Moda Carioca
 
 

Moda » Moda Carioca » Moda Carioca - Verão » Moda Carioca - Verão 2012 » Moda Carioca - Verão 2012

 Estilista defende uso de couro em coleção
20 de maio de 2011 12h03 atualizado às 12h37

Comentários
 
   . Foto: AgNews

Patricia Viera apresenta sua coleção verão 2012 no Fashion Business
Foto: AgNews

Ale Ougata

A estilista Patricia Viera abre a temporada de desfiles verão 2012 da maior bolsa de negócios da América Latina, o Senac Rio Fashion Business, às 16h, no salão nobre do Copacabana Palace. Conhecida pelo primor e técnica em trabalhar com o couro, Patricia não se abala com a polêmica dos útimos tempos que tomou conta das redes sociais: o uso de pele animal na confecção de roupas e acessórios. Ela esclarece que só usa o couro do animal cuja carne será consumida. "Minha matéria prima é um subproduto", disse ela, defendendo a ideia de que uma vez o animal abatido, ele deve ser utilizado por várias indústrias, inclusive a têxtil.

Inspirada pela Espanha, a estilista buscou a figura de "uma mulher latina, sensual, cuidada e forte" para executar as muitas capas, mangas soltas, babados e franjas que devem desenhar a coleção. Aliás, questionada sobre quem são as mulheres que vestem Patricia Viera, ela responde: "uma mulher normal que trabalha, é super antenada e não abre mão de um produto de qualidade. Trabalho com qualidade é o DNA da minha marca".

E se na moda um dos desafios que os criadores têm é o de incutir desejo em seus clientes, Patricia sempre começa uma coleção "tentando descobrir o que minha compradora quer e ainda não sabe. Meu critério desvendar o universo da mulher".

Desmistificar a imensidão do universo feminino não é a única tarefa para ela, seja no verão ou no inverno "opto pelo couro. Ele é minha preferência, o que é sempre um desafio".

A falta de reconhecimento é algo apontado por Patricia. "Falta o reconhecimento de que aqui temos de tudo, nosso artesanato, nossa cultura. Por outro lado, sobra criatividade, nosso país é muito rico em fontes de inspiração", disse ela.

Focada nos negócios, o Fashion Business foi o caminho lógico a ser percorrido. "Meu foco é o comercial. No Fashion Business o retorno é imediato porque ali você tem todos os compradores e o objetivo da marca hoje é esse".

Mesmo com os olhos voltados aos números, o desfile de Patricia Viera é a celebração da sofisticação. A direção fica a cargo de Andrea Dellal, irmã da estilista, o stylist assinado por Felipe Veloso, acessórios em prata por Guerreiro e os maiôs feitos por Lenny Niemeyer. Isso sem falar a locação, o luxuoso hotel Copacabana Palace.

Vai acompanhar a temporada de desfiles no Rio de Janeiro? Mande fotos, textos ou vídeos para o vc repórter! clique aqui.

Terra