PUBLICIDADE

Prêt-à-porter: as tendências para o verão 2015

1 out 2014 - 17h12
Compartilhar

A Semana de Moda que termina nesta quarta-feira em Paris trouxe várias tendências para o verão 2015: os efeitos da transparência estão entre as dominantes da temporada, com cortes a laser, chiffon, tule e rendas.

Nina Ricci apresentou modelos para noite cheios de chiffon e sensuais detalhes em renda. Em uma visão mais romântica, a coleção da Rochas trouxe vestidos etéreos com gaze e estampas florais.

As técnicas a laser na fabricação de tecidos abriram uma ampla gama de possibilidades, como nos conjuntos brancos da coleção Kenzo. Um incrível corte a laser com fundo escuro consegue um efeito sombreado sobre um vestido branco. Já Balenciaga traz um quarto recurso: a malha em rede, enquanto Valentino mostra um vestido branco com estampas vegetais.

Sem complexidade, muitas vezes às custas da sofisticação e do poder de sedução, a moda abre cada vez mais suas portas para a roupa confortável, principalmente no caso das calças, muitas vezes de corte muito amplo.

A roupa esportiva também apareceu nas passarelas, com as calças de ciclista de Jean Paul Gaultier, Carven e Viktor&Rolf. A calça de jogging aparece sedosa em Sonia Rykiel, enquanto Alexis Mabille propõe uma bata em estilo boxeador. Dries Van Noten apresentou sandálias brancas muito confortáveis que contrastaram com o caráter onírico de sua coleção.

Voltam as camadas, muitas vezes sobrepostas em vários níveis sobre uma mesma saia. A tendência é marcada no desfile de Sonia Rykiel, que este ano trouxe ar fresco à sua coleção graças a um novo estilista. Em Sacai e Céline, as camadas também apareceram no estilo flamenco.

O italiano Giambattista Vali acrescentou franjas às saias, outra tendência vista em várias passarelas de Milão e Nova York. Valentino também propôs camadas neste verão, em tons pastéis.

A calça jeans, que nunca abandona as passarelas, segue firme em saias e outros looks. Em Kenzo na versão bruta do macacão de trabalho, uma saia ampla abotoada ou em um conjunto com gorro e calça de jogging de jeans com aspecto gasto. Chloé propôs modelos completos em jeans e Stella McCartney cortou as calças em saias-calças e bolsas.

Principalmente em versão sandália, em Sacai, John Galliano e Saint Laurent, o salto plataforma dos 1970 volta às coleções, às vezes com alturas que superam os dez centímetros.

O amarelo solar vai brilhar neste verão nas praias e nos vestidos para aquelas que sabem ousar com esse tom que muitas vezes intimida na hora de vestir. Há muito tempo não se via uma amarelo tão radiante no mundo da moda.

Em um tecido grosso e cobrindo os ombros em Issey Miyake, com efeitos de túnica e aspecto de vestal em Emanuel Ungaro, ou emoldurado em preto em Balmain, o amarelo alegrou muitas passarelas com sua presença solar.

Lanvin também juntou o amarelo e o preto em estampas vegetais em um vestido de noite, enquanto Castelbajac misturou abertamente o amarelo com vermelho, branco e azul, mistura chamativa que há anos é quase uma marca desse estilista.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade