 |
|
 |
|
|
 |
| Moda |
 |
 |
Terça, 18 de novembro de 2008, 18h08 Atualizada às 18h43 "Gisele Bündchen foi fria e egoísta", afirma Casablancas em livro |
|
|
| João Mussato/Divulgação |
 |
| O empresário John Casablancas acaba de lançar o livro Vida Modelo |
 |
|
|
|
|
Depois de fundar a Elite Model e ser o responsável por lançar supermodelos - do gabarito de Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Linda Evangelista -, o empresário John Casablancas resolveu se arriscar no universo mais discreto das letras. Ele acaba de lançar sua autobiografia, que promete levantar polêmica já com o nome da "obra", que pode soar pretensioso: Vida Modelo, da Editora Agir.
» Chat: tecle sobre o assunto
O livro conta detalhes e fases da carreira de 32 anos de Casablancas no mundo fashion, sem deixar, é claro, de abordar o burburinho e as histórias de bastidores - algumas bem conhecidas.
Casablancas, por exemplo, não perde a oportunidade de alfinetar a mais famosa top brasileira e contar mais detalhes sobre essa conturbada relação profissional. "Gisele (Bündchen) foi especialmente fria e egoísta (...). Ela nos jogou no lixo, justamente no exato momento em que tínhamos conseguido levá-la ao auge, o topo absoluto", conta no livro - em referência à época em que a modelo decidiu trocar a agência Elite pela IMG Models.
Além das críticas corrosivas (e já costumeiras) à brasileira, o empresário-autor ainda reserva espaço para fundamentar seu desgosto pelas editoras de moda. "Se é verdade que o poder corrompe e corrói, isso se aplica perfeitamente às editoras, que têm em suas mãos o poder de fazer ou destruir as carreiras dos modelos".
Enfim, mais do que falar do seu sucesso, o livro pretende jogar um pouco de realidade sobre as ilusões que envolvem o mundo da moda. Em breve entrevista ao Terra, o empresário conta um pouco mais sobre sua nova realização.
Terra: Por que você resolveu lançar esse livro agora?
John Casablancas: Durante muito tempo recebi propostas para escrever um livro que contasse minha história. E somente agora senti que a história merecia ser contada, que era o momento ideal.
Para quem você escreveu esse livro?
Espero que eu consiga atingir um público além do fashion, que gosta de fofocas. A história conta uma viagem pessoal e as observações de um homem que gostava de vida boa e de mulheres bonitas e que transformou esse gosto em arte e negócio. O livro é para um público mais adulto, com vivência.
Você se considera um professor para as modelos. Por que você acha que foi tão importante assim para elas?
Ensinar uma modelo a cuidar da pele, da profissão e a caminhar na passarela é fácil. Mas ensinar uma pessoa a se olhar por dentro e ver a si mesma, não. Eu formo talentos e tinha a função de fazer uma cirurgia psicológica nessas meninas. Gisele Bündchen, por exemplo, tinha a personalidade arrogante, falava muito rápido e muita besteira. Ensinei-a a controlar essa energia e usar isso de maneira positiva.
Vida Modelo é importante para as garotas que estão começando no mundo da moda?
O livro é verdadeiro, não faz sonhar. Algumas modelos vão ficar meio desapontadas, porque vão achar que apenas falo mal. De fato, só explico as coisas como são na realidade. E as modelos são egocêntricas, esse é o mundo onde estão inseridas. No livro, explico que não existe um universo perfeito.
Serviço:
Vida Modelo, de John Casablancas - Editora Agir
|
Redação Terra
|
 |
|
|
|
 |
|
|