PUBLICIDADE

Desfile relembra ditadura e Zuzu Angel com réplicas e luto

Réplicas de looks criados pela própria estilista foram reapresentadas ao público, lembrando duas fases marcantes da carreira de Zuzu Angel

2 abr 2014 - 20h19
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Desfile/performance homenageia Zuzu Angel no SPFW
Desfile/performance homenageia Zuzu Angel no SPFW
Foto: Alan Morici / Terra

No mês em que o Brasil relembra os 50 anos do Golpe Militar no País, o SPFW Verão 2015 fez questão de homenagear a estilista Zuzu Angel na tarde desta quarta-feira (2). O desfile/ performance aconteceu nos corredores da estrutura montada nas dependências do Parque Cândido Portinari e passou por todas as fases da carreira da estilista, inclusive a relacionada com a morte de seu filho Stuart Angel Jones, vítima da Ditadura Militar na década de 70.

A apresentação foi uma verdadeira viagem no tempo, relembrando músicas icônicas do período em que Zuzu se destacava no mundo da moda, como o chorinho “Tico Tico no Fubá” e a bossa nova “Chega de Saudade”.

As peças, réplicas de looks criados pela própria estilista, foram reapresentadas ao público e o desfile foi dividido em duas partes: antes da morte de Stuart e a fase de luto de Zuzu.

Peças brancas relembrando o desfile que simbolizou a morte de Stuart deram lugar a looks pretos, em que modelos apareceram com rostos cobertos na passarela do SPFW.

Logo após a entrada das peças negras, as modelos que simbolizavam a primeira fase do desfile se mantiveram na passarela, permitindo que as demais, que vestiam luto, desfilassem, mostrando que a morte do filho e a perseguição militar à família esteve presente em toda vida da estilista.

Nos últimos minutos, três atrizes, que também usavam preto, subiram na passarela e lembraram frases de Zuzu, a mais famosa delas encerrou o desfile: “Eu não tenho coragem, coragem tinha meu filho. Eu tenho legitimidade”. Como pano de fundo, barulhos de ondas do mar se misturavam com tiros e sons de motores de carro.

A carioca Zuzu Angel morreu em abril de 1976 em um acidente de trânsito e é conhecida por ser uma das estilistas mais inovadores do País. A homenagem a esse ícone da moda não se restringe apenas ao SPFW. Com curadoria de Hildegard Angel, filha mais nova da estilista, o Itaú Cultural promove a exposição Ocupação Zuzu, primeiro evento do instituto a tratar da moda como expressão artística e de reflexão cultural. Ao todo são quatro andares do instituto dedicados a documentos, cartas, vestidos e referências que constroem o universo da estilista. Réplicas dos vestidos criados por Zuzu desfilam em modelos e atrizes, que também dão voz às cartas que ela enviava a amigos e autoridades na busca por Stuart.

Em entrevista ao Terra, o criador do SPFW Paulo Borges falou sobre a importância de Zuzu para o mundo da moda.

“Ela foi uma estilista brasileira numa época que se falavam pouco do estilismo brasileiro. Então nesse sentido tem uma importância histórica de moda, mas em algum momento da vida dela, trágica, o desejo dela de moda e o desejo dela sobre o mundo mudou e isso contaminou a moda da Zuzu e transformou ela não só em uma estilista, mas em uma pessoa que estava lutando por algo além do que era dela mesma. Hoje o que estamos mostrando é resgatar uma coisa além da moda. A importância da moda como expressão cultural, mas a Zuzu como expressão de uma personagem vítima de ditadura no Brasil. Não podemos perder essa memória nem a história. É deixando claro tudo o que aconteceu que conseguimos prever os próximos movimentos”, disse Paulo Borges.

Terra transmite desfiles ao vivo 

Todos os desfiles do SPFW realizados no Parque Cândido Portinari serão transmitidos na íntegra e com exclusividade pelo Terra. Na programação do portal, serão mais de 3 horas ao vivo por dia, direto do local do evento e dos estúdios do Terra. Também estarão disponíveis vídeos em 360 graus de dois desfiles para o usuário escolher o melhor ângulo ou a modelo preferida na apresentação. Em parceria com as redes sociais Facebook e Instagram, o portal promoverá ações especiais durante o SPFW. Acompanhe pela página especial da cobertura do SPFW.

<a data-cke-saved-href="http://moda.terra.com.br/spfw-antes-e-depois/" href="http://moda.terra.com.br/spfw-antes-e-depois/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade