dilson conta que descobriu Gisele quando ela tinha 13 anos, na cidade de Horizontina (RS)
Dilson conta que descobriu Gisele quando ela tinha 13 anos, na cidade de Horizontina (RS)
Foto: Reprodução

Terra - Você imaginava que Gisele podia chegar aonde chegou? Além da beleza, o que ela tem a mais que as outras?

Dilson Stein - Imaginava sim, pois além do talento para ser modelo, Gisele tem uma personalidade muito forte, muita atitude e muito profissionalismo. Também tem uma estrela muito grande, que nasceu com ela, e com certeza a ajuda a se manter sempre no topo.

Gisele Bundchen no SPFW: <a   data-cke-saved-href= Gisele Bundchen no SPFW: desfiles que a top participou

Terra - Você conheceu a Alessandra Ambrósio aos 11 anos. Como isso se deu?

Dilson Stein - A Alessandra foi descoberta durante um trabalho realizado em Erechim (RS), sua cidade natal. Na época fui para Erechim para ministrar um dos cursos do Projeto Modelo e a Alessandra participou, ela tinha apenas 11 anos. Fiquei impressionado com a beleza dela. Foi outra menina que apostei desde o início e acompanhei durante quatro anos, até ela ter idade para morar em São Paulo. Acreditei no potencial dela desde o princípio e a considero uma das mulheres mais belas do mundo.

Alessandra foi descoberta por Dilson quando a modelo tinha apenas 11 anos
Alessandra foi descoberta por Dilson quando a modelo tinha apenas 11 anos
Foto: Tim P. Whitby / Getty Images

Terra - Carol Trentini é outra descoberta sua. Conte isso aconteceu e qual foi e a reação dela?

Dilson Stein - A Carol foi descoberta durante um trabalho realizado por minha equipe na cidade dela, em Panambi (RS) em 2001. Um dos integrantes de minha equipe, Luciano Macuglia, estava andando pelo centro da cidade quando viu a Carol e a mãe. Ele abordou as duas e as convidou para conhecer o nosso trabalho e Carol acabou participando.  A história da Carol é muito interessante. Ela é de uma família humilde, participou do curso do Projeto Modelo e a próxima etapa era a viagem para São Paulo, mas a mãe não tinha condições financeiras para levá-la. Acabou vendendo uma rifa em sua cidade para arrecadar o dinheiro necessário para viajar e realizar seu sonho. Ela que tomou a iniciativa, não esperou ninguém dar nada de presente para ela. Sozinha, conseguiu arrecadar o dinheiro, participar do evento em São Paulo e hoje já passou de top model para ícone da moda e é considerada uma das melhores modelos do mundo!

Carol Trentini tinha 14 anos quando foi descoberta em Panambi (RS)
Carol Trentini tinha 14 anos quando foi descoberta em Panambi (RS)
Foto: Dimitrios Kambouris / Getty Images

Terra - A Bruna Linzmeyer é atriz e você também a descobriu. O que viu nela além da beleza?

Dilson Stein - Muitos não sabem, mas Bruna, que é natural de Corupá (SC), começou a carreira como modelo quando participou das etapas presenciais que minha equipe realizou em Joinville. Após quase ter desistido de participar do New Models Weekend devido à sua altura, pois se achava “baixinha” para ser modelo, minha equipe a recontatou e a incentivou a tentar a carreira de modelo. Durante sua participação no Weekend, em São Paulo, em 2010, os representantes das agências se encantaram com ela. Bruna escolheu ser representada pela Joy Model Management onde realizou diversos trabalhos como modelo comercial. Em 2011, decidiu focar sua carreira na área de atriz. Participou de cursos e fez uma preparação especial para realizar o teste para o papel da minissérie “Afinal o que querem as Mulheres” e foi aprovada. Este foi o primeiro trabalho na Rede Globo. Em pouco menos de três anos tornou-se uma grande atriz, sempre escalada para papeis de destaque na emissora. A Bruna, como grande parte das modelos de sucesso, traz dentro dela, muito claro, onde deseja chegar. Como a Gisele, tem uma espécie de “estrela”, nasceram para brilhar.

Bruna começou sua carreira como modelo mas ganhou destaque pelo seu trabalho como atriz
Bruna começou sua carreira como modelo mas ganhou destaque pelo seu trabalho como atriz
Foto: Instagram / Reprodução

Terra - Quais as diferenças entre modelos de passarela, comerciais e outros?

Dilson Stein - Existe um padrão internacional de medidas para modelo fashion, que é para passarela e campanhas de moda. As medidas ideais são no mínimo 1,75m de altura (o ideal seria entre 1,75m e um 1,80m, mas há exceções tanto para mais quanto para menos) e o quadril deve ficar entre 88 cm ou 89 cm. Para modelo comercial (fotográfica) essas medidas não são tão rigorosas. Meninos e meninos de estatura mediana e até baixas podem se tornar modelo, porém é preciso tomar alguns cuidados com as demais medidas, pois a fotografia e o vídeo podem aumentar entre 4 kg e 5 kg as medidas.

Terra - Você tem ideia de quantas modelos famosas já descobriu?

Dilson Stein - Nestes mais de 30 anos de trabalho, dei a oportunidade a milhares de jovens com talento de tentar a carreira de modelo e posso afirmar que nos últimos seis anos, pelo menos 7 mil participantes do New Models Weekend receberam a aprovação para seguir a carreira de modelo através das agências que são minhas parceiras há muitos anos.

<p>Gisele para edição de aniversário da Harpers Bazaar</p>
Gisele para edição de aniversário da Harpers Bazaar
Foto: Terry Richardson / Reprodução

Terra - O que uma menina que sonha em ser modelo tem de saber sobre a profissão e qual a importância da família nesse processo?

Dilson Stein - Sempre é preciso ficar com pé atrás, principalmente quando surgem propostas mágicas e mirabolantes. Não existe mágica neste mercado, existe trabalho! Para não cair em armadilhas é preciso pesquisar muito, buscar informações e tomar muito cuidado com propostas que prometem resultados imediatos.

- Modelo é uma profissão, e inclusive é regulamentada por lei desde a década de 80 e assim como qualquer outra existem investimentos financeiros. É preciso isso para tentar entrar na área e também para se manter em uma grande agência, investimento em material fotográfico, em cuidados com a pele e com o corpo e, principalmente, em conhecimento. Quanto mais conhecimento a modelo tiver mais opções de trabalhos irão surgir.

- O apoio e a estrutura da família e o acompanhamento dos pais são fundamentais, principalmente no início da carreira.  Se a aspirante a modelo possui uma base familiar, formada por valores éticos, com certeza, esta modelo possui maiores chances de se tornar uma profissional de sucesso.

- O glamour é uma consequência de muito trabalho! Para obter sucesso e glamour é preciso trilhar um longo caminho. A própria Gisele levou cinco anos para se tornar uma modelo reconhecida.

Terra - O que é preciso para ser uma modelo? Por quê?

Dilson Stein - Além do talento, que é uma coisa óbvia, é preciso ter atitude. Ou seja, um conjunto de habilidades como: determinação, disposição, foco em resultados e, principalmente, sempre buscar conhecimento.

Terra - É fácil ser modelo hoje? Quais os problemas que uma iniciante enfrenta?

Dilson Stein - Tem muito espaço no mercado, tanto no nacional que está em constantes mudanças, como no internacional que está sempre crescendo e as agências também estão sempre à procura de novos rostos. Acredito que um dos grandes problemas é que a maioria dos meninos e meninas que iniciam a carreira tem muitas mordomias em casa e quando vão para o mercado e começam a trabalhar precisam fazer suas próprias coisas, acabam sentindo falta da comodidade da casa dos pais. E também, aqui no Brasil, as pessoas são muito  dependentes da família, então a distância, aliada à falta de determinação, pode ser outro fator que faça com que muitos desistam da carreira.

Dilson Stein: "O glamour é uma consequência de muito trabalho! A própria Gisele levou cinco anos para se tornar uma modelo reconhecida".
Dilson Stein: "O glamour é uma consequência de muito trabalho! A própria Gisele levou cinco anos para se tornar uma modelo reconhecida".
Foto: Gui Paganini / Reprodução

Terra - A magreza de muitas meninas é criticada. O que dizer das meninas que não se alimentam direito, que parecem anoréxicas? Elas têm chances no mercado?

Dilson Stein - Existem padrões de medidas para o mercado fashion, assim como existem habilidades e conhecimentos teóricos e práticos exigidas para o desenvolvimento de qualquer outra profissão, portanto a modelo que deseja ingressar no mercado fashion deve cuidar de suas medidas, mas sempre com a orientação de profissionais da saúde habilitados. A anorexia se desenvolve quando qualquer pessoa, independentemente da profissão que decidiu seguir, não tem uma alimentação saudável e balanceada. Se uma modelo não está com a aparência saudável, as chances de ela conseguir algum trabalho diminuem bastante, pois nenhuma empresa/marca irá investir em uma campanha na qual a modelo não é condizente com os valores que a própria empresa possui e deseja transmitir aos seus clientes.

Terra - O que acha da tendência de usar modelos plus size em campanhas e desfiles?

Dilson Stein - O mercado da moda é formado por produtores, estilistas, fotógrafos etc. e os considero como artistas, que procuram sentir, experimentar e demonstrar por meio das coleções as suas próprias visões da sociedade atual. Portanto, o mercado plus size vem para desmitificar o conceito de que para ser modelo deve ser magra, alta etc. Acredito que não seja uma tendência de modelos plus size, mas sim um novo mercado que está surgindo e irá ganhar cada vez mais espaço.

Terra - Haverá outra Gisele? Das novinhas, você pode apontar alguma que pode substituir Gisele?

Dilson Stein - Gisele representa para o mundo da moda o que o Pelé representa para o futebol. Com certeza irão surgir outras grandes modelos no mundo da moda, mas dificilmente alguém que se iguale a Gisele. As novas apostas que iniciaram no caminho correto, através de meus eventos, já estão tendo um reconhecimento bacana e têm a possibilidade muito grande de se tornarem grandes top models.

Terra - Qual a modelo mais bonita do mundo?

Dilson Stein - Alessandra Ambrósio!

Confira as apostas de Dilson Stein

THAIRINE GARCIA, natural de Barão de Antonina (SP), é apontada por diversos veículos do mundo da moda como neo top, ou seja tem tudo para se tornar uma top em pouco tempo. Na última edição do Madrid Fashion Week desfilou para 12 estilistas e no São Paulo Fashion Week desfilou para 20 estilistas.

Para Dilson, Thairine tem capacidade para se tornar uma top em pouco tempo
Para Dilson, Thairine tem capacidade para se tornar uma top em pouco tempo
Foto: Instagram / Reprodução

DAIANE SODRÉ, natural de Baixa Grande (BA) ,foi apresentada ao mercado da moda em um dos eventos que realizei em Salvador em 2011. Faz parte do seleto time de modelos que estampam os catálogos da famosa grife Victoria’s Secret.

A baiana Daiane Sodré foi descoberta em 2011 e hoje está nos catálogos da Victoria's Secret
A baiana Daiane Sodré foi descoberta em 2011 e hoje está nos catálogos da Victoria's Secret
Foto: Site Dilson Stein / Reprodução

CLARICE VITKAUSKAS de Guarulhos/SP, participou da última etapa do caminho para se tornar modelo em São Paulo (SP) em 2010. Em 2014 foi destaque como uma das Top 50 Feminino do FFW.

Com apenas 17 anos, Clarice Vitkauskas já aparece no top 50 de modelos do site FFW
Com apenas 17 anos, Clarice Vitkauskas já aparece no top 50 de modelos do site FFW
Foto: Instagram / Reprodução

CRIS HERMANN, natural de Crissiumal (RS), participou do Projeto Modelo, que promovi em sua cidade e ela veio até São Paulo com as demais participantes em 2005. Com certeza a Cris é um destes casos que mostrou que a persistência é uma de suas maiores qualidades, pois apenas há três anos vem se destacando no mercado da moda e agora está em grande evidência realizando trabalhos como editoriais e capas para as revistas Vogue, Marie Claire, Elle, L’officiel, Harper’s Bazaar, Grazia França, entre outros.

Dilson coloca Cris Hermann como um exemplo de persitência, pois já vem se destacando com apenas 3 anos na profissão
Dilson coloca Cris Hermann como um exemplo de persitência, pois já vem se destacando com apenas 3 anos na profissão
Foto: Zé Takahashi - Ag. Fotosite / Reprodução

Terra transmite ao vivo SPFW Verão 2016

O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, os desfiles do São Paulo Fashion Week, entre os dias 13 e 17 de abril. A transmissão de todos os desfiles realizados no Parque Cândido Portinari, na capital paulista, está disponível inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Os usuários também podem assistir aos vídeos dos desfiles quando quiserem pelo site especial .

Entre as atrações da edição de verão de 2016 do SPFW, a mais aguardada será o desfile da Colcci na quarta-feira (15), às 20h30, quando a übermodel Gisele Bündchen deve fazer o último desfile de sua carreira, despedindo-se das passarelas .

Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade