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Gisele é a única unanimidade no egocêntrico mundinho fashion

De celebridades a anônimos, todos param para ver a top

7 nov 2014 - 09h35
(atualizado às 09h38)
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Foto: Orlando Oliveira / AgNews

Em uma sala anexa ao camarim de Gisele Bündchen no São Paulo Fashion Week, artistas e 'personalidades de mídia' se espremem à espera da chance de conseguir uma selfie com a top das tops.

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Estão lá a apresentadora em ascensão, o funkeiro do momento, a blogueira com status de celebridade e atores nem tão badalados. Além do calor, eles precisam suportar o mau humor de alguns assessores que se acham mais poderosos do que a própria modelo.

Mais tarde, nas redes sociais, lá estão as fotos exibidas como troféus. Muitos daqueles famosos fizeram legendas forjando intimidade com Gisele. Dá-lhe 'likes' e comentários.

Essa situação de bastidor reflete bem a tietagem generalizada em torno de Bündchen. Do mais anônimo ao mais conhecido, todos se rendem ao seu poder de sedução — e querem pegar carona na sua fama planetária.

Em um universo no qual a guerra de egos não tem fim, e a top de hoje pode ser a esquecida de amanhã, a gaúcha conseguiu espaço intocável e notoriedade sem data de validade.

Estilistas da Colcci dizem que Bündchen é inspiração para a marca:

No caso do SPFW, ela é a atração principal. Sua passagem pela passarela é a mais fotografada e repercutida, aqui e no exterior. Gisele contraria a máxima rodriguiana de que toda unanimidade é burra.

A aprovação da übermodel é de praticamente 100%. Não há argumento para criticá-la. A não ser que venha de outras modelos incomodadas com o protagonismo inabalável de Gisele.

Ela não é apenas um sucesso de imagem e marketing. Esse 'apenas' é inapropriado, pois a modelo já seria um fenômeno caso a repercussão de seu trabalho se limitasse ao aumento da visibilidade das marcas que a contratam.

Gisele vai além: é uma impulsionadora de vendas. E lucro maior é tudo o que uma empresa quer e precisa, especialmente no dispendioso negócio da moda e do mercado de luxo. Não basta uma garota-propaganda que insira glamour e status à marca. Faz-se essencial o estímulo do consumo.

Gisele oferece isso: a maior parte de quem compra os produtos anunciados por ela deseja — conscientemente ou não — se parecer com a top. Ou melhor: ter a ilusão de se aproximar de tudo o que a modelo representa. Beleza, elegância, sensualidade, riqueza, poder, felicidade...

Há outro aspecto interessante no 'case' Bündchen. Apesar de ser uma figura midiática quase inacessível, a modelo atrai muita atenção por seu lado mais humano: tem um casamento feliz (com um homem que representa o estereótipo do príncipe moderno), filhos criados longe da luz corrosiva dos holofotes, uma rotina doméstica baseada em conceitos de bem-estar e sustentabilidade.

Ou seja, a Gisele esposa feliz, a Gisele mãe dedicada e a Gisele dona de casa competente são uma extensão igualmente admirável da Gisele celebridade internacional. Parece esquizofrenia, mas todas essas mulheres se incorporam em uma só de maneira harmoniosa.

Isso explica o sucesso (e a ótima aceitação comercial) de Bündchen nos diferentes extratos sociais. Ela vende bem desde sandálias de poucos reais até joias de alguns milhões de dólares. Um camaleão da publicidade.

Gisele Bündchen desfila para Colcci no SPFW 2015:

Ao fim de mais um São Paulo Fashion Week começam os rumores sobre as novidades que serão apresentadas na próxima edição. E uma pergunta passa a ecoar pelos quatro cantos do mundinho fashion: será que Gisele Bündchen virá?

SPFW Inverno 2015

A edição de inverno 2015 do SPFW terá ao todo 38 desfiles, incluindo a estreia de algumas marcas mineiras e uma carioca, já que o Fashion Rio pulou a estação e volta apenas para as coleções de verão.

Prestes a completar 20 anos em 2015, o evento conta com a presença da übermodel Gisele Bündchen, que desfilou para a Colcci na terça-feira (4); e das estilistas internacionais Donatella Versace e Stella McCartney, que vieramm ao Brasil especialmente para lançar suas coleções com fast shops brasileiras.

O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, todos os desfiles do São Paulo Fashion Week realizados no Parque Cândido Portinari, entre os dias 3 e 7 de novembro. Com a parceria entre Terra e Fashion Forward (FFW), do Grupo Luminosidade, os internautas já puderam acompanhar quatro edições do SPFW e do Fashion Rio, os maiores eventos de moda do País.

Duelo de Famosas x Anônimas no SPFW Inverno 2015 Duelo de Famosas x Anônimas no SPFW Inverno 2015

SPFW Inverno 2015 - Vc Usaria? SPFW Inverno 2015 - Vc Usaria?

Fonte: Especial para Terra
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