> Moda
notícias por e-mail   fale conosco  rss
 Fale conosco

 Notícias por e-mail

  Sites relacionados
Mauren Motta
Rio Verão 2010
Rio Inverno 2010
SPFW Verão 2010
SPFW Inverno 2010

Moda
Quarta, 11 de novembro de 2009, 11h53  Atualizada às 11h58
Mulheres plus size não devem se esconder por trás da roupa, diz especialista
 
Michelle Achkar
 
Divulgação
Alguns modelos de roupas favorecem a silhueta
Enquete

É possível estar acima do peso e andar na moda?

Sim
Não

Últimas de Moda
  1. Estilista John Galliano prepara retorno com apoio de Oscar de la Renta--Vogue
  2. Vermelho intenso de estrelas do Globo de Ouro lembra sensualidade do passado
  3. Confira 12 erros bizarros de Photoshop de 2012
  4. Inspire-se em 30 looks e acessórios para curtir o Réveillon
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Mulheres que usam manequins maiores normalmente procuram se esconder atrás de peças largas, tentando disfarçar as formas e garantir conforto. Pois esse recurso não valoriza a silhueta e é um dos erros mais comuns. Quem ensina é a estilista e proprietária da marca Palank Fashion, Mônica Angel, que há 22 anos faz roupas para mulheres que usam dos manequins 46 ao 56.

» Veja mais fotos
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

Ela, que já desenhou até microsshorts como os que ficaram populares pela dançarina Carla Perez, na época em que era integrante do grupo É o Tchan! em tamanhos grandes, afirma que pensando na modelagem e materiais corretos é possível fazer uma pessoa acima do peso vista quase todas as propostas da moda. "Difícil é encontrar gente com corpo de modelo na rua. As mulheres reais são bem diferentes", afirmou ela, que hoje viu sua clientela se estender até a adolescentes que buscam roupas atualizadas, mas adequadas para seus corpos.

Prova é que na sua última coleção há calças tipo saruel e boyfriend. As primeiras foram feitas em malha bem fluida e as segundas, de tricoline. "Vai contra tudo o que se fala sobre moda para tamanhos grandes, mas o segredo está na modelagem. Tirando volume de um lado, dando do outro. É tudo uma ilusão de ótica", disse.

Confira explicações da especialista de como usar algumas das principais propostas da moda atual e outras dicas para valorizar sua forma, não importa de que tamanho ela seja.

1) Não se deve usar roupas largas, para não chamar atenção ao tamanho e sim para o bom gosto na hora de se vestir.

2) Lembre-se de que gordinhas também têm formas e que é importante manter a proporção equilibrada e fazer a compensação. Se o corpo da mulher tem formato de pêra ou de um triângulo investido, diferentes tipos de peças são necessários.

3) Se a mulher tiver muito busto, evite blusas muito fechadas, como as inspiradas nos anos 1950, pois fazem os seios parecerem ainda maiores. Prefira sempre decotes tipo canoa. Mas se quiser vestir modelos mais altos, use alguns truques, como um colar com pendente sobre a roupa, ou um lenço amarrado com a ponta para baixo. "Dá o efeito de um decote, pois quebra a horizontalidade da roupa", disse Monica.

4) Mulheres plus size podem sim usar mangas bufantes, desde que elas tenham sido confeccionadas mais para dentro da peça. A roupa deve ter volume nos ombros, mas não sair do corpo.

5) Não se vista toda de preto ou use todas as peças em um único tom. Pois fica parecendo uma enorme massa sem forma. Se quebrar a silhueta com um cinto, cores ou até recortes fica parecendo mais esguia.

6) Nunca use roupas apertadas. Pois dá a impressão de que é maior ainda e, pior, que engordou e não comprou roupas novas.

7) Modelo de corte tipo império, com recorte logo abaixo do busto, é boas opções. Define o colo e deixa o corpo solto, escondendo pneuzinhos.

8) Estampas são sim permitidas, até as de bichos. Valem também as gráficas e abstratas. Pois confundem a silhueta tirando atenção do tamanho. Só tome cuidado para não usar estampas grandes em partes mais volumosas, como uma grande flor no meio da barriga.


 
Especial para Terra