> Moda
notícias por e-mail   fale conosco  rss
 Fale conosco

 Notícias por e-mail

  Sites relacionados
Mauren Motta
Rio Verão 2010
Rio Inverno 2010
SPFW Verão 2010
SPFW Inverno 2010

Moda
Nasce um novo homem: o tecnossexual
 
EFE
O jogador Fredrik Ljungberg tirou o trono de David Beckham como símbolo do homem moderno
Notícias
» Nasce um tecnossexual
» Um homem antenado com a tecnologia
Multimídia
Galerias de fotos
» Agora eles são tecnossexuais
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O metrossexual, aquele jovem rico da metrópole com uma vaidade antes exclusiva da mulher, deixou de ser a última moda. Nasceu o tecnossexual, o homem que continua carregando o lado feminino aflorado na era da metrossexualidade, mas que dá uma especial relevância aos quebra-galhos da avançada tecnologia que utiliza diariamente.

Veja as fotos

O autor do revolucionário termo é Ricky Montalvo, um físico e matemático americano amante dos computadores que define o tecnossexual como um ser narcisista e urbano, fascinado pela informática, com um alto nível de vida.

Trata-se de um homem adepto das práticas esportivas, preocupado com sua alimentação e com seu corpo, mas que rejeita o uso de cosméticos e de cirurgias plásticas. Ele prefere usar todo o seu tempo explorando seu laptop, revisando sua agenda eletrônica e instalando em casa ou no carro os mais avançados sistemas de som.

Na verdade, a palavra foi empregada pela primeira vez por intelectuais em 1970, para fazer referência a atração sexual do homem por máquinas, andróides e robôs. No entanto, Montalvo redefiniu o termo, que não implica uma determinada orientação sexual, uma vez que se trata de um conceito universal que define um estilo de vida no qual os últimos avanços tecnológicos se destacam.

Todos os aspectos e implicações do tecnossexual são tratados em profundidade em um site (www.technosexual.org), criado e dirigido pelo mesmo Montalvo. Na página, há desde idéias para a decoração do lar até conselhos sobre que aspirador é o mais apropriado para manter a casa impecável.

Além disso, o problema de como carregar de um lado para o outro todos estes aparelhos indispensáveis ao tecnossexual, ou seja, o telefone celular com bluetooth, o reprodutor de música e o computador portátil - entre outros -, é solucionado pelo americano com a aquisição de bolsas da Louis Vuitton criadas exclusivamente para este espécime.

No site, Montalvo também publica fotos de suas viagens, faz comentários diversos e esclarece que D&G e Urban Outfitters são algumas de suas grifes preferidas.

Até o momento, o midiático David Beckham, o homem dos mil e um penteados, era o protótipo de homem a ser seguido. No entanto, parece ter sido deixado para trás pelo jogador do Arsenal Fredrick Ljungberg (1977, Suécia), que no ano passado protagonizou uma sensualíssima campanha para a Calvin Klein.

O sueco roubou o trono do inglês e agora é o exemplo perfeito do chamado homem tecnossexual, uma vez que, além de cuidar de sua aparência física como o metro, não perde a onda no que se refere à moda tecnológica: tem um moderníssimo telefone celular de terceira geração, seu computador está conectado à rede 24 horas por dia e sempre leva seu mp3 player para a concentração.

Dada a rapidez com a qual o metrossexual virou história, há aqueles que se perguntam se não acontecerá o mesmo com o tecnossexual. Ricky Montalvo responde que, como a tecnologia é intrínseca à vida do ser humano, o homem nunca deixará de ser tecnossexual.

Este termo a princípio só pode ser aplicado ao homem, pois a mulher, segundo Montalvo, sempre teve seu próprio estilo e sempre foi capaz de criar seus próprios movimentos.

No entanto, se fôssemos procurar um par ideal para o tecnossexual, precisaríamos encontrar uma tecnodiva. Uma mulher que, sem nenhum tipo de receio ou dúvida, é capaz de trabalhar com seu computador portátil de um cibercafé, de fazer negócios pelo seu telefone celular com câmara digital acoplada e de fazer compras pela internet quando chega em casa enquanto observa, através da rede, como seu filho brinca na creche. Definitivamente, uma mulher adaptada às ultimas tecnologias.


 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.