Moda Carioca
 
 

Moda » Moda Carioca » Moda Carioca - Verão » Moda Carioca - Verão 2012 » Moda Carioca - Verão 2012

 Fashion Rio termina com "zumbi", modelo andrógino e aviões
05 de junho de 2011 01h15 atualizado às 02h13

Comentários
 
A grife Ausländer fechou os desfiles da 19ª edição do Fashion Rio, às 22h e teve vários destaques na passarela. Foto: Andre Muzell/AgNews

Rick Genest e Andrej Pejic roubaram a cena no Fashion Rio
Foto: Andre Muzell/AgNews

O sexto e último dia de desfiles da coleção verão 2012 no Fashion Rio, neste sábado (4), começou com uma performance da Esquadrilha da Fumaça, no Píer Mauá, e terminou com o desfile de um modelo andrógino e outro com o rosto inteiro tatuado. O sérvio Andrej Pejic e o canadense Rick Genest causaram expectativa na plateia, que também conferiu a apresentação da top internacional Carol Trentini para a Cantão. A grife de Walter Rodrigues abriu o line-up oficial em grande estilo, seguido de Nica Kessler, Cantão, British Colony e Ausländer. Foram 29 desfiles em seis dias do evento que marcou ainda a estreia de Lea T. usando biquíni em desfiles de moda praia. O mundo fashion pega agora a ponte aérea e projeta os holofotes para a São Paulo Fashion Week, a partir do dia 13.

Veja as melhores imagens do Fashion Rio

Walter Rodrigues
A grife do estilista nascido em Tupã, no interior de São Paulo, abriu o último dia de desfiles, às 17h26 deste sábado, no Píer Mauá. Com passarela toda aveludada e panos brancos retangulares formando cortinas transparentes, a coleção de tons clean mostrou seguir a caminhada do estilista rumo à simplificação. A apresentação bem editada também elevou Walter a um patamar de moda mais arte, sem cair na performance.

No exercício da visão para atingir formas limpas, cortes precisos, o estilista desenhou um verão inspirado nas camponesas escandinavas. Se no inverno o preto e o off-white eram as únicas cores que interessavam ao trabalho de Walter, agora entram o azul, cassis e verde. Detalhes preciosos como os zíperes nas costas, os rasgos em gota, vazados quadricular, triangular, em losango e os oxfords sem cadarço resultaram na simplicidade complexa que tem pontuado os desfiles do estilista. Emocionou outra vez.

Nica Kessler
Segunda marca a desfilar, Nica Kessler trouxe o campeonato de regata mais conhecido do mundo, World Match Racing, e as referências das velas coloridas e o estilo de vida dos Yatch Clubs para montar sua coleção verão 2012. A cenografia remontava as gaivotas que pairam pelos portos enquanto a iluminação transitava entre o azul do céu e o laranja em degradê do por do sol.

Estampas exclusivas da designer Tati Rissin desenharam velas, gaivotas e barcos em peças de linho e voal, algodões plissados e o tecnológico Memoires, que confere brilho e aspecto de lona. As insinuações ao mundo náutico seguem com o terninho navy, os recortes em forma das velas dos barcos e cintos grossos de cordas. Destaque para a jaquetinha com hoodie grande.

Cantão
A Cantão iniciou seu verão 2012 por volta das 20h, no Píer Mauá, celebrando a alegria e resgatando imagens fixas à memória dos idos da infância. A grife exibiu peças de linhos, algodão, jeans, moletom, malha, seda, tricô e chamois. Carol Trentini, a primeira a pisar na passarela, anunciava a modelagem descolada do corpo, fluida em proporções maxi e geométricas que a Cantão perpetuaria logo adiante.

Costas abertas, decotes e amarrações em V, estampas que simulavam recortes, maxibolsos em vestidos molengas, jeans com volume, brilho dourado nas mangas de uma peça, macacões-vestidos, construções assimétricas e "lixinho" de paetês coloridos em short, calça e no vestido de Aline Weber. Decotes em forma de biquíni, alças finíssimas, ausência de comprimento fixo, falsas sobreposições em peças únicas, pantalonas garantem a liberdade idealizada pela equipe de criação de Renata Mancini.

British Colony
Na penúltima apresentação da edição verão 2012 do Fashion Rio, a minimalista British Colony entrou na passarela às 21h10, no Píer Mauá, para desafiar a ortodoxia da alfaiataria e projetar uma coleção moderna de linhas retas e roupas vaporosas. Estampando camisas sociais e saias plissadas em cenas tropicais, gráficas e relacionadas ao universo do surfe, Maxime Perelmuter teceu as peças em perolados, off-white, paletós estilizados e amarrações de blazer na camisaria.

A ala masculina é agraciada e colorida em azul royal, lima, melancia e turquesa, além de um adorável trench coat levinho e transparente. Mistura de elementos masculinos e femininos puderam ser identificados nas sobreposição de camisas masculinas que simulavam ombreiras. O color blocking foi uma das tendências mundiais que a British apostou, a outra foram os franjados em off-white tanto nas costas das peças como nas barras.

Ausländer
O top andrógino tão aguardado Andrej Pejic apareceu para os convidados após outros dois modelos: um feminino, outro masculino. De saia e t-shirt com os dizeres "Oh lord I have sinned" sobreposta por uma jaquetinha off-white, Andrej desfilou sua porção garota.

Dividido em duas etapas e sob o tema "We all want to be young" ("nós todos queremos ser jovens"), a parte I foi toda cheia de ares vintage, camisetas de poas grandes, saias longas e coletes de alfaiataria. Docksides e tênis iates com estampas navy, cinto tressê, short curto rosa, looks em jeans, chapeus, bolsas-mochilas coloriram a festa da Ausländer.

Com as luzes apagadas, entra carregando um letreiro luminoso com os dizeres "Young Blood" ("sangue novo"), Rick Genest, o Zombie Boy, com passos firmes e um jeito peculiar de desfilar como se fosse se desmantelar ao longo do percurso . Calça preta e sapato vazado também preto, é o anúncio da ala II em P&B da marca.

Legging preta com transparência atrás, camiseta preta sobre outra branca, blusão listrado em preto e branco, esparadrapos cobrindo os seios, regatas de telinha, mantelassês, uma infinidade de possibilidades criativas para o preto e branco. Com o fim do Fashion Rio e o after-party preparado por Ricardo Bräutigam e sua crew nas Casas Franklin, região central do Rio de Janeiro, toda a trupe fashionista, pelo visto, será zumbi por uma noite.

Celebridades
Apesar de o Fashion Rio atrair menos famosos ao Píer Mauá, neste sábado (4), último dia do evento, quem apareceu por lá foi a atriz global Larissa Maciel para conferir a apresentação de Walter Rodrigues. Ela classificou o seu estilo como clássico e disse que não gosta de usar looks "masculinos".

Ausente nos outros dias, Carol Castro foi ao evento interessada em conferir a performance do modelo andrógino Andrej Pejic nas passarelas. Assediada por fãs e jornalistas, a atriz da novela global Morde & Assopra admitiu: "estou sim curiosa para ver o modelo. Cada um é livre para fazer o que quer e eu o admiro por isso".

Entre as celebridades que foram ao Píer Mauá estavam as atrizes Letícia Colin, Ana Markun, Úrsula Corona, o ator Marcelo Serrado e o jornalista da TV Globo Tadeu Schmidt, acompanhado da mulher e das filhas pequenas.

Colaboraram os repórteres Ale Ougata, Priscila Tieppo e Thiago Lucas

Terra
  1. Zombie Boy desfilou pela Ausländer, neste sábado (4), no Fashion Rio

    Foto: Thiago Lucas/Especial para Terra

  2. Rick Genest, o Zombie Boy, desfilou pela grife Ausländer, que encerrou o Fashion Rio, neste sábado (4)

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  3. A Esquadrilha da Fumaça sobrevoou o Pier Mauá, onde acontece o Fashion Rio, neste sábado (4)

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  4. O andrógino sérvio Andrej Pejic também entrou na passarela da Ausländer

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  5. A atriz Letícia Colin assistiu aos desfiles da grife Cantão na primeira fila no Píer Mauá

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  6. A atriz Úrsula Corona acompanhou o desfile da British Colony no Pier Mauá

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  7. Tadeu Schmidt curtiu o último dia de Fashion Rio com a mulher, Ana Cristina, e as filhas, Valentina e Laura

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  8. A atriz Larissa Maciel assistiu ao desfile da grife Walter Rodrigues na primeira fila no sábado (4)

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  9. A atriz Carol Castro compareceu ao Píer Mauá neste sábado para acompanhar o último dia do Fashion Rio

    Foto: Franklin Lopes/AgNews

  10. Neste sábado (4), Marcelo Serrado foi ao Pier Mauá ver o desfile da British Colony no Fashion Rio

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  11. A atriz Ana Markun não perdeu o último dia de desfiles do Fashion Rio

    Foto: Felipe Panfili/AgNews

  12. Com Carol Trentini, a Cantão apresentou sua coleção de verão no Fashion Rio, neste sábado (4)

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  13. Walter Rodrigues abriu o último dia de desfiles do Fashion Rio, às 17h26 deste sábado (4)

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  14. Desfile do estilista Walter Rodrigues no Fashion Rio

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  15. Segunda grife a desfilar no sábado, Nica Kessler levou ao Píer Mauá coleção com referências náuticas

    Foto: André Muzell/AgNews

  16. O campeonato de regata mais conhecido do mundo, World Match Racing, foi uma das inspirações da Nica Kessler

    Foto: André Muzell/AgNews

  17. Desfile da Cantão no Fashion Rio


    Foto: Andre Muzell/AgNews

  18. Desfile da Cantão no Fashion Rio


    Foto: Andre Muzell/AgNews

  19. Na penúltima apresentação da edição verão 2012 do Fashion Rio, a minimalista British Colony entrou na passarela às 21h10, no Píer Mauá

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  20. A grife desafiou a ortodoxia da alfaiataria e projetou uma coleção moderna de linhas retas e roupas vaporosas

    Foto: Andre Muzell/AgNews

  21. Desfile da Ausländer no Fashion Rio

    Foto: André Muzell/AgNews

  22. Desfile da Ausländer no Fashion Rio

    Foto: André Muzell/AgNews

/modacarioca/verao/2012/foto/0,,00.html