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Por água, CEO da Levi's fica um ano sem lavar calça jeans

O uso exagerado de água na fabricação e na lavagem dos jeans em casa, além da preocupação com a duração do tecido, têm feito alguns hábitos serem revistos

24 jun 2014 - 07h57
(atualizado em 4/12/2014 às 17h54)
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Foto: Getty Images

Chip Bergh, CEO do grupo Levi's, chocou muita gente recentemente ao falar que passa mais de um ano sem lavar suas calças jeans. Mas podemos pensar que é porque ele tem um estoque de peças em casa, já que é o “chefe” de uma das marcas mais bem sucedidas neste ramo, e raramente repetiria um par delas, certo? Só que não. Bergh disse isso sobre um de seus jeans favoritos, inclusive usado por ele durante entrevista em um fórum de sustentabilidade promovido pela revista Fortune. “Não lavo meus jeans com frequência, esta tem um ano e nunca viu uma máquina de lavar”, comentou na ocasião.

“Sei que parece absolutamente nojento, mas acreditem, isso pode ser feito, você pode passar um pano úmido, esponja, escova de dentes para tirar manchas e deixar secar ao ar livre e fica tudo bem. Não tenho nenhuma doença de pele”, completou diante do espanto da plateia.

O motivo? Economia e sustentabilidade. Primeiro, economia de recursos naturais, principalmente da água que não foi utilizada nas diversas lavagens que a calça teria tido neste período e não teve. Segundo, economia de tecido, já que especialistas são unânimes em dizer que água quente demais, a rotação da máquina de lavar e alguns produtos de limpeza com cloro estragam as fibras do algodão e reduzem drasticamente o tempo de vida de uma peça jeans.

Dentro deste contexto, a Levi’s é uma das várias marcas que prega o “slow fashion”, ideia contrária ao “fast fashion”, termo usado para descrever marcas como Zara e Forever 21, que oferecem roupas por preços baixos e qualidade com fama de descartáveis. O slow fashion é uma tentativa social e econômica de fazer roupas de maior qualidade para durarem mais tempo e, assim, reduzir o descarte de produtos. “Hoje ter menos peças, mas de melhor qualidade, é mais sustentável”, explica a consultora de moda Danielle Ferraz.

Segundo ela, esta tentativa de usar melhor todos os recursos, até aqueles do guarda-roupa, tem cada dia mais refletido na moda do dia a dia. Reciclar o que se usa por vários anos e estações e se livrar do fica no canto do armário é “chic”.  “Repetir roupa é sustentável e é uma tendência, a Kate Middleton faz isso o tempo todo como forma de mandar uma mensagem. É muito mais chic repetir roupa do que ostentar”, comenta a consultora. Segundo ela, ter uma média de quatro ou seis calças jeans no armário está de bom tamanho, mesmo para quem usa com frequência.

É muita água!

Paralelo a essa preocupação com o lado social do mercado fashion, o uso racional dos recursos naturais pela indústria é um assunto recorrente no setor, que tem buscado soluções para o problema. “Essa declaração que ele (Chip Bergh) fez é polêmica e não precisa tanto. É uma medida extrema para chamar a atenção para o uso de tanta água na fabricação do jeans, o que é um gargalo na indústria, principalmente se você pensar que a calça jeans é a peça mais democrática em termos de moda que existe”, explica Danielle Ferraz.

Foto: Getty Images

Tão democrática que o Brasil produziu 365,1 milhões de peças em 2013, 29% mais do que em 2009, segundo dados do IEMI. E, para fabricar cada uma dessas calças, foram gastos, no mínimo, 20 litros de água. Segundo a Ellus, uma das maiores grifes de jeans do País, em suas calças são necessários entre 80 e 20 litros de água para finalizar uma peça. “Existe uma nova técnica que reduz o consumo de água para até 20 litros nos lavados mais elaborados, além disso todas as lavanderias que utilizamos possuem estação de tratamento de água para a reutilização da mesma”, explica Adriana Bozon, diretora criativa da marca em entrevista ao Terra

Na Levi’s são gastos aproximadamente 42 litros de água no processo de acabamento de uma calça, com exceção das peças da linha Water Less, produtos que chegam a ter este número reduzido em até 96%, explicou Fabiana Santana, Gerente de Marketing da Levi’s Brasil.

E, isso é só uma parte do gasto de água com a manutenção do jeans. “Metade do consumo de água é na fábrica e os outros 50% depois que a pessoa compra e começa a lavá-lo em casa”, explicou ainda Chip Bergh durante a entrevista à Fortune. Culturalmente, a maior parte dos brasileiros  é adepta do "sujou, lavou" e, para se ter uma ideia, nas lavagens feitas em casa, a máquina Lava & Seca Ative! da Brastemp consome até 50 litros de água em uma lavagem em nível máximo. Outro exemplo é a Mini Silent, da Electrolux, que lava até três calças usando 27 litros de água. Se a recomendação da Organização das Nações Unidas para consumo diário de água é de 100 litros por pessoa para beber, tomar banho, lavar roupa, cozinhar e por aí vai, comece a fazer as contas.

Sujou, lavou?

Bergh contou que a Levi's começou a fazer esta conta em 2008, desde quando tenta reduzir o uso de recursos naturais em suas fábricas, aliado a produção de roupas que durem mais tempo. E ele não está sozinho nisso. Em 2013, o estilista Tommy Hilfiger disse conversa com o site TMZ que “nunca” lava seus jeans porque “eles se desfazem”.

Em 2010, Carl Chiara, diretor criativo da Levi’s, foi mais longe e deu dicas práticas de como limpar suas calças em entrevista ao site do The New York Times. Segundo ele, “quanto menos se lavar o jeans, melhor ele fica”. Portanto, ele lava suas peças a cada seis meses em uma espécie de ritual: enche uma bacia com água em temperatura ambiente, coloca sabão neutro, as esfrega muito devagar, deixa de molho por 20 minutos e coloca para secar. Em caso de jeans escuro, adiciona 1/8 de um copo de vinagre branco na água par manter a cor. Outra opção é pendurar a calça no vapor do chuveiro para dar uma “refrescada”.  

Estes e outros especialitas garantem que com estes métodos as vidas da calça e do planeta serão bem maiores. Mas, se este possível novo hábito parece loucura ou mesmo “porquice”, então como encontrar um equilíbrio e saber quando se deve, afinal, lavar a calça. “Precisa ver se está mesmo suja, não precisa tanto exagero e lavar a cada uso, às vezes dá para passar um sabãozinho de coco e está pronto”, comenta a consultora de moda.

Dá para se livrar da poeira do dia a dia e do cheiro de suor colocando a peça ao sol um pouco e usando um vaporizador principalmente nas regiões da barra e do cós antes de colocar de volta no armário. Mas é óbvio que se sujou de maquiagem, encostou no carro ou sentou no chão é preciso dar um jeito na sujeira

Nestas horas, alguns cuidados na lavagem convencional na máquina de casa ajudam a cuidar melhor do tecido das roupas. Segundo a equipe de criação da Ellus, as peças nunca devem ser lavadas a seco, sempre na temperatura máxima de 30º, não usar produtos com cloro, secar na temperatura mais baixa, colocar na máquina sempre com o botão e o zíper fechados para evitar atrito e deixar secar na sombra, se for possível. “Uma peça em jeans pode durar a vida toda se for cuidada corretamente”, afirma Adriana Bozon, diretora criativa da grife brasileira.

 
E a saúde?

A lavagem das roupas ajuda no controle de piolhos e de sarna, que morrem quando a roupa é aquecida, seja no ciclo quente da máquina de lavar ou quando se passa. O calor é também importante para se livrar das roupas úmidas, que “mantém as bactérias vivas e crescendo”. “Alguns vírus também se mantêm vivos em roupa úmida, mas todos morrem em roupa seca”, explica Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Albert Einstein. Por isso, é fundamental sempre deixar a peça secar, especialmente ao sol e ar livre, se for possível.

Mas, de acordo com o médico, o fato da roupa estar suja não representa um perigo real à saúde, ela vai funcionar na verdade como uma disseminadora de bactérias para outras pessoas e animais mais do que trazer prejuízos para a própria pessoa. “O cheiro de suor em roupa suja é desagradável e também está ligado à proliferação de bactérias, mas estas bactérias fazem parte da flora normal da pele e não parecem ter grande importância do ponto de vista de risco a saúde”, afirma.

Fonte: Terra
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