PUBLICIDADE

Saiba como escolher o vestido de formatura perfeito para você

13 dez 2012 - 11h08
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Última prova feita, último trabalho devidamente entregue, mas isso geralmente não significa o fim de todas as suas preocupações. A formatura é um momento de alegria e muita comemoração, mas a dúvida de qual será o seu look no grande dia pode ser um pouco perturbador. “A festa é sua, então pode chamar atenção a vontade, desde que não fique vulgar. Decote, branco, bordados, pedras, vale tudo”, afirma a consultora de moda Karol Lourenço.

Os modelos sereia e mullet são algumas das tendências para vestidos de festa
Os modelos sereia e mullet são algumas das tendências para vestidos de festa
Foto: Getty Images

Apesar de festas de formatura serem mais livres do que festas de casamento, por exemplo, ainda existem algumas regrinhas e tendências para esse tipo de evento. “A festa de formatura do Ensino Médio tende a ser menos formal, pois os formandos ainda são adolescentes. Por isso, o evento pede um vestido mais jovial, descontraído e confortável”, defende Karol. Para Milena Gomes, da Perfecto Consultoria, a diferença principal entre uma formatura de faculdade e de Ensino Médio está no comprimento do vestido. “Uma menina de 17 anos pode usar até um mini, enquanto as formandas mais velhas já normalmente preferem longo ou no máximo na altura dos joelhos”, afirma.

Apesar disso, dependendo do dress code da festa é possível fazer um belo visual mesmo sem o longo. “A produção ajuda a tornar um vestido curto mais elegante. O cabelo preso, ou meio preso, um make mais marcado e um sapato delicado, como uma sandália de tiras finas, podem transformar seu look em algo chique”, garante Karol. Outra dica de Milena é investir em materiais e tecidos sofisticados como renda, bordado, brilho, canutilho. Confira algumas tendências e dicas apontadas pelas especialistas:

Peças da moda

Modelos muito datados podem não ser uma boa opção. “Lembre-se que o evento vai durar apenas uma noite, mas as lembranças dele ficam para sempre. É muito comum olharmos álbuns antigos e questionarmos opções vinculadas à moda da época”, ressalta Karol. Apesar disso é possível achar uma solução para essas peças mais estilosas, como usar uma modelagem moderna como o mullet com um tecido de tom clássico. “Só cuidado para não ser vítima da moda. Nem tudo funciona para todo mundo, então não escolha uma cor ou modelo só porque todo mundo está usando. Prefira algo que tenha a ver com seu estilo e personalidade”, aconselha Milena.

O longo para seu corpo

Normalmente as mulheres altas ficam melhores de longo, mas com alguns truques qualquer uma pode arrasar. “Vestidos de uma cor só alongam. O decote em V também é um aliado das baixinhas, assim como os detalhes na parte superior do vestido, que atraem a atenção para o rosto”, explica Milena. Além do saltão, Karol também indica modelos mais longos, que cubram o sapato. Já os cortes horizontais, que dividem o vestido em duas cores são indicados apenas para as meninas altas, assim como o decote tomara que caia, que encurta o tronco. Segundo Karol, este modelo também não é a melhor opção para quem tem bastante busto, pois não garante grande sustentação.

Tendências

Apesar de certa liberdade, a moda festa também apresenta algumas tendências. De acordo com Karol, os tecidos fluidos estão em alta, por ser uma opção delicada, feminina e que permite maior movimentação, enquanto o tafetá, por ser mais rígido e grosso, não é tão usado durante o verão. “O vestido de paetê é outra opção legal, pois quase não exige complementos, que está sendo bem usado”, afirma. Além disso, também estão em alta o tule bordado, o decote assimétrico, a modelagem sereia, e o peplum, aquele que traz uma espécie de saia curtinha na altura do quadril. “Este modelo afina a cintura, mas pode destacar muito o quadril dependendo do tamanho e formato”, explica Milena. O mesmo efeito pode acontecer com o vestido sereia.

Cor

Segundo Milena, o tangerina foi a cor do ano, foi visto em diversos eventos. Os tons nude, metalizados e pasteis também passaram por muitos tapetes vermelhos nos últimos meses. Apesar das tendências, a escolha da cor deve ter a ver principalmente com você e sua personalidade. “Um truque para escolher a cor do vestido que vimos até em grandes prêmios é combiná-la com a cor dos olhos. Parece muito óbvio, mas costuma funcionar bem. Só não vale usar sombra do mesmo tom”, orienta Karol. Já os cabelos costumam pedir contrastes, por isso ruivas de vermelho e loiras de amarelo são opções arriscadas. “As negras e de pele morena podem investir em cores claras e fortes. Para as morenas o dourado geralmente cai bem também. Já as loiras costumam funcionar com cores escuras como preto, azul marinho, e até vermelho caso ela não seja rosada, mas normalmente não ficam bem de prata”, diz karol.

Referências

Está precisando de ideias? A internet pode ajuda-la. “Procure looks de alguma famosa com quem você se identifique. Pode ser alguém que tenha um estilo ou corpo parecido com o seu”, indica Karol. Pesquise referências e converse com suas colegas de turma também. Para a consultora, mesmo que você escolha um modelo pronto é importante ter um toque de personalidade.

Acessórios

Para Karol, o vestido representa 60% do look. “Uma produção errada pode matar seu vestido”, defende. Por isso, os acessórios devem garantir um equilíbrio. “Maxi brincos e maxi colar estão em alta. A dica é usar acessórios maiores, mas em menos quantidade”, indica Milena. Os acessórios chamativos caem melhor em vestidos discretos ou de cores lisas. “Uma roupa mais trabalhada pede acompanhamentos sofisticados, delicados ou clássicos", defende ela. O cabelo, o make, a bolsa e o sapato também são essenciais para compor o visual e devem estar sempre em harmonia. “Se você terá que usar determinada sandália que já tem em casa leve-a quando for escolher o vestido”, aconselha Milena.

Garanta uma bela foto

Mesmo quando o vestido está lindo ao vivo pode ficar um desastre na foto. Por isso, é melhor se clicar antes de fechar o negócio. “Cuidado com modelos com detalhes em transparência, pois ficam deformados com a luz, assim como os de renda preta sobre o forro colorido. Também tem coisas que a gente não enxerga no espelho, então vale visitar a loja acompanhada de alguém da sua confiança”, afirma Karol. Para se garantir tire fotos suas com e sem flash. “Os tecidos finos são mais perigosos, pois podem revelar demais. Ficar com a lingerie aparecendo ou marcando é muito deselegante”, defende Milena. Para se proteger escolha modelos de calcinha cor da pele e sem costura. “Hoje existem modelos de short, de cinta, sutiãs e libe para situações como essa”, afirma.

Conforto

Não adianta estar linda e nada confortável, certo? “Teste todos os movimentos que você fará durante a noite, sente, dance, teste se consegue fazer tudo que precisa com o vestido”, indica Milena. A modelagem também é muito importante para que você fique bonita e se sinta bem. “Além de ter em mente o que você quer disfarçar e valorizar no seu corpo, é preciso garantir que o vestido esteja ajustado de forma correta, bem acomodado. Se ele estiver justo demais ou grande em algum lugar vai gerar desconforto e por mais belo que seja a peça não estará boa em você”, finaliza Karol.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade