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Em clima intimista, Pedro Lourenço mostra coleção em Paris

O estilista optou por realizar um encontro com a imprensa em um hotel luxuoso durante a semana de moda de Paris

1 mar 2014 16h05
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O brasileiro Pedro Lourenço apresentou neste sábado (01), em Paris, sua coleção para o outono-inverno 2014. Pela terceira temporada consecutiva, o estilista optou por não realizar um desfile dentro do calendário oficial da semana de moda francesa, preferindo receber a imprensa em um salão do luxuoso hotel Le Bristol. As peças, exibidas em araras ou manequins e também por uma modelo, eram acompanhadas de um desfile digital em vídeo. “Este novo formato tem sido ótimo", disse o estilista em entrevista ao Terra. “É uma maneira de jornalistas e compradores terem um contato mais próximo, poderem tocar nas roupas, algo que não acontece no desfile. "Para os puristas da moda, isso é fundamental", pontuou.

Com um minucioso trabalho técnico e corte impecável, a coleção trouxe referências a diferentes elementos do design de interiores, como madeira, pedra e espelhos. A inspiração veio das Study Houses, uma série de experimentos em arquitetura residencial realizada nos Estados Unidos na década de 1950. “Pensei em uma destas casas e imaginei elementos da decoração, como uma luminária de tartaruga ou o carpete,” disse o estilista. 

Em tons neutros misturados a metalizados, às vezes pontuados por cores cítricas, os 33 looks refletem a pesquisa de materiais que é tão importante para o trabalho do estilista. "A ideia é sempre trabalhar o clássico e o tradicional de uma maneira nova", segundo Pedro, que disse buscar "um aspecto orgânico com look hi-tech moderno". As técnicas utilizadas na coleção incluem um matelassê de lã e seda feito na própria tecelagem, um lamê com aplicação de foil ou ainda a dupla estampa de casco de tartaruga: primeiro, sobre o neoprene, depois, sobre os paetês já costurados no tecido, garantindo um efeito translúcido. A coleção será apresentada em breve no Brasil, mas Pedro Lourenço não quis dar detalhes. “Por enquanto, é segredo”, disse.

Parcerias
Pedro Lourenço também começa o ano com novas parcerias. Em maio, a DellAnno apresentará um novo acabamento em madeira desenvolvido pelo estilista, em sintonia com a coleção de outono-inverno 2014 e sua exploração do universo do design de interiores. Em junho, é a vez de uma coleção limitada de maquiagens para a M.A.C. Cosmetics, na qual o estilista amplia sua "obsessão pelo nude", como ele mesmo define. "É uma parceria superinteressante, que me permitiu explorar um novo mundo, parecido com o meu, mas que tem outras nuances", disse.

Futuro
Para as próximas coleções, Pedro Lourenço ainda não decidiu se continua com a apresentação digital e os encontros com a imprensa ou se volta a organizar desfiles. "Me sinto livre para expor meu trabalho da maneira mais conveniente no momento", disse o estilista. "Fico muito feliz com a possibilidade do formato digital. É uma maneira nova de comunicar. Por que não pensar em novas maneiras de fazer?". 

Independentemente do formato, o jovem estilista – que tem apenas 23 anos, mas 11 de experiência – deve continuar recebendo bastante atenção da imprensa internacional, como mostra sua recente inclusão na lista de personalidades influentes "30 abaixo dos 30", da revista Forbes, ou o prêmio "Valeur Montante", oferecido pela revista francesa Marie Claire a suas apostas no mundo da moda.

Fonte: Especial para Terra
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