> Moda
notícias por e-mail   fale conosco  rss
 Fale conosco

 Notícias por e-mail

  Sites relacionados
Mauren Motta
Rio Verão 2010
Rio Inverno 2010
SPFW Verão 2010
SPFW Inverno 2010

Moda
Sexta, 11 de dezembro de 2009, 13h59 
Aposte no paetê para as festas de fim de ano
 
Michelle Achkar
 
Getty Images
Natalie Portman usa vestido curtinho com franjas na saia
Enquete

Você já escolhou os modelos para o as festas de final de ano?

Sim
Não

Últimas de Moda
  1. Estilista John Galliano prepara retorno com apoio de Oscar de la Renta--Vogue
  2. Vermelho intenso de estrelas do Globo de Ouro lembra sensualidade do passado
  3. Confira 12 erros bizarros de Photoshop de 2012
  4. Inspire-se em 30 looks e acessórios para curtir o Réveillon
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Não tem pra ninguém. O paetê é a estrela da festa nas tradicionais comemorações de fim de ano. Há muito ausente das propostas das principais marcas, ele voltou com tudo e em tudo. Aparece principalmente em looks totais, como os vestidinhos retos totalmente brilhantes. "O paetê se destaca em diversas propostas, sejam peças completas ou detalhes no material", disse Esther Bauman, estilista da Acqua Studio.

» Veja alguns looks
» Confira mais dicas para se vestir sem erro nas festas de fim de ano
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Para quem torceu o nariz, saiba que o material não tem a mesma cara das roupas de festas que ficaram populares há 20 anos. "É uma nova proposta. Há as versões mínis, foscas, em bordados, desenhos nas roupas", disse a consultora Christiana Francini.

É um recurso que diferencia e que vai a todos os lugares, de dia e de noite. O que muda é a quantidade e a intensidade do brilho. Sob a luz do sol, por exemplo, prefira os foscos ou paetês com brilho apenas em detalhes. Já para a noite, também não abuse do brilho se o programa for mais informal, como comer uma pizza com os amigos. "Paetês sugerem um evento mais social, elegante e fashion", afirmou a consultora.

Combinações
"É importante ter discernimento ao usá-los, para não perder a sofisticação e a elegância. Podem ser combinados em tecidos leves, fluidos, como musselina, tule, organza e, de preferência, aplicados de forma moderna ou criando um desenho, seja ele geométrico ou não. Ainda é novo fazer uma mistura de tamanhos, o que dá a eles um ar mais contemporâneo", afirmou a estilista.

A escolha de peças com brilho pede outros cuidados, pois dão mais volume ao corpo. Portanto, preste atenção e use para dar equilíbrio ou destacar as partes de que mais gosta. "Por exemplo, um bordado nos ombros pode dar mais volume ao local, equilibrando a silhueta. Ou se a mulher tiver pernas bonitas, pode usar uma saia com brilho e atrair a atenção para elas", disse Christiana, que recomenda o paetê preto fosco como opção mais segura para quem prefere discrição e não quer criar volume extra na aparência.

"É bom ter cuidado com as cores dos paetês. Tons mais suaves normalmente são mais convenientes", disse Esther. Além do preto e branco, os tons de prata e dourado também estão em alta, ao lado dos coloridos.

Gordinhas também podem
"Apesar de dar mais volume ao corpo, a moda dos paetês também é permitida para mulheres que vestem manequins maiores. Se for usar uma blusa totalmente coberta com o material, procure peças mais sóbrias na parte de baixo e de preferência sem brilho. Use acessórios pequenos", afirmou Mary Hecs, estilista da marca carioca para mulheres de tamanhos grandes Citwar. Segundo ela, vale até total look, desde que não seja de paetês grandes e coloridos.

Ela ainda enumera outras dicas: se houver pequenos detalhes de paetês em suas roupas, prefira colares bem simples; abuse das roupas soltas com detalhes em paetês, de preferência as com decote tipo princesa, pois valorizam o busto e colo; e não use roupas apertadas em hipótese alguma.
 
Especial para Terra