PUBLICIDADE

Penteados com lenços mostram que hijab também tem glamour

15 mai 2015 - 10h11
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mulher vai ao salão para fazer um penteado moderno ou ousado, cortar ou pintar o cabelo, entre outras quase infinitas possibilidades, mas o que acontece quando usa o hijab, o véu muçulmano? Por acaso não tem direito ou vontade de se pentear? Digamos que "penteia o lenço".

Quais cores caem melhor? Como enrolar o lenço para que combine com o formato do rosto? Quantos lenços são necessários para o penteado? Essas são algumas das muitas perguntas que uma cliente com véu faz a cabeleireira.

Para uma mulher que usa o hijab, o lenço deixa de ser um mero acessório e se torna uma peça necessária que substitui o cabelo, e exige os mesmos cuidados. Portanto, é preciso prestar atenção para que combine com a roupa e se adapte ao rosto.

A decisão de cobrir o cabelo é para a vida toda, mas isso não significa que seja usado sempre o mesmo lenço. O adereço é trocado dependendo do momento, de algum evento ou ocasião especial.

"Agora as meninas cobertas não precisam se privar de penteados criativos com seu lenço, e às vezes ficam até mais lindas do que com um penteado clássico no cabelo" contou Saadiya, uma jovem de 26 anos que, quando é convidada para um casamento, costuma passar pelo salão para arrumar o lenço.

Saadiya conta que antes de comparecer a sua cabeleireira consulta as tendências através de programas e sites de moda de "hijab" ou a infinidade de tutoriais divulgados pela internet com novidades criadas principalmente na Turquia e no Egito.

Nos últimos anos, as cabeleireiras buscaram aprender diferentes formas de enrolar o lenço para resultar em um look mais fashion.

"A cliente vem ao meu salão com um jogo de pelo menos dois lenços e uma série de alfinetes, e eu faço os penteados" contou uma cabeleireira de um salão em Saleh, cidade vizinha a Rabat. Às vezes, clientes levam roupas e perguntam sobre as cores de lenços que devem combinar.

As cores e os tipos de material dos lenços são primordiais para o look final. Quando se veste um caftan, é melhor escolher cores primárias e tecidos com tons brilhantes como a seda ou delicados como chiffon e renda. E vice-versa: se camisa e calças são de uma só cor, é preferível lenços estampados.

As formas de enrolar o hijab também dependem do rosto de cada mulher. Para um rosto mais redondo, melhor não apertar o lenço porque isso destacará as bochechas. Para os formatos mais ovais, o recomendado é usar um lenço mais arredondado. Em caso de nariz grande, nada melhor que um lenço mais curvo ao redor do rosto.

E como se faz um penteado de hijab? Após colocar o cabelo para trás, o básico é acrescentar em cima da nuca um tipo de coque falso que dá volume e cobrir tudo com uma faixa apertada para manter o formato do penteado no lugar.

Depois disso, e com a ajuda de alfinetes, são criados alguns modelos e a combinação dos tecidos, preferivelmente transparentes e leves. Se forem de algodão ou um pouco mais pesados é melhor usar um só.

As maneiras de pentear variam de acordo com os diferentes estilos adotados. Assim vão saindo estilos e modelos que também se submetem às regras da moda: o estilo turco de lenços geralmente de seda recolhidos de uma só vez e com um grande volume acima da nuca, parecendo com uma corcunda estão 'out'.

Também há o hijab "à judia", com lenços para trás com um nó abaixo da nuca. Neste estilo existe uma infinidade de modelos, como formar uma flor, deixar o resto do tecido solto nas costas, envolvê-lo sobre o pescoço como um cachecol ou fazer uma trança.

Com este estilo é possível deixar o nó simples "à espanhola", como chamam as mulheres orientais. Ainda há um estilo "do Golfo", com um pouco de cabelo visível sobre a testa e um lenço de marca luxuosa e com várias voltas sobre a cabeça.

Há hijabs para todos os gostos. Quem falou em modéstia?

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade