1 evento ao vivo

"A moda sempre esteve presente na minha vida"

16 jun 2009
18h14

Rosângela EspinossiAntes mesmo de começar a escrever sobre moda, Rosângela Espinossi já compreendia o universo tão almejado pelas jovens de hoje. Aos 18 anos, com 1,73m e 50 quilos, ela exibia sua silhueta longilínea em passarelas. Nada com o glamour e cachês da época atual. Eram desfiles restritos na região do grande ABC, onde nasceu. Com curso de modelo atestado pelo Senac, chegou a criar um grupo de modelos e produzia desfiles em shoppings. "Mas nunca pretendi seguir a carreira. Queria mesmo era cursar jornalismo", diz.

A observação do trabalho de corte e costura da mãe Maria Pieroni Espinossi também a ajudou a entender mais sobre o mundo dos tecidos, cortes e estilo. "Via minhã mãe costurar e aprendi muito sobre a nomeclatura de moda, a diferenciar um corte godê, uma manga raglã", explica Rosângela, que passa longe de uma máquina de costura e se precisar, manda fazer tudo fora.

Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Comunicação e Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Rosângela acompanha a evolução da moda desde os anos 80, quando atuava na produção de desfiles e escrevia sobre o tema em revistas. "Atualmente é muito mais fácil 'cobrir moda'. Temos agilidade em conseguir informação. Antigamente, sem os desfiles, para falar sobre tendências era preciso pesquisar, comprar revistas internacionais e até viajar. Agora é tudo na hora."

Em 86, assinava a coluna de moda Dos pés a cabeça, da revista Tournée. No começo dos anos 90 trabalhou na revista Claudia Moda, com o jornalista e consultor Fernando de Barros, e na mesma década, lançou e editou o caderno Dia-a-Dia do jornal Diário do Grande ABC, com assuntos ligados ao universo feminino como a coluna Moda e Modos, que assinou por 13 anos.

Entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, assinou a coluna Mulheres Relevantes, da revista Contigo!, da Editora Abril e desde janeiro, está à frente de uma equipe de jornalistas que colabora para o canal Vida e Estilo do Portal Terra.

Apesar dessa ser sua primeira grande cobertura para o Terra, Rosângela tem no currículo praticamente todas as edições do Fashion Rio (essa é 15ª), seja cobrindo ou editando o material, e do São Paulo Fashion Week (irá apara a 27ª), considerados os maiores enventos do segmento da América Latina. "Acredito que agora o nosso país tenha uma nova referência no mundo da moda. E espero que sob a direção de Paulo Borges os eventos de Rio e São Paulo transformem-se em uma grande vitrine de unificação, sem espaço para disputas."


Rosângela trabalha na área de moda desde os anos 80, quando atuava na produção de desfiles. No começo dos anos 90 trabalhou na revista Claudia Moda e no caderno Dia-a-Dia, do Diário do Grande ABC. Assinou a Mulheres Relevantes, da Contigo!. É colaboradora dos canais Moda e Mulher do Terra.

Fonte: Terra
publicidade