- Tatiana Sisti
- Direto do Rio de Janeiro
O sol caiu e as pessoas parecem ter se animado para ver os desfiles do primeiro dia de Fashion Rio. Prova disso é que a Patachou foi a primeira grife a lotar a sala de desfiles da semana de moda carioca. Marcado para às 19h, a grife seguiu a tradição de atrasos desta edição e apresentou a coleção uma hora depois, ao som dos apitos de navios de passageiros que desembarcavam exatamente nessa hora do Pier Mauá.
Infográfico: Confira a passarela do Fashion Rio em 360°
Infográfico: Vote: qual famoso você quer ver na semana de moda carioca?
O público só se aquietou depois do terceiro anúncio de que a apresentação começaria. Enquanto isso, fotógrafos acelerados procuravam alguma celebridade para fotografar. Desta vez, só encontraram grandes críticos da moda brasileira e famosos do mundo social sentados na fila A.
Para o inverno deste ano, Erika Frade, que responde pelo estilo da grife, criou uma coleção com 26 looks inspirad0s na cultura indumentária do Japão e trouxe para as passarelas, ao som de fortes batidas que chegavam a fazer com que os asssentos vibrassem, trajes com detalhes e amarrações que remetem aos quimonos das japonesas de forma jovem e bastante ousada.
Esse fato se comprova através dos looks com decotes profundos nas costas, fendas altas e vestidos curtos. A coleção também não fugiu do brilho chique e glamuroso do inverno. No caso, ele ficou por conta de pequenas aplicações de pedras, tecidos metalizados e jacquards de seda, lurex e linho encerado.
Os quimonos com calça servem as mulheres mais tímidas e os modelos com barras bufantes, corte mullet - curtos na frente e longos atrás - e braços de fora agradam as mulheres que, mesmo em dias frios, querem deixar parte do corpo à mostra.
A coleção traz uma cartela de cores com tons fortes e quentes e peças bicolores para aquecer e dar vida à estação mais fria do ano. Os quimonos apresentam também mangas largas, corte de alfaiataria e sapatos de duas cores, incluindo um modelo com solado vermelho.
Para dar um "quê" ainda mais oriental, coques em caracol e maquiagem suave, com destaque para o batom em tons de vinho e preto formaram a beleza deste desfile.
A apresentação mal acabou e imprensa e convidados se apressaram a sair da sala de desfile para se prepararem para o próximo e dar continuidade à semana de moda do Rio de Janeiro. A chuva não ajudou e todos passaram a disputar uma cobertura nas próximas filas.
Semana de moda carioca
O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.
- Terra





