Moda

publicidade
19 de julho de 2012 • 10h07

Na ponta dos pés: sapato com ponteira cai no gosto das famosas

De cores diferentes ou metalicas, com ou sem detalhes, os sapatos com ponteiras ganharam espaço no armário das celebridades internacionais
Foto: Getty Images
 

Um clássico remodelado é o sapato da temporada para as famosas. Os modelos com ponteiras (pontas com cores diferentes do resto do sapato), ou cap toes, em inglês, têm sido alguns dos preferidos das personalidades internacionais.

Sapatos com bicos de cor diferente eram comuns na moda masculina - isso evitava que o acessório parecesse sujo, até que Coco Chanel usou a referência no escarpim de calcanhar aberto que ganhou seu sobrenome.

O acessório ganhou vida nos anos 1920 e desde então é um dos clássicos da moda. Na temporada de verão 2012, Marc Jacobs reeditou o modelo com destaque para as ponteiras metálicas. E para o inverno 2013, os cap toes são complementos dos looks da Chanel.

O cap toe de Coco Chanel era bege com a ponta preta e ligeiramente quadrada, o que fazia os pés parecerem menores.Os atuais chegam em versões com bicos metalizados, em sua maioria, que ganham detalhes como espetos, tiras nos tornozelos, e aparecem feitos de plástico como o modelo Un Bout do designer Christian Louboutin.

A consultora de imagem Daniela Schiavo conversou com o Terra e dá dicas de como combinar o acessório.
 
- O estilo pessoal de cada uma define o tipo de cap toe escolhido, se neutro, colorido, com metais.
 
- As ponteiras nos escarpins tipo meia pata são interessantes para mulheres com quadris largos, pois os acessórios chamam atenção para os pés e equilibram o visual.
 
- Os bicos 'cortam' os pés fazendo com que pareçam ligeiramente menores. Portanto mulheres com pés muito pequenos devem optar pelos modelos em tons mais neutros.
 
- Os cap toes podem ser combinados com peças de roupas de todas as cores, estampas e texturas, mas quanto mais neutro, maiores as opções de looks.
 
- Mulheres de estilo clássico podem optar sem medo pelo modelo nude com ponteira preta.
 
- As mais modernas podem arriscar todas as combinações.
 
- Cap toes com pontas metalizadas podem ser usados durante o dia.
 
- Os detalhes em tons de metal ajudam a levantar o visual composto por peças mais neutras, como jeans ou alfaiataria.
 
- Preste atenção se o sapato começar a apresentar sinais de desgaste. O bico é detalhe que chama a atenção e se estiver manchado ou gasto irá depor contra o visual.
 

Ponto a Ponto Ideias