PUBLICIDADE

Veja 10 tendências apresentadas na semana de moda de NY

14 set 2012 - 16h41
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando o desfile de Marc Jacobs terminou, na noite da última segunda-feira, em Nova York, parecia que não precisava de mais nenhuma outra apresentação para definir os rumos da moda para a próxima primavera-verão: listras, jogos gráficos em preto e branco ou em outras tonalidades e a aposta em uma silhueta longilínea. Assim como Miuccia Prada, em Milão, o estilista é um dos que ditam as tendências fashion.

Listras e coral apareceram com força nos desfiles da semana de moda de Nova York
Listras e coral apareceram com força nos desfiles da semana de moda de Nova York
Foto: Getty Images

Tais propostas e mais outras surgiram nos demais desfiles americanos, que terminaram quinta-feira (13) traçando o perfil fashion da primavera-verão 2013 que, no Hemisfério Norte, começa só em março próximo. Os desfiles de Nova York primam pelas roupas em que a arquitetura da construção, a limpeza das formas e a praticidade são pontos fundamentais, traduzindo sempre uma mulher elegante, sensual e chique. Em resumo: urbana e prática, muitas com o apelo ladylike, que tem tomado conta das passarelas nas últimas temporadas.

O Terra pinçou 10 tendências, cores e peças-chave que prometem emplacar na temporada mais quente do ano vistas nos desfiles de Nova York. Algumas delas apenas reafirmam o que a moda está propondo há algumas estações, como as tonalidades escolhidas e os conjuntinhos. Confira:

Optical art

Listras, xadrez, combinação de looks e de estampas variadas em preto e branco prometem emplacar, além de tonalidades mais neutras, como o branco e bege, ou cores fortes, como verde e vermelho. O desfile de Marc Jacobs resumiu bem essa tendência, mas outras grifes também apostaram na brincadeira gráfica que logo chegará ao guarda-roupa da maioria das mulheres. As listas em dois tons não são únicas, mas podem aparecer em cores quentes e fortes também, numa continuação do que foi apresentado por Prada há dois verões. Xadrez e outras estampas entram na onda.

P&B

Vale enfatizar que o preto e o branco juntos vêm firmes e fortes. Grifes como Calvin Klein, desenhada pelo brasileiro Francisco Costa, apostaram nas tonalidades, que podiam ou não aparecer com um detalhe da outra cor ou formando os tais dos jogos ópticos. Aliás, até parece que a Carminha, de Adriana Esteve em “Avenida Brasil”, antecipou a tendência do branco. A cor foi quase unanimidade nos desfiles que abriram a temporada internacional primavera-verão. Vestidos, camisas, conjuntos (sim, eles continuam com toda a força), calças, blazers, shorts. Ou seja, quase todas as peças-chave da estação surgem brancas ou off-white. Em looks inteiros ou combinadas com outras cores ou estampas.

Coral

Não tem jeito, parece que o coral foi eleito o novo básico. Já há algumas temporadas a tonalidade vem se impondo e mantém-se quente ou mais esmaecida para a estação. Junto à ela, a cartela de cores novaiorquina aposta também em tonalidades suaves, como as candy colors, apesar de alguns tons mais quentes aparecerem, como azul, vermelho, verde e amarelo.

Esguia

As peças mostradas nas passarelas americanas apontam para uma mulher longilínea, alongada. Ok, as modelos têm essa silhueta, mas as peças retas, as listras verticais, uma leve afinada na cintura e estrutura que modelam o corpo, mas nada extremamente justo, garantem essa imagem. Para compensar um pouco a verticalidade, surgem ainda algumas peças peplum (ou basque), enfatizando as ancas, logo abaixo da cintura ou saias mais godês e franzidas. E mais uma vez, os conjuntinhos reforçam essa silhueta. 

Sensual

Nada é muito explícito. A sensualidade velada aparece por meio de transparências e vazados estratégicos, além de telas e texturas colocadas sobre peças mais opacas ou misturadas na confecção das roupas. Ou ainda cinturas mais baixas ou blusas mais curtas, para deixar a vista um pouco da barriga.

Shorts

Quer apostar numa peça-chave da estação, então vá de shorts. E não só os do tipo esportivo, não. Tem até os chamados cocktail shorts, para ocasiões mais formais, com corte de alfaiataria e usados com blusas bem chiques, como mostrou Oscar de la Renta. Bermudas justas, tipo ciclista, com corte de alfaiataria fazem conjuntos (olha eles de novo) com túnicas e casacos.

Blazer

Outra peça que não pode faltar no guarda-roupa de verão são os blazers. Mais curtos, mais compridos, com manga, sem manga, tipo colete, entram sobre vestidos, saias, calças e, claro, shorts, formando os tais conjuntinhos.

Calças cropped

Mais largas ou mais justas, elas também continuam no verão. Podem ter a pegada de sportswear ou com cortes mais clássicos, mas prometem ficar firmes e fortes na temporada. Assim com os shorts e as saias, a maioria vem com a cintura no lugar.

Camisa

Outra peça imprescindível para a estação quente são as camisas. Surgem na modelagem tradicional, combinando com as saias e calças. Mas entre as apostas dos estilistas estão os chemisiers, vestidos curtos ou mídis abotoados na frente, ora retos e soltos, ora ajustados com cintos. É aposta certa.

Detalhes

Patchwork de tecidos, texturas e estampas fazem parte de vários looks propostos pelos estilistas nos Estados Unidos. Bordados aplicados em pequenas partes, sobre tecidos transparentes, também enfeitam as roupas, além de cintos, lenços, enfeites de cabeça e sandálias que lembram botas fazem parte das propostas para a primavera-verão 2013.  O brilho também aparece, mas nada muito exagerado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade