Moda
 
 

 Milão perde estilista plus size e oferece bikes
12 de agosto de 2010 08h19

A Câmara de Moda Italiana colocará bicicletas à disposição dos fashionistas durante o evento. Foto: Divulgação

A Câmara de Moda Italiana colocará bicicletas à disposição dos fashionistas durante o evento
Foto: Divulgação

Rosângela Espinossi

Depois de duas temporadas tumultuadas por conta de horários sobrepostos e calendário enxuto, os desfiles de verão de Milão já começam a apresentar novidades, desta vez e por enquanto, sem trocas de farpas entre as grifes. A Câmara de Moda Italiana divulgou o line-up com as principais marcas desfilando durante os seis primeiros dias da semana. "Abrimos com Gucci e fechamos com Armani", disse Mario Boselli, presidente da entidade. Os desfiles ocorrem entre os dias 22 e 28 de setembro, sendo que o último dia coincide com o primeiro de Paris e por isso tem apenas quatro apresentações de marcas não muito importantes (Giorgio Armani desfila dia 27).

Além de vans para transportar as pessoas credenciadas, a Câmara de Moda Italiana colocará também bicicletas à disposição dos fashionistas durante os sete dias do evento. "Este projeto faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela Câmara para criar a consciência sobre a questão do tráfego e da poluição junto à cadeia têxtil e pessoas ligadas à moda", disse o comunicado da instituição.

Dolce & Gabbana agora aparece no calendário oficial (antes apenas a segunda linha D&G constava na relação). E na contramão da tendência mundial, a semana italiana perde Elena Mirò, que há algumas temporadas abria o calendário com suas coleções. A estilista é especializada em mulheres plus size e só apresenta modelos com manequim a partir do 46.

O distante espaço Milano Moda Donna, onde se realizavam vários desfiles, em geral pela manhã, cederá lugar a quatro prédios históricos no Centro da cidade: Palazzo Giureconsulti (que se transformará em quartel general do evento), Loggia dei Mercanti, Palazzo Clerici e Circolo Filológico, a mais antiga casa de cultura da cidade e uma das mais velhas da Itália. Como de costume, algumas grifes farão suas apresentações em seus próprios espaço, como Versace e Armani, ou em outras locações.

O comunicado da entidade afirma ainda que as mudanças representam a vontade de todos os protagonistas da moda na Itália, com o objetivo de ter uma semana de desfiles forte e competitiva durante todos os dias. Esta série de mudanças se dá porque nos desfiles de verão, em setembro do ano passado, houve acomodação de datas por conta do feriado judeu do Yom Kippur. Na edição de inverno, no começo deste ano, as principais marcas se apresentaram espremidas em três dias, após a diretora da revista Vogue America, Anna Wintour, dizer que ficaria em Milão apenas pouco tempo e não na semana toda.

Confira abaixo o calendário divulgado:

Quarta, 22 de setembro
09h30 ANGELO MARANI
10h30 LUCIANO SOPRANI
11h30 NEW UPCOMING DESIGNERS N-U-DE
12h30 ROCCOBAROCCO
14h GUCCI
15h GUCCI
16h JOHN RICHMOND
17h ALBERTA FERRETTI
18h N°21
19h FRANCESCO SCOGNAMIGLIO

Quinta-feira, 23 de setembro
09h30 SPORTMAX
10h30 FRANKIE MORELLO
11h30 FENDI
12h30 ERMANNO SCERVINO
14h D&G
15h HAUTE
16h KRIZIA
17h LUISA BECCARIA
18h PRADA
18h DANIELA GREGIS
19h JO NO FUI
20h MASSIMO REBECCHI

Sexta-feira, 24 de setembro
09h30 MOSCHINO
10h30 GAETANO NAVARRA
11h30 ANTONIO MARRAS
12h30 ETRO
14h BLUGIRL
15h GIANFRANCO FERRE'
16h GIANFRANCO FERRE'
17h VERSACE PIAZZA
18h VERSACE PIAZZA
19h GABRIELE COLANGELO
20h C'N'C COSTUME NATIONAL

Sábado, 25 de setembro
09h30 BOTTEGA VENETA
10h30 EMPORIO ARMANI
11h30 EMPORIO ARMANI
12h30 MAX MARA
14h BLUMARINE
15h JIL SANDER
16h JIL SANDER
17h JUST CAVALLI
18h ALBINO LOCATION
19h EMILIO PUCCI
20h ROBERTO MUSSO

Domingo, 26 de setembro
09h30 MARNI
10h30 MARNI
11h30 BYBLOS
12h30 BRIONI
14h DOLCE & GABBANA
15h MARCO DE VINCENZO
16h MISSONI
17h SALVATORE FERRAGAMO
18h MAURIZIO PECORARO
19h AQUILANO.RIMONDI
20h TER ET BANTINE

Segunda, 27 de setembro
09h30 DSQUARED2
10h30 LES COPAINS
11h30 ROBERTO CAVALLI
12h30 LAURA BIAGIOTTI
14h ICEBERG
15h GIORGIO ARMANI
16h GIORGIO ARMANI
17h VERSUS
18h ANTEPRIMA
19h SILVIO BETTERELLI
20h SERGIO ZAMBON

Terça-feira, 28 de Setembro
09h30 AIGNER
10h30 ENRICO COVERI
11h30 PAOLA FRANI
12h30 1a CLASSE - ALVIERO MARTINI
14h HORÁRIO EM ABERTO
15h HORÁRIO EM ABERTO

Especial para Terra