> Moda
notícias por e-mail   fale conosco  rss
 Fale conosco

 Notícias por e-mail

  Sites relacionados
Mauren Motta
Rio Verão 2010
Rio Inverno 2009
SPFW Verão 2010
SPFW Inverno 2009

Moda
Sexta, 29 de setembro de 2006, 12h45  Atualizada às 13h24
Anorexia de modelos é tema de jornal norte-americano
 
AP
Modelo desfila para a Rosa Chá na Semana de Moda de Nova York
Últimas de Moda
» Celebridades fazem do azul o novo preto
» Prada retrata sua história e influência em livro com quase 4 mil fotos
» Divulgada coleção The Beatles da marca Comme Des Garçons
» Marca alemã Escada é vendida para grupo indiano
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A polêmica sobre as modelos anoréxicas, abolidas da Semana de Moda de Madri na última semana, causou um alvoroço nos eventos de moda europeus e ultrapassou continentes chegando aos Estados Unidos. Em reportagem publicada nesta sexta-feira pelo jornal The New York Times, o jornalista Guy Trebay questiona como a indústria da moda dita o que é ou não uma modelo magra.

» Opine! Você concorda com as regras de modelos anoréxicas?

Leia mais sobre o assunto
» Pitanguy critica culto ao corpo
» Não se metam com nossas modelos, advertem estilistas
» Milão teme proibição a modelos magérrimas
» Madri proíbe modelos magras de desfilar

Em seu artigo intitulado Figuras magras e nova matemática, Trebay critica a fórmula usada para se achar uma modelo ideal: o peso da jovem em pounds (sistema de medida utilizado na Europa) dividido por sua altura em polegadas ao quadrado e o resultado multiplicado pelo índice 703.

Complicado? Para Guy Trebay, dessa maneira qualquer pessoa pode dizer quem está ou não autorizada a cruzar a passarela. Ele considera essa "nova matemática" um grande erro da indústria fashion e diz que os namorados das modelos agora vão preparar o túmulo de suas parceiras.

O artigo ainda usa como exemplo o desfile da grife Pucci ( veja as fotos ) nesta semana em Milão, na Itália.

Nos bastidores do evento, algumas modelos exibiram seus corpos esqueléticos e foram alvo dos jornais internacionais.

Para a modelo Angela Lindvall , "modelos são como atletas. Se você não está na medida certa, não está na passarela".

Angela também comenta que aos 20 anos uma jovem começa a desenvolver um corpo de mulher e a indústria aproveita da inocência das jovens para que elas tentem manter seus corpos de adolescentes mesmo depois de seu crescimento.

"Eles não estão nem ai para o problema (da anorexia)", afirma James Scully, agente de modelos sobre os editores e designers. "Isso não vai mudar até que os estilistas o façam".
 
Redação Terra