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Famosa blogueira italiana discute o mundo fashion na web

22 set 2012 - 17h14
(atualizado às 17h14)
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No início deste ano, a italiana Laura Manfredi, de 28 anos, recebeu a notícia que o seu blog Rock'n'Mode, está em uma lista oficial, entre os 10 blogs mais lidos da Itália. A notícia não foi uma completa novidade para a blogueira, porque há cerca de um ano, ela já tinha entendido a importância do seu espaço virtual, seja através de episódios isolados, como mensagens de leitores que começaram a encher a sua caixa de e-mail ou da venda de espaços publicitários na sua página web.

Laura Manfredi é dona de um dos 10 blogs mais lidos da Itália
Laura Manfredi é dona de um dos 10 blogs mais lidos da Itália
Foto: Divulgação

Apesar do sucesso inesperado, Laura preferiu continuar com a vida “normal” e continuou trabalhando como gerente de loja e dedicando boa parte do seu tempo a sua família. Além disso, Laura dificilmente aceita um convite para um evento, dos tantos recebidos pela importância do seu blog, que é constantemente citado pela imprensa italiana.

Durante a edição da semana da moda de Milão, primavera-verão 2013, Laura recusou de novo tantos convites, mas dessa vez, por um motivo especial: ela está prestes a dá à luz ao seu segundo filho. Porém, aceitou conversar com o Terra e contar um pouco dessa “aventura” de blogueira e mãe na Itália.

Terra - Como nasceu a ideia de criar um blog, de uma brincadeira sem compromisso ou você já pensava em fazer alguma coisa especial?

Laura Manfredi - Quando eu criei o Rock'n'Mode queria somente ter um espaço pessoal onde eu pudesse falar as minhas ideias. Não conhecia o que tinha por trás do fashion blog, não seguia nenhum blog em particular e nunca imaginei que me daria tantas satisfações.

T - Quando você percebeu que o seu blog tinha deixado de ser um “diário eletrônico” e tinha se tornado uma referência de leitura para outras meninas?

L - A primeira coisa foi quando comecei a receber e-mail das leitoras. Mas, além disso, aconteceu um fato importante, particular. Há um tempo eu escrevi um artigo fazendo críticas a uma campanha publicitária de uma marca, que eu considerava de mau gosto, em relação às mulheres. No dia seguinte fui “atacada” por algumas pessoas, de maneira insistente, no blog e também página do mesmo no Facebook. Com uma simples pesquisa descobri que as pessoas que escreveram coisas não gentis, em ambos, eram pessoas que trabalhavam para a empresa, sobre a qual fiz a crítica. Imediatamente, tornei pública a situação, e dessa vez, a empresa deixou comentários pedindo desculpas, em todas as redes sociais que faço parte, com medo que eu continuasse a criticá-la. Foi quando eu comecei a entender a importância e a força do meu blog.

T - O seu blog tornou-se a sua fonte de renda oficial?

L - O meu blog tornou-se uma segunda fonte de renda, é verdade, mas, de qualquer maneira, prefiro não considerá-lo como um trabalho.

T - É fácil ter todos os dias um assunto novo e interessante para falar no blog?

L - Não. Nem sempre encontro temas interessantes para falar. Na vida de todos os dias quando não tenho nada para falar, fico em silêncio, e a mesma coisa vale para o meu blog. Quando não tenho argumentos válidos, que mereçam ser escritos, prefiro não publicar nada, mesmo correndo o risco de perder qualquer visita diária.

T - De que ideia você parte para fazer um post, que segundo a sua experiência, será interessante para os seus leitores?

L - A primeira coisa que levo em consideração é tentar não falar de argumentos, os quais todos os outros blogs estão falando. O segundo é procurar não fugir do tema, para garantir colaborações que não tem nada a ver e falando de produtos que não têm nada com o mundo do fashion e da beleza.

T - Você acompanha outros blogs. Quais são os seus preferidos e por quê?

L - São poucos os que sigo assiduamente. Os meus preferidos são: o blogdebetty.com de Betty Autier, porque tem um estilo original e gosto muito das fotos que ela faz. Gosto também do syroiuslyinfashion.com de Roberto Pizzo, porque é um blog sempre cheio de novidades, com particular atenção as novas marcas e acessórios. E o terceiro, entrophiabehindgreeneyes.blogspot.it de Nunzia Cillo, porque é um blog a 360 graus, que trata de moda, arte e arquitetura, e além disso, adoro o seu modo de escrever.

T - Como você descreveria a rotina de uma blogueira italiana?

L - Tenho uma vida muito diferente que pode ser daquela considerada a vida “típica” de uma blogueira. Aceito raramente os convites para eventos, não apareço quase nunca, prefiro ficar mais na minha. Isso também, porque a minha vida gira em torno da minha família e do meu trabalho. Sou uma menina que trabalha o dia todo e ainda cuida da casa e dos filhos, depois vem o blog, mas sempre com muito carinho e pensando no que posso fazer de melhor.

T - Quais os conselhos que você daria para uma garota que tem vontade de fazer um blog? Quais as coisas ela nunca deve fazer e o que é importante ter para garantir um bom retorno?

L - Creio que seja importante estabelecer uma relação de confiança com os leitores. O primeiro conselho que acho que posso dar é de ser sempre sincera e não se sentir obrigada a falar de forma positiva, de qualquer coisa para enaltecer uma marca, e ter uma colaboração no futuro. Uma empresa pode até comprar um espaço no nosso blog, mas as nossas opiniões não podem estar à venda.

T - Na sua opinião, porque um blog fashion faz tanto sucesso, enquanto outros nãos, falando basicamente do mesmo argumento?

L - É um erro muito comum, pensar que copiando a blogueira de sucesso ou o blog mais lido é possível ter o mesmo resultado. A verdade é que se transformar em um “clone” de uma pessoa não é uma boa ideia. Eu posso só aconselhar a personalizar o quanto mais o próprio espaço e ser espontânea. Por que um leitor deveria escolher um blog novo se ele não oferece nada de diferente do que já existe? 

Fonte: Especial para Terra
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