> Moda
notícias por e-mail   fale conosco  rss
 Fale conosco

 Notícias por e-mail

  Sites relacionados
Mauren Motta
Rio Verão 2010
Rio Inverno 2010
SPFW Verão 2010
SPFW Inverno 2010

Moda
Quarta, 27 de maio de 2009, 13h39 
Confira a inspiração de cada estilista por ordem de apresentação
 
Divulgação
Inspirada em papéis de carta, a coleção de Andréa Ribeiro, traz vários efeitos de sobreposição
Últimas de Moda
  1. Estilista John Galliano prepara retorno com apoio de Oscar de la Renta--Vogue
  2. Vermelho intenso de estrelas do Globo de Ouro lembra sensualidade do passado
  3. Confira 12 erros bizarros de Photoshop de 2012
  4. Inspire-se em 30 looks e acessórios para curtir o Réveillon
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Dia 27

- Karin Feller
Vencedora da primeira edição do Projeto Ponto Zero, a estilista Karin Feller abre a 25ª Casa de Criadores com coleção inspirada nas texturas da cidade, como cimento queimado, pastilhas, cobre, calçadas irregulares e até cabos de eletricidade, que ela reproduz usando clipes dourados e prateados nas peças.

» Veja mais imagens
» Arte e reflexões marcam evento
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

- Rodrigo Rosner
O estilista de moda festa estreia no line-up do evento, após participar do projeto LAB, e apresenta coleção inspirada nas cinco filhas da Rainha Vitória, que comandou o Reino Unido entre 1837 e 1901, com um toque de anos 1980. Volumes, tecidos nobres e bordados aparecem em formas curtas ou longas.

- João Pimenta
A figura do caipira foi atualizada pelo estilista de moda masculina que desfila ternos em tons claros, do off-white ao cáqui, em tecidos como cambraia, malhas, moletons e linho. João trabalhou sobre o caimento dos tecidos cortando os materiais no viés (recorte no sentido diagonal da trama do tecido), técnica normalmente usada na confecção de roupas femininas.

- Ianire Soraluze
A estilista espanhola traz peças com camadas feitas a partir do próprio tecido ou da aplicação de restos de tecidos nas peças ou criações com materiais delicados e com nervuras. As referências vêm de troncos e árvores e flores que, segundo ela, ¿ao mesmo tempo em que nos protegem, nos convidam a descobrir o que elas escondem.¿

- Milena Hamaní
Em seu desfile de estreia, a estilista de moda praia inspirou-se no movimento art déco para criar peças em moulage, com caimento e volumes não convencionais ao segmento, e cartela de cores de tons vivos e luminosos, baseados nas criações da artista ucraniana Sonia Delaunay. Entre os materiais, há tecidos feitos com fio pet, que têm aspecto mescla e com brilho.

-Der Metropol
O estilista da marca, Mario Francisco, desenvolveu a coleção verão 2010 pensando nos elementos de proteção das grandes cidades, como muros altos, cercas eletrificadas e carros blindados e daí partiu para a criação de armaduras modernas que trazem aberturas, interpretando as áreas de mobilidade dos modelos da época medieval.

- Gustavo Silvestre
Os efeitos visuais observados por meio de um caleidoscópio foram o ponto de partida para a criação da coleção do estilista que cria vestidos sofisticados. A sobreposição de formas, texturas e cores foram trabalhadas em peças de comprimentos curtos.

Dia 28

Projeto LAB
- Mahogany
O estilista Dorival Guirado traz à passarela coleção inspirada na atmosfera do Studio 54, famoso clube novaiorquino que marcou a disco music em todo o mundo nos anos 1970. Como não poderia deixar de ser, as peças trazem muito brilho, obtidos com uso de glitter, que o estilista está chamando de brocal, termo usado antigamente.

- Danilo Costa
Em seu desfile de estreia no evento,o estilista apresenta coleção masculina inspirada no universo lúdico do artista americano Jeff Koons. Além de cartela de cores em tons claro e chiclete (referência à obra Bear and Policeman), ele usa aviamentos em forma de coração, como referência à obra Hanging Hearts (um coração magenta pendurado). A brincadeira continua com roupas oversized, como se crianças estivessem usando as roupas dos pais.

- Twooin
As estilistas Juliana Altafim e Najla Dib participam pela segunda vez do projeto Lab agora sob o nome Twooin. Roupas femininas com caimentos fluídos, remetendo a lençóis e elementos confortáveis, como pijamas, resgatam pequenos prazeres que são deixados de lado devido ao ritmo acelerado da sociedade moderna, como tomar chá às cinco da tarde.

- Arnaldo Ventura
Em sua segunda participação na Casa de Criadores, o estilista Arnaldo Ventura apresenta uma coleção-protesto, baseada no ¿descaso do ser humano com o mundo, onde tudo é seco, frio e imoral.¿ Na prática, a coleção trará muitas peças em alfaiataria, com bolsos e fivelas, aplicados a calças, bermudas e microvestidos confeccionados em cetim, linho, sarja, cambraia e tricoline.

- Jadson Raniere
Tecidos leves, naturais ou tecnológicos foram usados na coleção do estilista que participa pela segunda vez no Projeto Lab e foi inspirada em homens e mulheres que viajavam o mundo em expedições marítimas a fim de conhecerem lugares e explorar o desconhecido.

Demais estilistas
- Tudicofusi
O coletivo de criadoras - a estilista Alexandra Fernandes e as designers Stella Fernandes, Keila Akemi e Marcia Higuchi ¿ colocam na passarela a coleção batizada de ¿Meu mundo diminuiu¿, que traz ¿peças mutantes e com deformações¿, desenvolvidas a partir da necessidade de adaptação do homem ao meio devido a mudanças climáticas. O grupo coloca na passarela mulheres com deficiência apoiando o projeto Viva a Diferença.

- Purpure
Futurismo kitsch, black tie e referência a Pierre Cardin foram usados na coleção de moda praia marca dos estilistas Weider Silveiro e Mark Greiner em sua segunda apresentação no evento. A inspiração resultou em modelagens mais estruturadas e no uso de tecidos nobres, no caso a seda, e outros não usados no segmento, como couro sintético.

- Geraldo Couto
O estilista de noivas estreia no evento com coleção de vestidos de festa inspirada na cantora egípcia Dalida, que fez sucesso na França e teve uma vida pessoal muito atribulada culminando em suicídio aos 54 anos. Reinterpretações de seus vestidos glamourosos e grandes aparecerão em preto e vermelho com detalhes em prata e zircônia.

- ADD
O estilista da marca Attention Deaf Disorder, Faissal Makhoul, inspirou-se num pôr-do-sol depois de um dia de surfe para criar sua coleção verão. O grande destaque, além da cartela de tons, promete ser os shorts. Faissal define os modelos como ¿coxas à vista e muito conforto¿, em peças de inspiração retrô (curtinho), cargo ou maiores, tipo boxeador.

- Prints I Like
No line-up do evento desde 2007, a marca de Luisa Aguiar traz peças inspiradas nas paisagens e cores de verão, desde um deserto amarelo a um bosque florido. As estampas foram criadas com lápis de cor e giz de cera sobre fibras naturais ou tecidos sintéticos com aspecto de natural.

- Rober Dognani
Passado e futuro convivem na coleção do estilista por meio da escolha dos tecidos. Um material tecnológico que reflete em contato com a luz aparece ao lado de tecidos brocados com aspecto vintage. Lã tropical e cetim de seda são os outros materiais que aparecem em cores frias e frescas como prata, cinza, branco gelo e violeta.

Dia 29

- Gêmeas
As catarinenses Carolina e Isadora Fóes Krieger apresentam coleção colorida, com muitos bordados, flores e grafismos tanto no feminino quanto no masculino, inspirada no México. Para as mulheres, brincos, colares e pulseiras bem grandes completam os looks.

- Marcelu Ferraz
Misturando o navy com referências da obra da artista surrealista argentina Leonor Fini, o estilista de moda masculina criou o conceito do new navy que renovas as referências do estilo mesclado com streetwear e com cartela de cores diferenciada, estamparia e acessórios, como maxibolsas.

- No Hay Banda
Teorias sobre luz, cores e opacidades geradas a partir da obra da vídeo-artista brasileira Betty Leirner serviram como inspiração para a coleção de verão do coletivo No Hay Banda, comandado pelas estilistas Claudia Mine, Bruna Santini e Juliana Roso. O tema definiu a cartela de cores em tons pastel.

- Tony Jr.
Geometria, as cores e as sobreposições de formas e recortes da obra do fotógrafo sueco Carl Kreiner inspiraram o estilista na sua coleção de estréia no line-up oficial. Cartela de tons vivos foi usada em modelos de silhueta seca e ajustada em peças de malhas de algodão, seda e brins de algodão.

- Diva
Inspirada em papéis de carta ¿ para quem não se lembra ou não sabe, colecionar papéis de carta foi um dos principais hobbies de meninas da década de 1980 -, a coleção de Andréa Ribeiro, traz vários efeitos de sobreposição e silhuetas soltas traduzidas da moda dos anos 1920. Looks masculinos serão mostrados pela primeira vez.

André Phergom
O best-seller ¿O Caçador de Pipas¿ (The Kite Runner), do autor afegão Khalled Hosseini, deu origem à coleção do estilista. Ele estampou e recortou pipas em peças de sarja, tricoline, tafetá, jeans e malha.

Walério Araújo
O recifense e veterano estilista fecha o evento com vestidos nos tons dourado, prateado, bronze. Um dos looks dourado foi todo construído com bico dosador de embalagem de azeite. A fotografia de um casal nu foi usada como estampa na coleção. Os tradicionais casquetes não faltarão à coleção, agora em forma de penteados.


 
Especial para Terra