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Moda sem gênero domina Semana de Moda de Milão

23 jun 2015 - 16h36
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A moda sem gênero dominou as coleções da Semana de Moda de Milão, com um estilo ambíguo para os homens que rompe com a ideia da masculinidade tradicional.

Em muitos desfiles era evidente que as diferenças entre homens e mulheres deixaram de existir. A coleção da Gucci, criada por Alessandro Michele, é o emblema de um estilo novo, nem andrógino nem unissex, voz de uma moda sem barreiras de gênero.

A coleção apresenta homens que se vestem com looks de traços femininos, sem muita forma, com anéis em todos os dedos, usando batas, inclusive algumas transparentes, sem uma silhueta concreta.

A coleção masculina para o verão de 2016 está cheia de looks de blusas com laços e muitos coques, cores pastéis, azuis pálidos e rosa antigo, considerados muito femininos, mas que podem ser usados tanto por homens como por mulheres.

É uma nova corrente, que a marca italiana promove há meses e que abre um debate no mundo da moda sobre os códigos tradicionais de vestir.

Uma proposta que a lendária Emporio Armani, com sua tradicional elegância, também apoia ao vestir mulheres e homens com os mesmos códigos.

Menos provocador foi o uso das meias, na maior parte das vezes grossas e até mesmo combinadas com sandálias de couro, como na proposta da Bottega Veneta.

Como escreveu o crítico do famoso International New York Times: "Thomas Mailer, o diretor artístico da famosa marca italiana, acaba de se consagrar por ter legitimado nas passarelas o look do turista alemão".

A Moncler se inspirou, por outro lado, na canoagem e nos remos, propondo um sacrilégio: que os modelos usem meias esportivas até a panturrilha mesmo que dentro do iate. E é sabido desde a época de John F. Kennedy que em um barco se anda sempre descalço.

Miuccia Prada também propôs meias, bem visíveis, duplas e bicolores, caídas, exibidas com calças curtas.

Os jovens da marca N.21, criada por Alessandro dell'Acqua, se vestem com macacões e roupas de trabalho amplas, com túnicas que parecem saias e sapatos de sola grossa.

Com Salvatore Ferragamo retorna a gravata clássica do empregado modelo, em alguns casos com nó duplo e cores fortes como mostarda.

Antonio Marras se inspirou na roupa de pescador e marinheiro, no estilo "Love Boat", como o próprio estilista chama, que nunca sai de moda.

A elegância moderna de Stefano Pilati é toda baseada em calças de algodão fino, justas na panturrilha, de um branco tão transparente que deixam a cueca à mostra.

Prada e Moncler trouxeram tecidos leves que jogam com a transparência.

Para a marca Les Hommes de Moncler, os estilistas belgas Tom Notte e Bart Vandebosch revisitaram as roupas de surfe, usando o neoprene e trabalhando com tecnologia 3D.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
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